LOST ALIENS ESPECIAL DE PÁSCOA CRIADO E ESCRITO POR CICERO LHYMA.
Faltavam poucos dias pra Páscoa e a nossa turma estava se preparando, naquela manhã estavam na escola assistindo aula de religião a professora tinha trazido uma novidade a turma iria participar da via sacra da escola.
-O que é a via sacra professora? Pergunta Lúcia
-Via sacra ou via dolorosa é o trajeto que foi percorrido por Jesus carregando a cruz desde Pretório até ao Calvário onde faleceu Lúcia, a via sacra é representada através das estações. Disse a professora
-Estações? E quantas são as estações? Perguntou Pâmela agora curiosa.
-São 14 estações embora que o Papa João Paulo II sugeriu que fosse criada uma décima-quinta estação na Via Sacra para recordar a ressurreição de Jesus, embora esta seja opcional e não entre na estrutura tradicional da Via-Sacra (assim como acontece com os Mistérios Luminosos no Santo Rosário). Disse a professora
-Essas são as 14 estações.
1 Estação: Jesus é condenado à morte.
2 Estação: Jesus carrega a cruz às costas.
3 Estação: Jesus cai pela primeira vez.
4 Estação: Jesus encontra a Sua Mãe.
5 Estação: Simão de Cirene ajuda Jesus.
6 Estacao: Verônica limpa a face de Jesus.
7 Estação: Jesus cai pela segunda vez.
8 Estação: Jesus encontra as mulheres de Jerusalém.
9 Estação: Jesus cai pela terceira vez.
10 Estação: Jesus é despojado de Suas vestes.
11 Estação: Jesus é pregado na cruz.
12 Estação: Jesus morre na cruz.
13 Estação: Jesus é descido da cruz.
14 Estação: Jesus é sepultado.
-Essa via sacra vai ser demais, agora a senhora pode nos explicar melhor sobre a Páscoa professora? Pediu Hugo
-Claro Hugo será um prazer, tudo começa com a semana Santa e a semana Santa começa com a quaresma, a quaresma é uma época muito importante a cor da quaresma é a cor roxa pois simboliza a penitência. Disse a professora
-E é tão importante assim a quaresma? Perguntou Tatiana
-Sim e como, a quaresma nos prepara para a Páscoa e a instituição na quaresma é proibido caçar passarinho.
-Nossa, e quando começa a quaresma professora? Perguntou Mateus
-Começa no dia de cinzas e termina na sexta feira Santa.
-Legal é a Páscoa? Pergunta Daniel
-A Páscoa é uma data móvel variando de ano para ano sendo no mínimo em 22 de Março e no máximo em 24 de abril a Páscoa é sempre comemorada no primeiro domingo depois da primeira lua cheia de outono aqui no hemisfério Sul, a Páscoa é uma das principais comemorações religiosas tanto dos cristãos como dos judeus, a palavra Páscoa vem do hebraico Pessach e quer dizer "passagem" e é o que ela representa para as duas religiões, a Páscoa cristã é a passagem da morte para a vida eterna através da ressureição de Jesus, depois de sua morte na cruz, a Páscoa dos judeus também é a comemoração de uma passagem ela lembra a passagem do mar vermelho pelo povo hebreu que estava escravizado no egito.
-Para os judeus a Páscoa é a liberdade do povo hebreu através de Moisés, para os cristãos a Páscoa é a liberdade da humanidade contra a morte através de Cristo, tanto para judeus como cristãos a Páscoa é um tempo de reflexão de renascimento de paz.
-Legal professora.
-Muito vou dizer a vocês como é que se fala feliz Páscoa em outras línguas, em alemão se chama Schane Ostern, em inglês Happy easter, em grego kalo paska, em francês joyeuses páques, em espanhol felices pascuras, croata sretun uskrs, em italiano buana pasqua, em árabe eid foss'n muborak, em chinês fouai nwo gie quaile, e em tcheco vesele vanace.
-Uma curiosidade é que existe um marsupial chamado bilby que é ameaçado de extinção na Austrália e foi adotado lá como o símbolo da Páscoa.
