CAPÍTULO 57: REVISITANDO O PASSADO

10 5 0
                                    


O PRÓXIMO LUGAR QUE TERESA QUIS IR NÃO ME FEZ SENTIR MELHOR. ELA QUIS REVER SEU ANTIGO ENDEREÇO O QUE IMPLICAVA EM EU REVER A MINHA ANTIGA CASA. EU NÃO TINHA COMO BANCAR A NAMORADA FELIZ E EM LUA DE MEL INDO AOS DOIS LUGARES MAIS DEPRIMENTES DE MINHA EXISTÊNCIA: O CEMITÉRIO E AGORA O MEU ANTIGO BAIRRO E A MINHA ANTIGA CASA. EU ADORARIA SE A VAL ME LIGASSE AGORA E ME PEDISSE PARA FAZER ALGUMA COISA URGENTE, SÓ PARA SAIR DAQUELE 'TOUR' DE MEU PASSADO. MAS DESDE A NOITE NA CASA DO MEU AVÔ QUE ELA NÃO LIGAVA, TALVEZ QUISESSE APENAS ME DEIXAR DESCANSAR, MAS CONHECENDO-A COMO A CONHEÇO ELA DEVE ESTAR LOUCA PARA ME LIGAR PARA SABER TUDO SOBRE A CASA DE SETH E SOBRE COMO ESTOU LIDANDO COM A SITUAÇÃO ENTRE ELE E EU. ELA NEM SABE QUE A TERESA ESTÁ COMIGO. PENSEI ENTÃO EM LIGAR PARA ELA E PEDIR: 'SOCORRO ME TIRA DAQUI ANTES QUE EU DÊ UNS TIROS NOS MIOLOS!'

-  SABRINA? - A TERESA ME CHAMOU, VENDO QUE EU AINDA ESTAVA DENTRO DO CARRO COM UM OLHAR AUSENTE - VENHA! - ELA AGORA NÃO ESTAVA MAIS TRISTE, PELO CONTRÁRIO, ESTAVA EMPOLGADA E CURIOSA PARA REVER A SUA ANTIGA VIZINHANÇA.

EU OLHEI PARA SETH E ELE ME ENCAROU COMO QUEM DIZ: ' E AÍ? VAI FICAR PARADA? NÃO VAI MESMO SAIR DAÍ? A MINHA MÃE ESTÁ DE OLHO EM NÓS...' E ENTÃO EU FORCEI UM SORRISO E ME SACIFIQUEI MAIS UMA VEZ. O SETH ESTACIONOU DO LADO OPOSTO DA RUA E DALI SOB A SOMBRA REFRESCANTE DE UMA ÁRVORE ELA FICOU PARADA DANDO UMA OLHADA GERAL NO PANORAMA, OLHANDO SUA CASA DE LONGE. DAÍ ELA DISSE, COM UM OLHAR DE ESTRANHEZA:

-  É AQUI MESMO? PORQUE NÃO ERA ASSIM QUE EU ME LEMBRAVA DESTE LUGAR, TEM CERTEZA SETH?

-  JÁ PASSOU MUITO TEMPO, NÃO PODIA ESTAR TUDO EXATAMENTE IGUAL NÃO É MÃE? MAS OLHE PARA A CASA AO LADO E NÃO TERÁ DÚVIDAS.

EU FIQUEI ALGUNS PASSOS ATRÁS E OLHEI PARA MINHA ANTIGA CASA, A CASA ONDE CRESCI COM MEUS IRMÃOS, SETH , MEUS PAIS E MEU AVÔ. FIQUEI EM SILÊNCIO E ENTÃO OUVI A TERESA FALAR, VOLTANDO A SE ANIMAR:

-  É MESMO, A CASA DOS PORTINARI ESTÁ DO JEITO QUE EU ME LEMBRAVA, NÃO MUDOU EM NADA, ESTÁ MUITO BEM CONSERRVADA.

-  O NONNO AINDA É O DONO E A MANTÉM ASSIM, DO JEITO QUE ERA. QUER VER MAIS DE PERTO? ELE ME EMPRESTOU A CHAVE, PORQUE SABIA QUE A SRA. IA QUERER REVER.

AH, ENTÃO ESSE FOI UM DOS SEGREDOS TROCADOS ENTRE OS DOIS NA NOITE PASSADA, ELE AUTORIZOU E ATÉ DEU AS CHAVES PARA QUE SETH ENTRASSE EM NOSSA CASA. ISSO NÃO ME SURPREENDEU, SIGNIFICAVA QUE PARA MEU AVÔ, O SETH ERA O MESMO DE ANTIGAMENTE, OU SEJA, ELE PODIA IR E VIR QUANDO BEM QUISESSE.

-  CLARO QUE EU QUERO VER TUDO! - TERESA CONCORDOU E FOI ANDANDO NA FRENTE ATRAVESSANDO A RUA. SETH OLHOU PARA TRÁS VENDO A MINHA RESISTÊNCIA EM IR COM ELES, ENTÃO ESTENDEU A MÃO E SORRIU DE MODO CONVIDATIVO, PARA TENTAR ME ANIMAR. MAS NO FUNDO EU SABIA QUE NÃO ERA UM CONVITE , ERA UMA TAREFA A SER EXCUTADA, INDEPENDENTE DE MINHA VONTADE. A TERESA ESTAVA COM TUDO E EU COM NADA NAQUELE PASSEIO. EU SEGUREI A MÃO DELE AINDA RELUTANTE E ELE SEGUROU FIRME EM MINHA MÃO, DIZENDO:

-  EU PROMETO TE COMPENSAR DE ALGUMA FORMA DEPOIS POR ESTAR TE FAZENDO VIR COM A GENTE NESSES LUGARES QUE CLARAMENTE NÃO TE FAZEM BEM ALGUM. MAS É POR ELA, PELA MINHA MAE, QUE VAI VOLTAR PARA NOVA YORK AMANHÃ TÁ? - TORNOU A SORRIR POR DETRÁS DAQUELE PAR DE ÓCULOS ESCUROS ESTILO AVIADOR, DISFARÇANDO UM POUCO A SUA PRESENÇA MARCANTE. QUANDO ELE SORRIU EU AUTOMATICAMENTE OLHEI AO REDOR PARA VER SE NÃO HAVIA NINGUÉM POR PERTO PARA RECONHECÊ-LO. E ELE PERGUNTOU - O QUE FOI? O QUE ESTÁ PROCURANDO?

-  AH, NADA SÓ CHECANDO PARA VER SE NÃO TEM NINGUÉM POR PERTO PARA TE RECONHECER, VOCÊ SABE, É TIPO UM HÁBITO, FAÇO O MESMO COM A MONAH ANTES DELA SAIR DA VAN QUANDO ESTAMOS TRABALHANDO...

-  ESTOU COMEÇANDO A FICAR COM INVEJA DE MONAH, POR TER VOCÊ COMO GERENTE DELA, ACHO QUE VOU TE CONTRATAR. NÃO SERIA LEGAL?

É O QUE?!!! ARREGALEI OS OLHOS DIANTE DA IDEIA ATERRORIZANTE DE FICAR COM ELE MAIS TEMPO QUE JÁ FICAVA. EU IA DIZER ALGUMA COISA, MAS AÍ A TERESA NOS CHAMOU PORQUE ELE ESTAVA COM A CHAVE E ELA QUERIA ENTRAR.

MINHA HISTÓRIA DE CINEMAOnde histórias criam vida. Descubra agora