CAPÍTULO 6 : BISBILHOTANDO

11 5 0
                                    

- O QUE !!!! - FIQUEI DE PÉ NUM SALTO NO INSTANTE SEGUINTE, A MINHA PORTA ESTAVA ABERTA E ENCONTRO SETH, AINDA COM O CELULAR AO OUVIDO, ME ENCARANDO COM UM SORRISO CÍNICO.

- PENSEI QUE ESTIVESSE NA CAMA...FOI O QUE DISSE AGORA MESMO. ELE ME VIU USANDO UM ROUPÃO DE BANHO BRANCO E OS CABELOS PRESOS NUM COQUE, FEITO DE MODO ESCULACHADO. - PELO VISTO A SUA COR PREFERIDA AINDA É O BRANCO. UAU, O SEU GALO ESTÁ BEM PIOR QUE O MEU, JÁ PÔS GELO NISSO AÍ? SUA CABEÇA TÁ MEIO DISFORME.

IGENOREI TUDO O QUE ELE DISSE E PERGUNTEI, DE CARA AMARRADA:

- QUE PAPO É ESSE DE QUE SOMOS VIZINHOS? ONDE VOCÊ MORA?

AINDA DO LADO DE FORA ELE APONTOU PARA UMA PORTA MAIS ADIANTE E AFIRMOU:

- ALI NO 308 .

- MENTIRA, ALI MORA UM VELHO SOLTEIRÃO DE QUASE CEM ANOS, A SOBRINHA VEM SEMPRE CUIDAR DELE, EU SEI. - O FULMINEI COM UM OLHAR INDIGNADO, COM CADA VEZ MAIS RAIVA DO TAL APELIDO, SR. CERTINHO. QUEM EM SÃ CONSCIÊNCIA, DEU-LHE ESSE APELIDO QUE NADA TEM A VER COM ELE?

- LAMENTO INFORMAR, MAS VOCÊ DEVE TER ANDADO OCUPADA DEMAIS PARA TER FICADO SABENDO QUE O VELHO DE QUASE CEM ANOS, BATEU COM AS BOTAS E MINHA AGÊNCIA LOCOU O APARTAMENTO PARA MIM, ANTES DE MINHA CHEGADA. É CONVENIENTE, PORQUE FICA A TRINTA MINUTOS DO ESTÚDIO. LOGO, EU NÃO ESTOU MENTINDO. SOMOS VIZINHOS E VOCÊ ME DEU ÓTIMAS BOAS VINDAS, SE CHOCANDO COMIGO NO ELEVADOR. - DEBOCHOU.

- LAMENTO NÃO TER NENHUM MEMBRO DO SEU FÃ CLUBE PRESENTE E NEM JOGAR CONFETES NA SUA PORTA, NÃO FAZ O MEU ESTILO. O QUE VOCÊ QUER EXATAMENTE? UM PEDIDO AINDA MAIS FORMAL DE DESCULPAS, TIPO EU ESCREVENDO UMAS DUZENTAS VEZES NUMA CARTA  E PONDO NO CORREIO ? OU VAI EXIGIR UMA GRANA MESMO, POR PERDAS E DANOS, COMO SE EU TIVESSE AMASSADO O PÁRA CHOQUES DO SEU CARRO?

- NÃO É ALGO QUE DEVÍAMOS DISCUTIR NA SUA PORTA, NÃO SERÁ MELHOR SE ME DEIXAR ENTRAR? - SUGERIU ELE, LEVANTANDO DE LEVE AS SOBRANCELHAS PERFEITAS, AO ME ENCARAR.

ELE QUER BISBILHOTAR A MINHA CASA COMO FAZIA ANTIGAMENTE, EU SEI, TÁ NA CARA QUE ELE ESTÁ CURIOSO! ORA, SERÁ QUE ELE AINDA NÃO CRESCEU? FALO A PRIMEIRA COISA QUE VEM EM MINHA MENTE:

- TE DEIXO ENTRAR, SE ME DISSER QUEM TE PÔS O APELIDO DE SR. CERTINHO!

