America in red

123 11 7
                                    


— E em uma votação recorde para o estado do Tennessee o Deputado Thomas Hastings é eleito Senador em seu primeiro mandato, honrando o legado de seu pai o senador Franklin Hastings — dizia o ancora do jornal da FoxNews enquanto a cacofonia das comemorações soavam.

Cabeças brancas, carecas, cabelinhos engomados, ternos de marca e rolex. Estávamos na suíte presidencial do melhor hotel de Nashville, assessores de campanha e os figurões do partido republicano local se abraçavam, esbanjando risadas e tapas orgulhosos nas costas. As mulheres, a maioria relegadas a serem chamadas de mulher de fulano, que pelo próprio nome, eram pontos esporádicos, todas tão discretas e delicadas que sumiam por trás de seus maridos. Observando de longe, encostada em uma parede, eu percebia o quanto aquilo retratava bem a política americana. Branca, rica e masculina.

Mas festa de verdade era lá embaixo, no salão de festas do hotel, onde todos os convidados, e não foram poucos, regados a champanhe e caviar comemoravam a, acredito, algumas horas. Afinal, não era surpresa o resultado, as parciais mostravam sim uma vitória totalmente republicada no Tennessee, mas a votação recorde com certeza vai ser algo que meu pai ainda vai ostentar muito. Até porque aquilo poderia durar dias, até semanas, mas o comparecimento dos tennesseanos foi tão massivo que em horas já sabíamos o resultado.

Mesmo assim nós estávamos na suíte, um procedimento de praxe na verdade, os candidatos e os mais próximos a ele acompanhavam a apuração resguardados, tanto por questão de segurança, quanto por mídia. Imagine só filmar a cara de um candidato ao saber de sua derrota? Tão trágico...

Thomas abraçou Marybeth primeiro, afinal era ela que estava segurando sua mão sentada no sofá diante da tv. Depois veio vovô, que sorria tão orgulhoso que os olhos brilhavam, vovó foi a próxima, dando um beijo na cabeça no filho e alisando seu rosto com carinho. A multidão o atacou o enchendo de bajulações.

Em um momento vi quando meu pai me procurou, esticando o pescoço atraves da pequena multidão, os olhos varrendo o espaço. Eu estava ali no meio, mas fui ao banheiro e decidir observar a cena de longe. Por um momento pensei em me esconder, mas lembrei do que Jake me disse.

Alguém precisa ceder.

O olhar dele encontrou o meu, ameacei dar um passo adiante, mas um dos assessores falou:

— Precisamos descer senador, seus eleitores estão te esperando, a transmissão vai ser feita para todo o país.

Papai então foi levado pelo séquito de apoiadores, que passavam como grande formigueiro pelas portas. Suspirei pesadamente.

...

Muito vermelho, cor do partido republicano, e alguns pontos azuis na decoração. O palco tinha como plano de fundo uma enorme bandeira do país, e assim que nós subimos balões vermelhos, azuis e brancos suspensos no teto foram soltos, o público gritando abaixo, balançando as bandeirinhas e panfletos com o nome do meu pai e o seu emblema, que também estava fixado na fronte do púlpito a beira do palco.

Ganhar pelo Tennessee, ganhar pela América.

A equipe de marketing foi certeira nessa. Eu tinha que dar os créditos. Nada mais americano que o espírito competitivo e nada mais sulista que a necessidade de demostrar força.

Meu vestido, meu cabelo, minha maquiagem foram feitos para que eu parecesse a imagem da candura angelical de uma adolescente perfeita. No entanto não fui colocada no close principal da câmera, sendo guiada pelo assessor de imprensa para a ponta ao lado da minha avó, que por sua vez estava ao lado do meu avô. Eu compreendi é claro, que por mais que minha ficha fosse limpa legalmente, existiam pessoas que pagariam muito para achar algum podre do meu pai agora. E ele não podia correr o risco de que descobrissem nada. No entanto não estar presente seria outro risco, afinal que tipo de senador ele seria se relega a própria filha? Eu ainda era o personagem necessário para mostrar uma família perfeita. Pelo menos até o próximo Hastings nascer. Não que eu saiba que Marybeth esteja grávida, mas isso provavelmente ia ser encomendado nos próximos anos. Então eu tive que ficar lá com vovó fazendo questão de me vigiar em cada gesto meu.

TENNESSEEOnde histórias criam vida. Descubra agora