Capítulo 10 - Duas Viagens, Dois Destinos <Continuação 2>

201 8 0
                                    

Angie e Gérmen continuaram a sua viagem no Porto, visitaram ainda uma das Caves de Vinho do Porto e também a Casa da Música. No terceiro dia Gérmen alugou um carro e foram até Viana do Castelo ficaram hospedados numa Pousada no cimo da cidade de onde tinham uma vista maravilhosa sobre a cidade.

Na manhã seguinte à chegada desceram e puderam ver todas as ruas enfeitadas com tapetes de flores de todas as cores, tinham ido na altura das festas da cidade sendo a principal a Romaria da Nossa Senhora da Agonia com desfile de carros alegóricos e várias moças vestidas com os trajes típicos e enfeitadas com brincos, colares e pulseiras feitas em ouro (ou melhor feitos em filigrana que são fios muito finos de ouro trabalhados para fazer joias magníficas)

Passearam um pouco pela cidade e enquanto Angie entrou numa loja, Gérmen entrou numa outra sem que esta se apercebesse, depois seguiram para o Hotel, onde namoraram à luz das estrelas e do fogo-de-artifício que vinha da cidade.

No dia seguinte seguiram caminho para a paragem seguinte, Angie continuava sempre sem saber o que se seguia pois Gérmen nunca lhe dizia para onde iam, quando chegaram ela nem podia crer de novo ele a surpreendia, estavam em Coimbra cidade dos estudantes e dos amores, pelo menos era isso que Gérmen lhe contara.

Coimbra foi das primeiras cidades da Europa a criar uma Universidade, remonta ao século XIII, durante o reinado de D. Dinis. Mas de Amores e Desamores esta cidade tem uma longa história, o local onde eles iriam ficar hospedados chamava-se "Quinta das Lágrimas", era um local onde a família real portuguesa vinha caçar na altura em que vivia por esta cidade.

Após serem encaminhados para o quarto e de se trocarem depois de um banho refrescante, Gérmen pegou em Angie e foi passear com ela pelos maravilhosos jardins. Quando chegou a uma fonte com o mesmo nome da quinta abraçou Angie por trás e deu-lhe um beijo na face.

- Vou-te contar a história desde lugar, pois encantou-me: dizem que era aqui que o Príncipe D. Pedro e Dona Inês de Castro uma dama, se encontravam, sempre em segredo, de maneira a que nada perturbasse o seu amor.

- Mas porquê em segredo?

- D. Pedro estava noivo de Dona Constança, mas se apaixonou por uma das suas damas de companhia, Inês de Castro. Contudo, o pai o Rei D. Afonso IV o forçou a casar com Dona Constança o que fez D. Pedro começasse a ver D. Inês às escondidas de todos.

- Parece uma história bem triste Gérmen...o que aconteceu com Dona Inês?

- Os dois se amavam então continuaram a encontrar-se aqui nesta fonte. Há uma lenda que diz que da Quinta sai um cano estreito, hoje chamado "dos amores", que vai terminar a uma centena de metros do Convento de Santa Clara onde morava Dona Inês. Seriam as águas que brotam da Fonte dos Amores para este cano que serviriam de transporte para as cartas de amor de Pedro para Inês. Diz a lenda que o príncipe as colocava em barquinhos de madeira que, seguindo a corrente, iriam até às mãos delicadas de Inês.

- É bonito, um amor proibido...contudo eles lutaram por ele. Eles conseguiram ficar juntos?

- Infelizmente não o Rei D. Afonso IV mandou matar Inês. Dizem que terão sido as suas lágrimas que fizeram nascer a Fonte das Lágrimas.

- É triste...essa história. Como é que um pai pode fazer algo tão cruel...

- Eram outros tempos...mas Inês foi Rainha de Portugal. D. Pedro acabou por subir ao trono e declarou Dona Inês como sua Rainha e não mais se casou. Para ele não haveria outro amor igual ao que ele sentia por sua Inês.

- Como o nosso? Já te disse que te amo...que nunca pensei que conseguisse amar ninguém como te amo a ti...

- Hoje ainda não...esta história de amor e desamor fez-me lembrar a nossa história: tanto tempo perdido para admitir este amor por medo, por vergonha, por covardia e no final amar é tão fácil, tão simples só temos que seguir o nosso coração.- Angie sente Gérmen colocar-lhe alguma coisa à volta do pescoço, olha para baixo e vê um coração feito em filigrana, com a inicial do nome de Gérmen, era lindo.

Violetta - O Recomeço (CONCLUÍDA)Onde histórias criam vida. Descubra agora