- UMA JORNALISTA, O NOME ELA É SANDRA . SE QUISER, LIGO PARA ELA AGORA MESMO PARA CONFIRMAR! - ELE RESPONDE TÃO DEPRESSA QUANTO EU PERGUNTEI. ENTÃO ENTRA E FECHA A PORTA, PARA MEU ESPANTO. ELE CRUZA O PEQUENO HALL E, LOGO ESTÁ NA MINHA SALA E NOTA A TV LIGADA. EM SEGUIDA, VÊ O PRATO SUJO ONDE EU TINHA ACABADO DE JANTAR NA MESINHA DE CENTRO.

- EU ACHO QUE ESSE APELIDO NÃO TEM ABSOLUTAMENTE NADA, A VER COM A SUA PERSONALIDADE. - DIGO, PARA FAZER ELE PARAR DE OLHAR AO REDOR E VER A MINHA ESTANTE REPLETA DE DVDS E LIVROS. MAS NÃO SURTE EFEITO, ELE FALA ENQUANTO VAI ATÉ LÁ, BISBILHOTAR .

-  NÃO PEDI O APELIDO, APENAS ME DERAM E PEGOU, -  APANHA UM DVD E DIZ - OLHA SÓ... VOCÊ TEM TUDO AQUI DO CHANNING TATUM. EU O CONHEÇO, SABIA?

E ENTÃO, A ANTIGA ADOLESCENTE DESPERTA DENTRO DE MIM INESPERADAMENTE E DIGO, ME EMPOLGANDO:

- SÉRIO? VOCÊ CONHECE ELE? - MEUS OLHOS BRILHARAM QUANDO FALEI DESSE JEITO ? EU NÃO SEI DIZER.

ELE SORRIU CINICAMENTE E COLOCANDO O DVD DE VOLTA NO LUGAR, RESPONDE:

- TE PEGUEI NESSA...NUNCA O VI, NEM MAIS GORDO OU MAIS MAGRO. - CONCLUIU SECAMENTE E EU MURCHEI.

- JÁ TERMINOU SUA INSPEÇÃO? PODE IR PARA O SEU APARTAMENTO? EU REALMENTENÃO TENHO TEMPO E NEM QUERO FICAR AQUI DE CONVERSA COM VOCÊ. NÃO SEI SE DEU PRA NOTAR, MAS EU NÃO FIQUEI FELIZ EM TE REENCONTRAR, COMO TONY FICOU. E MENOS FELIZ AINDA, DE TER DE ENCONTRÁ-LO NO ESTÚDIO TODOS OS DIAS. TAMPOUCO, DE SABER QUE MORA NO APARTAMENTO DO MEU FALECIDO VIZINHO. TOMARA QUE ELE VENHA TE ASSOMBRAR E VOCÊ PREFIRA SE MUDAR. - ME SENTO E APÓS CRUZAR AS PERNAS, MEU PÉ COMEÇA A BALANÇAR, NUM GESTO DE PURA IMPACIÊNCIA. - SE EU PUDESSE ME MUDARIA, MAS NÃO POSSO.  QUERO TE  INDICAR UMA ÓTIMA IMOBILIÁRIA, PARA UMA CASA CHARMOSA EM SANTA MÔNICA, OU QUEM SABE, EM MALIBU? A BRISA DO MAR É TÃO ACOLHEDORA... - DOU UM SORRISO CÍNICO, SÓ PARA ELE SABER QUE ERA FALSA GENTILEZA.

- NÃO ACREDITO EM FANTASMAS...PARA O SEU DISSABOR, E NÃO PRETENDO ME MUDAR. ASSIM, - SE SENTOU AO MEU LADO E ME ENCAROU, PARA DIZER - ACHO QUE VAMOS TER QUE CONVIVER SPOON...

