LIA RODRIGUES:
Alguns dias se passaram e Vivian sempre ia na nossa casa para fazer estudos bíblicos e algumas de suas antigas amigas também começaram a acompanhá-la.
Ao fim de um estudo de terça-feira, todos nós ficamos conversando na varanda da casa e então em meio ao grande falatório a voz tenor de Nicolas se sobressaiu, pedindo um pouco de silêncio. Isso aconteceu e em poucos estantes só podia se ouvir o som de alguns pássaros distantes.
— Tenho uma notícia para vocês. Jamile, venha aqui, por favor — Nicolas a chamou. Ela seguiu em sua direção, eu podia ouvir os sons dos únicos passos se movendo na varanda.
— Vocês sabem o quanto passamos por dificuldades aqui, mas temos aprendido que mesmo em meio a tantas aflições, podemos sentir os ventos suaves do Senhor em nossa vida — Nicolas começou seu belo discurso e todos nós queríamos saber onde ele chegaria, mas eu tinha uma certeza do que seria.
— E foi assim que comecei uma amizade com Jamile e em meio há muitas lutas, conversas e companheirismo, orei ao Senhor e tudo foi se tornando tão claro.
— Não enrola tanto, homem! — Tiago, nosso missionário, falou.
— Então, para a alegria de todos nós, eu declaro a vocês que eu e a Jamile estamos em compromisso para um casamento em breve, se Deus nos permitir.
O som causado pelos gritos dos meninos e meninas da nossa casa fizeram com que as paredes estremecem e se algum vizinho saísse com um balde cheio de água para tacar em nós nem podíamos reclamar. Os jovens gritaram em celebração.
— Finalmente, alguém desse grupo irá casar! – Tiago declarou. Todos caíram na gargalhada.
Nicolas, Tiago, Joabe e Felipe possuíam uma amizade há bastante tempo em nossa igreja. Nicolas era o mentor deles por ser mais velho, mas as conversas e brincadeiras os faziam parecerem crianças algumas vezes. E, do grupo dos quatro, Nicolas era o primeiro a desposar.
— Parabéns! — Mariana gritou em meio ao barulho das conversas.
Todos os jovens felicitaram o novo casal.
— Essa missão é surreal! — Felipe disse em nosso meio.
— Por quê? — indaguei curiosa.
— Aqui se formam casais, feridas da alma são curadas, pessoas são salvas. É uma grande aventura. — Ele se sentou ao meu lado.
— Assim é a vida com Deus: uma grande aventura! — disse Nicolas. — E obrigado a todos.
— A gente nem sabe se vai dar certo ou onde vamos chegar, mas confiamos no nosso guiar e se não confiar aprende no meio da jornada — Jamile expressou e sua voz tinha um toque de emoção.
— Vamos comemorar! — Larissa festejava com entusiasmo a nova relação de Jamile e Nicolas.
— Sim, vou pegar meu violão — Tiago se prontificou e após uns segundos do som de alguns acordes, Larissa começou a cantar com sua voz serena e os demais acompanharam.
Várias músicas foram cantadas e o coração de todos nós se encontrava feliz pela manifestação de tanta paz. Com o Senhor no barco de nossas vidas, podíamos sempre ter a chance de sorrir. A cantoria acabou e então a voz de Vivian ecoou.
— Gente, fico tão feliz por esse momento. É sério. Buscava essa alegria em tantas coisas, mas era em Cristo que tudo se completaria. — Senti a emoção na voz dela. — Eu tenho algo para um momento como esse. — Será que algum dos rapazes poderiam me ajudar?
— Eu posso! — De repente, a voz de Tiago se manifestou mais rápido que qualquer outro rapaz tivesse a chance de fazer.
Ela chamou uma das amigas e os três partiram. Fomos preparar as coisas e realmente não demorou para que eles voltassem e o som de “uoooou” fez com que minha curiosidade despertasse sobre o que tinham trazido.
— Eu tinha decidido fazer um bolo para nós hoje e então o Nicolas trouxe essa notícia tão feliz, acredito que combinou muito bem para a comemoração.
— Mas é um bolo muito bonito — Ouvi Jamile dizer. — Meu Deus! Muito obrigada.
Parecia que tudo cooperava para a benção daquela noite. E eu me sentia em paz com Deus e com tudo. Partimos o bolo e servimos com suco e café. E os jovens se dividiram para conversar, porém em meio a uma das conversas, eu reconheci a de Tiago.
— Vivian, você tem uma mão muito boa para fazer doces. Acho que nunca comi algo tão bom assim, de verdade.
— Ah, sério? — ela respondeu contida. — Eu estava com medo de que não gostassem. Deus sabe o que faz, né? O que era uma ideia só para servir de agradecimento, serviu para uma comemoração.
— Isso é muito legal. — Ele continuou e a conversa deles pareceu se prolongar e eu fiquei atenta com tudo aquilo.
— O que você faz aí parada e quieta? — Era Nicolas que se colocava ao meu lado.
— Estou aqui analisando algumas coisas e percebendo que perdi meu melhor amigo — disse num suspiro. — Fico tão feliz por você porque abriu os olhos para ver a mulher incrível que é a Jamile.
— Digamos que seu julgamento teve peso nisso. — O tom dele ficou sério. — Você sabe o quanto sua amizade foi importante para mim.
— Eu sei sim. E fico imensamente feliz por ter sido útil até mesmo para que meu bom amigo se casasse bem. — Senti que ele me abraçou.
— E ainda verei isso acontecer com você, Lia! Sabe que tenho orado por suas tribulações. — Eu acabei me emocionando. Nem sabia mais se tinha esperança para o lado amoroso da minha vida.
Em meio aquele momento, eu ouvi a voz do meu garotinho.
— Tia Lia! Tia Lia!
E ele se lançou sobre mim.
— Davi! — O abracei forte. — Como foi a viagem com o pessoal?
Os homens da comunidade sempre se afastavam por um tempo, a fim de caçarem, tirarem alguns frutos da época e trazer para suas famílias e Davi tinha ido com eles e outros meninos, o que foi bom em meio a todo aquele caos que vivemos.
— A senhora sabia que eu vi uma cobra enrolada numa árvore e até toquei nela? — Sua vozinha estava com grandes expectativas.
— Ah, não acredito! E se ela comesse você? Como eu ia ficar sem meu menino?
— Ia sobreviver. — Eu ri com seu grande consolo.
— Essa noite realmente é uma benção de Deus na minha vida, temos um compromisso, a volta do meu menino, a alegria de almas sendo discipulado. — Peguei Davi no colo e abracei forte. — O Senhor tem dado muitas bençãos, mas do que merecíamos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Uma Porta de Esperança
Spiritual"Portanto, que o Deus da ESPERANÇA vos abençoe plenamente com toda a alegria e paz, à medida da vossa fé nele, para que transbordeis de ESPERANÇA, pelo poder do Espírito Santo". Romanos 15:13. No ano de 2002 uma seca assolou as comunidades ribeirin...