13. Terapia de exposição

659 50 2
                                    

Anahi

“Então como foi a noite passada?” Perguntou Georgia enquanto trabalhávamos lado a lado na cozinha da pousada.

“Bem, eu acho.” Derramei massa de waffle nos dois ferros no balcão e fechei as tampas. “Mas foi estranho para Alana. Ela me perguntou depois se eu tinha certeza de que ele não era o pai dela.”

“Awww, isso tinha que ser difícil.”

“Foi”, admiti. “Precisei dizer a ela que Miguel havia partido, de novo.”

“Você acha que ela entendeu?” Georgia foi até a geladeira e tirou mais ovos.

“Sim.” Eu suspirei. “Mas acho que ela também esperava por uma resposta diferente.” Levantei as tampas para verificar os waffles, mas eles precisavam de mais trinta segundos. “Alfonso acha que a melhor maneira de esclarecer qualquer confusão é passar mais tempo com ela.”

“Ele provavelmente está certo.” Georgia jogou alguns ovos na frigideira e mexeu seu molho holandês. “Você não acha?”

“Ele praticamente me convenceu. Nós vamos até da mãe dele esta tarde e tentei fugir disso, pelo bem de Alana. Mas ele diz que seria melhor ir.”

“Eu acho que ele está certo”, disse Georgia com confiança. “Você deve ir. Vai ser divertido para Alana e para você. Quando foi a última vez que passou uma tarde na praia?”

“Eu não consigo nem lembrar.” Cuidadosamente, peguei os waffles dos ferros, coloquei nos pratos e acrescentei a compota de amora e o creme caseiro. Margot entrou e pegou os dois pratos para servir.

“Dois minutos para os ovos Benedict”, disse Georgia.

Margot assentiu e voltou para a porta.

“E você?” Georgia perguntou, derramando molho em cima dos ovos. “Vê-lo foi tão doloroso quanto você pensou? Você teve um colapso emocional sísmico?”

“Não. Mais como um mini terremoto emocional. Mas lidamos com isso. Na verdade, meio que ajudou a falar com ele. Eu senti que ele entendia.” E então fingi que ele era Miguel, enquanto esfregava minhas costas.

“Viu só? Este poderia ser um relacionamento de cura para vocês dois.”

“Talvez.” Margot e os outros empregados entraram novamente na cozinha e nos ocupamos com novos pedidos, o que deixou menos tempo para conversar. Mas o que ela disse fazia sentido – como o que Alfonso disse. Talvez a melhor maneira de mostrar que Alfonso não era Miguel, fosse deixando-o entrar, não o afastando. Talvez mantê-lo a distância apenas alimentasse a confusão esperançosa de Alana. Talvez o que realmente precisássemos fosse passar mais tempo juntos.

Mas só para ter certeza, liguei para Tess no caminho do trabalho para casa. De todas as mulheres do meu grupo de apoio, eu me sentia mais próxima dela, talvez porque nossas histórias fossem mais parecidas. Também compartilhamos o mesmo terapeuta, que foi como nós duas encontramos o grupo e muitas vezes ligamos uma para outra para agonizar ou celebrar depois de uma sessão particularmente difícil.

Tess ouviu meu lado da história, murmurando com simpatia e me assegurando que minhas reações eram totalmente compreensíveis.

“Mesmo fingindo que ele era Miguel só para sentir seus braços em volta de mim?” Eu perguntei em dúvida.

“Totalmente, seria compreensível, mesmo que você não quisesse fingir que ele era Miguel e apenas quisesse sentir os braços de um homem ao seu redor!” Ela gritou. “Meu Deus, olha o que fiz com o homem da árvore. Às vezes você só quer isso. Não amor, não um relacionamento, não um encontro, mas armas. Peito, ombros, pele, músculos. O cheiro de um homem. A solidez dele. Lembra como essas coisas costumavam nos fazer sentir?”

Eu lembro?

“Vagamente.”

“Bem, não há problema em querer de novo. Desejar sentir isso tudo de novo – se sentir cuidada. Isso é tudo que você precisava. Não tem nada a ver com ele ser irmão de Miguel.”

