DOIS ANOS DEPOIS.
Estela….
Com a compostura ereta sobre a primeira cadeira da primeira fileira, estava sentada à sombra de uma árvore enorme no meio do campo. O vento soprou, balançando as folhas sutilmente, como se até mesmo a natureza, nesse momento, quisesse participar da celebração e do momento de felicidade que a família estava envolvida. O sol, tingindo o céu de tons alaranjados, começava a se pôr, espalhando a luz natural sobre as mesas de madeiras montadas para o banquete.
Tudo estava calmo. Vagamente, deslizei minha mão aberta em cima da fenda do meu vestido de madrinha, trazendo a perna direita para recostar suavemente na esquerda, cruzando-as, e em silêncio, observando o movimento ao meu redor.
Com um sorriso enorme se formando em meu rosto, cravei meus olhos que brilhavam tanto quanto o brilho da sua felicidade, em Bruna, agora, sorrindo e completamente radiante com seu corpo enredado no seu vestido de noiva. Seu casamento havia acabado de acontecer, cercado por aqueles que realmente importavam. Lion, agora seu marido, estava ao lado dela, os dois rindo de algo que Liana, filha de Costa, acabara de dizer.
Com a decisão dos dois em fazer acontecer a celebração no México, eles trouxeram a família toda para que estivessem juntos. Os pais do meu amigo estão aqui, e há dois anos atrás, em meio ao turbilhão de coisas que aconteceram ao nosso redor, desmoronando nossas vidas, Lion esteve ao lado de Bruna.
Ela passou longos meses com o emocional frágil, já que, se lembrou de tudo que aconteceu com o Filipe ao se deparar com a notícia de que Braga estava em coma. Tudo que aconteceu com o seu filho, ela teve que passar milimetricamente, por cada lugar. De novo, e de novo, olhando com os próprios olhos como a comunidade da Rocinha tinha ficado e se recordando das inúmeras noites de choro por conta do seu pequeno.
Sei que Braga está terrivelmente feliz, em ver como sua irmã está feliz. Pensei em silêncio, como se meus pensamentos pudessem atravessar a alma dele em algum lugar dentro de mim.
Ele sempre foi tão cuidadoso e protetor com Bruna, com sua família, que no final, era isso que importava para ele. Vê-la feliz. E eu tenho certeza que isso deve aquecer seu coração da mesma maneira que aquecia o meu. O casamento dela com Lion era o que precisávamos, uma luz em meio à escuridão que tínhamos vivido.
Mas não existiam mais sombras agora. Não como antes.
Numa respiração profunda saindo do fundo da minha garganta, engoli em seco.
O campo era vasto e parecia não ter fim. Gramados verdes se estendiam para além do que os olhos poderiam ver, e em um canto afastado, deslizei meus olhos na pequena igreja de pedra antiga erguida, onde eles trocaram os votos mais cedo. As flores enfeitavam cada canto, perfumando o ar com uma suavidade inebriante.
De repente, todos os meus pensamentos evaporam. Com um piscar, meus olhos se tornam fixos à estrutura pequena que estava no meio das gramas.
Liana vinha correndo, suas perninhas curtas mal conseguindo sustentar o próprio corpinho. Ela gargalhava, aquele som infantil e puro que preenchia o ar, deixando tudo mais alegre, e mesmo com os passos ainda inseguros, ela avançava determinada em minha direção. Seus cachos negros saltavam a cada movimento, balançando ao vento, enquanto o vestido branco de noivinha rodopiava ao seu redor, com os detalhes perolados brilhando à luz do sol.