Dias antes

24 3 5
                                    

   Nota:
   Boa leitura!
📚
👪👨‍👩‍👦👨‍👩‍👧‍👦👭🧑‍🤝‍🧑👩‍👧‍👧👩‍👧‍👦👩‍👦‍👦

   O professor e técnico Thiago, fez  um treino dos meninos do quarto ano com os meninos do quinto ano. E os meninos do quarto ano perderam de quatro a dois. Um gol feito pelo Daniel e outro pelo Samuel.

   O pior não foi a derrota, foi que os meninos do quinto ano comemoravam a Vitória e caçoavam dos meninos do quarto ano.

   O professor Thiago disse em particular ao capitão do time, Daniel:
   _ Daniel, eu compreendo que você goste muito dos seus amigos.  Contudo, não seria melhor deixar o Jorge e o Adriano que estão com o menor desempenho ficarem na reserva?

   Daniel responde:
   _ Professor, vamos dar uma chance a eles. É só a gente ter mais um treino que eles pegam o jeito, com certeza.

   O professor Thiago falou:
   _ Daniel, eles não se esforçam, e suas condições físicas estão muito abaixo do necessário para uma partida de noventa minutos. Eles não vão aguentar. Vão acabar atrapalhando o restante da equipe. Futebol é um jogo de equipe, se um está mal, isso prejudica o desempenho dos demais jogadores, é como um efeito dominó.

   Daniel perguntou:
   _ E, e eles fizessem um treino especial?

   O professor Thiago respondeu:
   _ Seria ótimo, se nós tivéssemos mais tempo para isso.

   Jorge, que passava ali por perto ouviu tudo.

   Um tempo depois, houve uma reunião, onde os meninos tiveram de decidir se o Adriano e o Jorge ficariam no time principal. Claro, que sem os dois presentes.

   Jorge, que já sabia de tudo, ficou de longe escondido observando e viu que a maioria queria o Adriano no time principal e ele na reserva, então o professor Thiago falou:
   _ Chega! Vocês não estão votando com base no futebol, e sim em suas questões pessoais. Com isso, percebo que vocês ainda são muito imaturos para tomar decisões sérias. Por isso, os dois vão ficar no time principal. Não sei o que vocês têm contra o Jorge, não sei o que ele fez a vocês, porém, o que está em jogo aqui é a vitória ou a derrota.

   Samuel disse:
   _ Se o Felipe estivesse aqui, com certeza a gente teria ganho deles.

   O professor Thiago respondeu:
   _ E o Felipe iria carregar o time todo sozinho nas costas? E, até quando? E se alguma coisa acontecer, e ele não puder jogar? O que vocês vão fazer? O maior erro de um time é esse, ficar contando com um ou mais jogadores que se destacam mais. Cada um têm que se esforçar ao máximo na sua parte, pois todos no time são igualmente importantes, independente da posição em que joga, ou se é reserva ou jogador principal. Coloquem isso na cabeça de você, caso contrário, a derrota de vocês já está certa. E não importa o quanto vocês treinem, se não houver amizade sincera na equipe, nunca vão chegar a lugar algum,porque é aqui que vocês estão treinando para encarar seus futuros obstáculos na vida.

   Após estas palavras do professor, os alunos de cabeça baixa, não tiveram coragem de dizer mais nada.

   O professor Thiago, depois conversou novamente com o Daniel e disse que manteve os dois na equipe principal para ver se eles se animassem e aumentassem seus rendimentos, porém, pediu ao Daniel para pensar com calma em casa sobre o assunto, pois é melhor que seus amigos fiquem na reserva, pois se eles começarem a tomar gol no primeiro tempo, isso vai esfriar o ânimo dos demais jogadores da equipe, e vai ser difícil de recuperar.

   Então, o Daniel perguntou:
   _ Então, por que o senhor não os coloca na reserva logo?

   O professor Thiago respondeu:
   _ Por dois motivos. Um é que o time estava decidindo pela emoção, e não pela razão, o outro, é  que no campo, eu não vou estar lá, vocês é que vão ter que tomar suas próprias decisões, certas ou erradas. Se vocês ficarem dependendo de mim o tempo todo para decidir por vocês. Como vai ser na hora da partida? Eu só tenho um visão do ângulo do campo, vocês têm várias e podem encontrar melhor a brecha que o inimigo vai deixar para vocês agirem. E você como capitão, Daniel, seu papel não é só liderar, é procurar o melhor caminho a seguir e orientar seus amigos na direção deste caminho. No entanto, para isso, não pode haver rixas ou questões pessoais mal resolvidas. Não se foque apenas na vitória, ela é melhor, quando seus amigos não ficam prostrados pelo meio do caminho. Entendeu, Daniel?

CARROSSEL TWO.Onde histórias criam vida. Descubra agora