Perdão, fuga e medicina

289 32 192
                                    

"Won't you believe, it's just my luck. No recess! No recess! No recess! You're in high school again"

- School

As estrelas nascem a partir de nebulosas, grandes concentrações de gás e poeira que acabam por sofrer contrações devido a vários fatores. Isso aquece os materiais acumulados ali e da origem a uma protoestrela...

A força gravitacional se torna cada vez maior, assim como a temperatura e a pressão. As fusões nucleares se iniciam e assim, nasce uma estrela.

Estrelas morrem também, não é? Elas deixam de brilhar no universo milhares de anos antes de desaparecerem de nosso céu particular, ou melhor... Anos luz antes.

O ciclo de vida de uma estrela chega ao fim, ele se inicia com fusões de hélio e hidrogênio, gera carbono quando esses se esgotam, e então queima tudo até morrer em fusões nucleares que geram muita energia, basicamente falando. Ela também pode colapsar sobre si mesma, quando a pressão se torna maior do que a força gravitacional e vice-versa.

E é interessante saber que quanto maior a massa de uma estrela, menor é seu tempo de vida. As estrelas gigantes se tornam supergigantes vermelhas, que se despedem da vida ao se tornarem uma supernova ou uma anã branca.

A supernova tem opções, ela tem escolhas que podem fazer com que ela seja uma estrela de neutrons ou até mesmo um buraco negro.

As estrelas importam, elas deixam brilho enquanto vivem e legados para galáxias inteiras quando morrem, e mesmo que possam vir a se tornar coisas diferentes lá na frente, sempre se transformam.

Estrelas não são muito diferentes de seres humanos, e talvez isso justifique o fato de que dizem que nos tornamos uma depois da morte. Harry não tinha certeza se sua filha era agora um amontoado de fusões nucleares de hélio e hidrogênio que luta para não colapsar por conta da quantidade imensa de energia que a consome, mas ele nem entendia o suficiente sobre astronomia para pensar sobre isso.

Louis por outro lado, sentia que poderia entender... E é por isso que ele estava se esforçando tanto para não dormir naquela aula de física.

- O interessante é... Quando uma estrela com pelo menos mais de oito massas solares - O professor se virou para a turma com um sorriso, Louis quase revirou os olhos - Ela se torna capaz de produzir ferro, o ferro em seu núcleo acaba por extinguir as fusões nucleares, por que?

Um grande silêncio seguiu a pergunta, Louis só conhecia uma pessoa em sua turma que talvez soubesse a resposta, e ele estava dormindo tranquilamente com o rosto sobre a carteira. Apenas para tirar a nota mais alta no fim do trimentre em um passe de mágica irritante e muito, muito atraente.

Isso realmente o fez revirar os olhos, enquanto marcava em seu caderno mais um risquinho a lápis acima da frase "quantas vezes olhei para o Harry". A quantidade ridícula de riscos começava a fazer parecer que ele nem estava tentando pensar em outra coisa.

- A transformação do ferro para outro elemento usa muita energia - O professor voltou a escrever na lousa - O suficiente para que a estrela entre em desequilíbrio e colapse. Ela diminui de tamanho e libera energia muito rápido, digamos então que ela se espalha e... Boom! Uma supernova capaz de iluminar uma galáxia inteira!

A turma não parecia compartilhar da mesma animação do professor, que suspirou antes de continuar.

- Alguma pergunta?

I can't look up to the sky ☆ (l.s.)Onde histórias criam vida. Descubra agora