- NÃO ME CHAME DE SPOON, OUVIU BEM? - APONTO O DEDO INDICADOR EM DIREÇÃO A CARA DELE - NUNCA! JAMAIS! OU EU VOU CONTAR PRA TODO MUNDO, O TIPO DE FARSANTE QUE VOCÊ É!

- FARSANTE? POR QUE EU SOU UM FARSANTE? - ELE RIU, ACHANDO A ACUSAÇÃO RIDÍCULA.

- AH NÃO? O SENHOR CERTINHO É UM CAVALHEIRO, EDUCADO, INCAPAZ DE SEQUER DIZER UM PALAVRÃO? AH, AH AH! - FRISO OS 'AHS' COM TOM DE DESPREZO - VOCÊ NÃO FOI NADA DISSO QUANDO NOS ESBARRAMOS NO ELEVADOR! SE EU NÃO TIVESSE SAÍDO AS PRESSAS, IMAGINO QUE TERIA ME BATIDO, DE TANTA RAIVA! ACHA QUE EU QUERIA ESBARRAR EM VOCÊ, ÀS TRÊS HORAS DA MANHÃ? QUEM ESTARIA NO ELEVADOR, ÀS TRÊS HORAS DA MANHÃ? EU SÓ SAÍ POR UMA EMERGÊNCIA E NUNCA PODERIA IMAGINAR, QUE DARIA DE CARA COM ALGUÉM, MUITO MENOS UM FAMOSO ATOR DE TV! ENTÃO, VÊ SE PEGA LEVE, ACEITE O PEDIDO DE DESCULPAS QUE FIZ E VAZA!

- EU POSSO EXPLICAR O QUE FAZIA NO ELEVADOR ÀQUELA HORA E PORQUE ESTAVA TÃO MAL HUMORADO E PORQUE NÃO FUI GENTIL, NEM EDUCADO. - ELE TENTOU, MAS EU O CORTEI DIZENDO :

- EU NÃO QUERO SABER DE SUA VIDA, TÁ LEGAL? NÃO ME IMPORTA NENHUM POUQUINHO! A MINHA VIDA JÁ É MUITO COMPLICADA, ENTÃO NÃO QUERO ADICIONAR MAIS NADA A ELA. VAMOS FAZER DE CONTA QUE SOMOS APENAS VIZINHOS, VIZINHOS QUE NEM SEQUER SE CUMPRIMENTAM, NOS ELEVADORES E CORREDORES DO EDIFÍCIO. AH, E SERÁ ÓTIMO SE NINGUÉM FICAR SABENDO NO ESTÚDIO, QUE MORAMOS PRÓXIMOS UM DO OUTRO, ISSO VAI EVITAR UM MAR DE PROBLEMAS, VÁ POR MIM.

- OUVINDO VOCÊ FALAR, PARECE QUE A CELEBRIDADE AQUI É VOCÊ E NÃO EU. VOCÊ TEM GÊLO? -  ELE SE LEVANTOU E FOI ANDANDO PARA ACHAR A COZINHA. EU FUI LOGO ATRÁS DELE, QUE IA DE NOVO BISBILHOTAR. ELE ABRIU A GELADEIRA, MAS A LUZ INTERNA, NÃO ACENDEU. ASSIM COMO VÁRIAS OUTRAS COISAS, QUE EU TINHA EM CASA MAS, NÃO HAVIA CONSERTADO. A LUZ DA GELADEIRA ESTAVA ASSIM HÁ UM TEMPÃO E EU, JÁ ESTAVA ACOSTUMADA. - O QUE HOUVE, NÃO ACENDE? - ELE OLHOU CURIOSO E EM SEGUIDA SEM A MINHA PERMISSÃO, TIROU A LÂMPADA E A PÔS EM CIMA DA MESA. DEPOIS INSPECIONOU A GELADEIRA, EM BUSCA DO GÊLO, NA PORTA DE CIMA. MAS ENQUANTO ISSO, FALOU - VOCÊ NÃO COME EM CASA? SUA GELADEIRA PARECE O POLO NORTE , FRIO E VAZIO. AH, AQUI, O GÊLO. AGORA, ONDE ESTÁ A BOLSA DE GÊLO? - OLHOU AO REDOR, PENSANDO ONDE EU PODERIA GUARDÁ-LA, CASO TIVESSE UMA. -  GÊLO, PARA UMA BOLSA DE GÊLO, PARA PÔR NA SUA TESTA DEFORMADA. ENTENDEU AGORA? ESTOU TENTANDO SER GENTIL COM VOCÊ, PARA QUE NÃO ME CHAME DE FARSANTE POR AÍ. - JUSTIFICOU-SE.