Eu não tinha certeza sobre isso.

“Certo.”

“E eu acho que ele está certo sobre permitir sua presença em suas vidas”, ela continuou. “É como a terapia de exposição. Lembra daquela merda?”

“Ugh, sim. Foi tão difícil.” A terapia de exposição nos envolveu, desconstruindo o evento das mortes de nossos maridos, enfrentando todos os nossos medos e ansiedades sobre o assunto. Foi terrivelmente doloroso e não tinha certeza se havia funcionado para mim, já que ainda tinha muitos picos de ansiedade, mas depois dessas sessões, eu pelo menos consegui parar de tomar as pílulas que vinha ingerindo para lidar com isso.

"Então eu acho que isso poderia ser assim para você e Alana. Olhe para aquele desgraçado. Olhe nos olhos dele e diga a si mesma: ‘Este não é meu marido porque meu marido se foi. Este é o irmão dele e ele vai fazer parte de nossas vidas a partir de agora’.”

“OK. Vou tentar. Obrigada, Tess.”

“De nada. Claro, porra, se eu realmente tenho alguma resposta, estou me sentindo do jeito que você.”

“Eu sei. Como vai indo o fim de semana?” Os finais de semana sempre são difíceis para as pessoas viúvas. Se recebêssemos convites, nos sentíamos como um estorvo ou a terceira pessoa em uma bicicleta construída para dois. É uma das razões pelas quais gostava do meu trabalho – me mantinha ocupada nos finais de semana.

“Tudo bem. As crianças vão voltar amanhã, então eu estou lavando as roupa e fazendo limpeza. Coisas chatas.”

“Quer vir à praia conosco esta tarde? Tenho certeza de que não teria problemas.”

“Não, não. Eu estou bem, realmente. Estou chegando ao ponto em que posso aproveitar um pouco de solidão novamente.”

“Bom. Ligue se precisar de alguma coisa.”

“Certo. Divirta-se hoje.” Nós desligamos e eu fiz um rápido desvio para a mercearia, para pegar os ingredientes que precisava para a salada de batatas. Eu não queria aparecer de mãos vazias hoje, embora às vezes, com Lenore, fosse difícil dizer se ela ficava mais chateada quando eu trazia algo para a mesa, ou quando não trazia. Dentro da loja, enchi uma pequena cesta de mão com o que eu precisava junto com uma garrafa de vinho e entrei em uma das longas filas para pagar. Fins de semana de férias eram sempre lotados.

"Anahi? É você, querida?” Eu me virei e vi minha sogra atrás de mim.

“Oh oi, Lenore.” Obedientemente, deixei meu lugar na fila e fui beijar sua bochecha.

“Alana está com você?” Ela perguntou, olhando em volta.

“Não, ela está com a babá. Acabei de sair do trabalho e queria pegar algumas coisas para levar mais tarde.”

Lenore estalou a língua. “Você não precisa levar nada, querida! Estamos tão felizes que você e Alana estejam indo.”

“É apenas uma salada de batata ao curry”, eu disse, encolhendo os ombros.

“Uau, isso soa exótico. Eu nunca achei necessário usar curry.”

Forcei um sorriso. “Não?”

“Não, minha família sempre preferiu a boa e velha salada de batatas americana.” Meus dedos apertaram a alça da minha cesta.

“Mencionei isso a Alfonso hoje de manhã e ele disse que gostava de curry.”

“Sim, ele me contou sobre o café da manhã.” Ela suspirou dramaticamente. “Acho que os waffles de sua mãe não são bons o suficiente para ele.”

“Tenho certeza de que não é isso”, eu disse. “Oh, acabei de me lembrar de mais uma coisa que preciso. Te vejo daqui a pouco. Por volta das quatro?”

“Perfeito, querida. Vejo você então.”

Caminhei para o corredor do vinho e adicionei outra garrafa ao meu cesto. Tinha a sensação de que eu poderia precisar.

Proibida Para Mim Onde histórias criam vida. Descubra agora