◈ Hoofdstuk 41 - Koningsdag ◈

29 1 0
                                    

"Isn't it amazing how almost every line on our hands align
When your hand's in mine
It's like I'm whole again, isn't that a sign
I should speak my mind"

- 8 Letters
Why Don't We

Zaterdag, 27 april 2019

O dia amanhece, e bem alegre

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

O dia amanhece, e bem alegre. Celebra-se hoje, o maior feriado no nosso país, o Koningsdag (Dia do Rei). É a época festiva, que a cada ano, comemoramos com tanto entusiasmo. Vou em direção à varanda da casa, e pessoas já estão a circular pela rua, neste horário. Fazem presentes decorações pela rua, todas em cores laranjas.

A festa começa logo na noite da véspera. Eu preferi comemorar já no dia. Dirijo-me para à casa de banho, decidida a banhar-me. Saio enrolada no roupão, e após vestir a única peça da lingerie, coloco o meu vestido longo, de tecido leve, no tom laranja pastel, com alças de pérolas, e na costa, decotada. Faço um laço, por baixo da nuca, em que se encontra no vestido.

Faço uma maquiagem bem leve, e coloco uma presilha de flor, na lateral do meu cabelo. Passo o meu perfume, sento por cima da cama, e calço meu par de rasteirinha.

Desço as escadas, e o meu avô estava na cozinha.

- Gelukkig Koningsdag, grootva!

- Gelukkig Koningsdag, dochter!

Tomamos um pequeno-almoço juntos, e após terminamos de lavar as louças sujas, saímos da moradia. Iríamos a pé, até à empresa. Estava muita movimentação na rua, e preferimos caminhar.

Num certo momento durante o trajeto, uma menina, com cesta de flores na mão, entrega-nos tulipas, a felicitar-nos um bom feriado. Fizemos o mesmo.

Koningsdag é comemorada desde 1895, por causa do aniversário da Princesa Wilhelmina, o que tornava o nome, Dia da Princesa. Ela foi a única, dos 4 filhos do Rei Willem III, a sobreviver, por isso, a celebração. 5 anos depois, após a sua morte, o nome passou para Dia da Rainha, com a tomada de posse da princesa. Passou a chamar-se Dia do Rei, a partir de 2013. É a história que todos os holandeses, têm conhecimento.

Quando o dia 27 de abril, cai num domingo, é celebrado no sábado, 26 de abril. Isto porque, o primeiro dia da semana, é tido como dia de descanso, devido a religião.

Aqui em Jordaan, há várias atividades feitas. Com festivais, diversões, e até passeios em barcos, nos canais. A Sugar Cfr., torna-se bem movimentada. Meio que é um crime, mantê-la fechada.

Ik Hou Van Jou ϟ Dušan Tadić ✓✅Onde histórias criam vida. Descubra agora