- NÃO PRECISA SE PREOCUPAR, EU MESMA POSSO CUIDAR DA MINHA TESTA DEFORMADA. AGORA, VÁ EMBORA, EU TENHO MAIS O QUE FAZER, ALÉM DE FICAR CONVERSANDO COM UM BISBILHOTEIRO FEITO VOCÊ! - TOMEI O GÊLO DA MÃO DELE . PUS DENTRO DA PIA E CONCLUÍ - PODE FAZER O FAVOR DE SE RETIRAR, SR. CERTINHO?

-   QUER APROVEITAR PARA TRABALHAR UM POUCO NO ROTEIRO, É ISSO?

UM NOVO CHOQUE! PARALISEI. QUEM HAVIA CONTADO A ELE SOBRE MEU ROTEIRO? ISSO ERA UM ASSUNTO QUE NEM MEUS IRMÃOS SABIAM, ENTÃO COMO...

- VALENTINA ME CONTOU ANTES QUE EU SAÍSSE, QUANDO SEUS IRMÃOS NÃO ESTAVAM POR PERTO - ELE SE ADIANTOU EM EXPLICAR - ELA DISSE, QUE VOCÊ É MODESTA DEMAIS PARA PEDIR AJUDA A ALGUÉM, MAS ACHOU QUE EU PODERIA SABER E TE DAR UMA FORÇA, JÁ QUE SOMOS AMIGOS DE LONGA DATA.

- NÓS NÃO SOMOS AMIGOS DE LONGA DATA... - APOIEI A MÃO EM CIMA DA MESA DA COZINHA, AINDA ATURDIDA COM A ATITUDE DE VAL.

 - OK. - ELE DISSE INDO DE VOLTA A SALA, PRESTES A IR EMBORA - NÃO QUER MINHA AJUDA TUDO BEM, MAS QUANTO A FINGIR QUE SOMOS ESTRANHOS EU RECEIO QUE NÃO SEJA POSSÍVEL, PORQUE O TONY, ME PEDIU PARA CUIDAR DE VOCÊ, QUANDO SOUBE QUE ESTAMOS NO MESMO ANDAR DO MESMO EDIFÍCIO. E EU, CONCORDEI. AMANHÃ EU CONSERTO A LUZ DA SUA GELADEIRA. BOA NOITE E CUIDE DESSE GALO - E ENTÃO SAIU, DO MESMO JEITO COMO FAZIA QUANDO EU AINDA ERA UMA CRIANÇA, COMO SE A MINHA CASA FOSSE A DELE TAMBÉM.

TIVE UMA VONTADE IMENSA DE GRITAR E ESPERNEAR DE TANTA FRUSTRAÇÃO. MAS NÃO PODIA FAZER UM ESCÂNDALO TÃO GRANDE, SEM CHAMAR A ATENÇÃO DOS VIZINHOS. E QUANTO A VAL, AH, ELA IA OUVIR MUITO DE MIM QUANDO LIGASSE NO DIA SEGUINTE! NÃO IA DEIXAR BARATO! ELA FOI LONGE DEMAIS! 

MINHA HISTÓRIA DE CINEMAOnde histórias criam vida. Descubra agora