-E o bacalhau professora? Minha mãe sempre faz bacalhau em época de Páscoa? Disse Daniel
-O bacalhau é uma tradição da Páscoa ele já era conhecido dos vikings, que secavam o peixe ao sol para poderem come-lo nas viagens, esse costume foi passando para alguns povos até chegar aos portugueses, quando vieram para o Brasil trouxeram a novidade junto e como na semana Santa a igreja católica proibia o consumo de carne entrou em cena o bacalhau.
-Ah tá entendi. Disse Daniel
-Não é só o bacalhau que faz parte da tradição de páscoa Daniel, existe também um outro doce muito importante nessa época. Diz a professora
-Qual? Pergunta o menino curioso
-A colomba pascal que também é outra tradição pascal o bolo em forma de pomba significa a vinda do espírito santo pois foi na forma de pomba que o espírito santo se manifestou no batismo de Jesus, a pomba simboliza a paz o amor e a renovação. Disse a professora ela agora olhava pras crianças que estavam atentas e curiosas e continua com suas explicações.
-A tradição do bolo em forma de pomba é bem antiga, começa em Pavia.
Uma lenda conta que o rei lombardo Albuíno, raivoso com os problemas da guerra, com a resistência militar na cidade de Pavia, se acalmou e desistiu de sua vingança depois de ganhar de um padeiro de Pavia um doce em forma de pomba, preconizando a paz.
-Dizem que o rei ficou maravilhado com a guloseima e então poupou a cidade.
-Nossa legal professora muito esperto esse padeiro em dar esse bolo ao rei. Disse amiel
-Pois é, e falando em Páscoa existe também a Ilha de Páscoa que é um dos lugares mais isolados do mundo e fica no oceano Pacífico é famosa por suas misteriosas estátuas gigantes de pedra, a Ilha tem esse nome por que foi descoberta num dia de Páscoa em 1722.
-Na igreja católica na Quinta feira Santa é realizada a cerimônia do "lava pés" com doze pessoas que representam os doze apóstolos, ela representa a humildade de Jesus que fez o mesmo gesto com seus discípulos.
-Muito interessante professora o que eu gosto mesmo é de ir atrás dos ovos de Páscoa que estão escondidos em vários lugares. Falou Hugo
-A caça aos ovos é o momento mais esperado pelas crianças no domingo de páscoa, ninguém sabe ao certo quando começou esse costume alguns dizem que começou com uma duquesa alemã que disse que os ovos tinham sido deixados pelo coelho da Páscoa.
O ovo é o símbolo do começo de uma nova vida por isso ele é um símbolo pascal a tradição de se presentear alguém com um ovo é bem antiga também, os chineses para comemorar o início da Primavera presenteavam os parentes com ovos de pata pintados, na Inglaterra costumava-se escrever mensagens nos ovos pintados, na Rússia antiga tinha os ovos de fabergê, fabergê era um importante joalheiro da Rússia que em toda Páscoa fazia um ovo por encomenda do czar.
-Czar? O que é isso? Pergunta jonatas
-Czar é o mesmo que imperador jonatas, o czar dava a sua esposa essa rara jóia cheia de brilhantes, o ovo de chocolate surgiu mesmo foi no século XIX na Inglaterra e logo conquistou o mundo.
-Uau, já imaginou um ovo de Páscoa gigante? Disse Lyra
-Pois ele existe Lyra e fica no Canadá o maior ovo de Páscoa do mundo, feito por imigrantes ucranianos em 1975, tem 8,5 metros de comprimento e pesa uma tonelada só que não é de comer, o ovo é de alumínio e todo enfeitado em ouro bronze e prata.
-E os coelhos professora? Pergunta ivy
-Os coelhos representam a fertilidade e se reproduzem em grande quantidade, há muitos e muitos anos, na Páscoa, costumava-se presentear as pessoas com ovos de galinha cozidos e pintados com tintas coloridas.
As crianças adoraram aquelas explicações e no dia da via sacra se saíram muito bem representando a crucificação de Jesus Cristo.
Copyright © 2020. Todos Os Direitos Reservados.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Lost Aliens.
AventuraCriados em Nienzi um planeta fora do nosso sistema solar dois irmãos alienígenas tem suas vidas completamente mudadas após a inveja a ira e a ambição pelo poder tomar de conta de um deles. Começa aqui uma grande história jamais faça pedido as estrel...