O passeio na Disney foi uma excelente fuga para a terra da fantasia, mas então meu pai me deixa em casa, e eu sei que não posso escapar da realidade para todo o sempre. Noto os olhares tortos enquanto eu ando pelo campus, deixando cochichos por onde passo. É uma sensação um pouco estranha, para ser sincera.
Na sexta-feira, quando estou na fila da cafeteria para almoçar, finjo que não percebo, mas tem uma garota com o celular apontado para mim. Não é a primeira vez que acontece, então eu tenho a sensação de ser constantemente observada.
Pego um sanduíche e sento na mesa de frente para Sarah, que está usando uma blusinha fina de cetim sem sutiã, os cachos presos num coque mal arrumado. Desde que assinei o contrato, eu não deixo de pensar que a minha amiga daria uma amante do Pedro muito melhor do que eu. Ela tem esse apelo de estrela de Hollywood, como se tivesse sido feita para as telas.
— Vamos fazer um story.
Ela puxa o celular no modo selfie. Desde que rompemos o silêncio pós-catástrofe com algumas fotos minhas que ela tirou, procuramos manter um fluxo de movimento razoável no Instagram. Sarah diz que as pessoas perdem o interesse muito rápido, então temos que mantê-las engajadas. Ela está muito comprometida com essa coisa de me tornar uma celebridade.
— E então — prossegue depois de bater a foto —, já pensou no que vai escrever para o seu primeiro artigo?
Nós temos discutido sobre isso. Sarah espera uma grande estreia, algo que intrigue os meus 200 mil novos seguidores o suficiente para levá-los até a página do Garota Hollywoodiana.
E claro que eu sei o que os intrigaria: falar do meu relacionamento com o Pedro. Mas eu sou muito mais do que uma ex dele, quero que as pessoas vejam isso: quem eu sou, o que faço, no que acredito. Não falei para a Sarah sobre o meu plano de expor o Bertrand, mas tenho trabalhado no artigo em sigilo.
Briana entrou em contato comigo. Ela concordou em colaborar, desde que seja numa declaração anônima. Ela também sabe de mais uma garota que foi assediada no restaurante, e agora estamos formando uma pequena rede. Sinto que é o momento de explanar o plano.
— Eu sei que o blog é mais focado em entretenimento... — Levo uma batata frita até a boca. — Mas eu estive pensando em usar esse holofote para uma boa causa.
— Que tipo de boa causa? — Ela parece desconfiada.
Eu tenho instinto de olhar para trás para garantir que não estamos sendo escutadas ou vigiadas.
— Expor o Adrien Bertrand — falo.
Sarah arregala bastante os olhos.
— Pensei que tinha dito que queria esquecer esse assunto.
— Eu queria — concordo e como outra batata. — Mas tudo que consegui fazer foi empurrar a sujeira para debaixo do tapete. E, como você disse, nunca vai ter tanta gente prestando atenção em mim quanto agora, então se eu quiser fazer a denúncia, esse é o momento. Minha maior chance de realmente mudar alguma coisa.
— Okay... — Sarah passa a língua pelos dentes, ponderando. — Eu sou a primeira a te apoiar, mas a gente tem que fazer isso com cautela. Você sabe que as pessoas vão tentar te desacreditar, certo? É uma merda, mas é o que todos fazem em casos de assédio: culpar a vitima ou duvidar da palavra dela.
— Eu sei — concordo com uma sensação desagradável no peito. Queria que as coisas não fossem desse jeito. — Mas eu conheci outra garota que trabalhou no Paris e sofreu a mesma coisa, e ela também conhece mais uma, estamos juntando um pequeno exército. É mais difícil desacreditar as vitimas quando são várias com a mesma história... certo?
VOCÊ ESTÁ LENDO
Ninguém mais que nós dois
ChickLitAo abrir mão de sua vida pacata para trabalhar e cursar faculdade, a aspirante a jornalista Julie Affonse irá descobrir que, na frenética Los Angeles, nem tudo será tão fácil quanto esperava. Mas, de todas as coisas que poderiam dar errado, ela não...