Cap. 40

2.6K 221 23
                                    

Mesmo depois de se ter passado mais de quinze dias do enterro, ainda parecia haver uma nuvem escura sobre o sol de Vicente Diaz, pelo menos para Talita.

Ane chegara a pensar que Talita mudaria de ideia e compareceria no velório no último instante, porém sua esperança não se concretizou. A última lembrança que a vaqueira queria ter do leal amigo, era de fato seu sorriso faceiro, os bons momentos que obteve ao lado dele e especialmente seus conselhos. Para Talita o importante foi ter aproveitado cada segundo da existência de Tião e não via como honraria se despedir do homem já sem vida. Contudo, após muita insistência da parte de sua mãe e de sua própria filha, concordou em ir pelo menos na missa de sétimo dia. Segundo ambas, a oração iria ajudar Tião a passar pelo processo de desencarnação com mais tranquilidade e iria aliviar o espírito culposo do peão em sua nova condição. Obviamente, Talita tinha suas dúvidas quanto a estas questões e estava particularmente revoltada com o Deus cristão das pessoas por ter tirado seu melhor e verdadeiro amigo de forma tão abrupta sem lhe dar a chance de salvá-lo e consequentemente proporcionar uma aproximação de pai e filha entre ele e sua namorada.

Chegou de suas tarefas no sítio e a saudade bateu com força total. Deu uma boa olhada na casa onde passara momentos incríveis desde que fora morar ali com ele e tudo estava vazio e silencioso sem sua presença animada. Sentia saudades até mesmo de suas broncas. Sorriu de lado com as recordações. Mantinha o lugar impecável como se de onde ele estivesse pudesse ficar orgulhoso de como estava tocando a propriedade com o mesmo zelo que ele a dispensara.

Passou pelo quarto de Tião, onde seus pertences foram depositados em caixas e a emoção a acometeu violentamente mais uma vez. A perda tinha um sabor amargo. Por que era tão difícil superar a morte de um ente querido?

Sentou-se na cama e começou a refletir. Ainda podia se lembrar do dia que Iolanda a levou juntamente com Ane no sítio e ela conheceu o homem que foi seu companheiro fiel desde aquele encontro. Elas eram crianças e sequer imaginavam que a loira de olhos claros reluzentes tinha um caso com o vaqueiro. A afeição foi imediata e mesmo contra a aprovação da mãe alimentou a amizade, e não se arrependia de nada, se pudesse voltar no tempo faria tudo igual. Muitas pessoas não viam a relação dos dois com bons olhos, tanto pelo fato dele ser mais velho quanto por pertencerem a gêneros distintos. Alguns chegavam até comentar maldosamente que ele poderia estar aliciando sexualmente a menina, uns absurdos que deixava Matilda deveras preocupada. No entanto, Talita sempre muito madura e firme desde os tempos infantis garantia veementemente que não.

Não podia ver, mas Iolanda materializou-se no quarto e sentou-se ao seu lado na cama. Assim que Talita começou a pensar nela foi como se tivessem trocado mensagens.

A loira pendeu a cabeça com carinho em seu ombro e aconselhou:

- Talita, já está na hora de sair desse luto minha querida. Deus não tem nada a ver com a morte do Tião. Ele mesmo fez escolhas que o levaram a ter este fim. Não fique triste. Não se afogue na revolta. O apego é o que está te fazendo sofrer. Ele precisa que você o liberte. Você ainda é muito jovem para estacionar no sofrimento. Volte a viver e cuide de quem ficou. Um dia vocês irão se reencontrar e tudo será esclarecido. É preciso confiar no tempo e ir vivendo da melhor maneira possível. Quando amamos alguém com sinceridade, jamais o perdemos. Apenas trilhamos caminhos diferentes até o dia que possamos nos rever e ficarmos juntos de novo.

Percebendo mentalmente os conselhos de Iolanda, como se estivesse realmente escutando-a, o pranto de Talita intensificou-se.

Lembrou-se do colar que, Tião pedira numa ocasião, que o desse a Ane e o recuperou num dos embrulhos de papelão. Os objetos pessoais de Tião deveriam ser doados e ela estava prorrogando, porque como Iolanda mesmo a acabara de alertar; estava apegada a memória do amigo.

Minha Cowgirl Favorita ( Sáfico)Onde histórias criam vida. Descubra agora