Miguel.

118 6 0
                                    

NOTA:
  DESEJO UMA BOA LEITURA.
♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡

  Estavam chegando os alunos na Escola Mundial e como sempre,Valéria chega perto do Firmino e diz:
   _  Firmino, como é que a Bruxa sai na chuva?
  Firmino pensa e depois diz:
  _ Não faço a menor idéia.
  Paulo chega e diz:
  _ Eu sei, de rodo!
  E sai correndo antes de apanhar. Valéria corre atrás dele e Davi grita:
  _ Valéria, me espera!
  Firmino sorri e diz:
  _ Parece que este ano as coisas não mudaram muito
do ano passado para cá.
  Chegam na escola, uma mulher com uma criança recém-nascida e um menino de aproximadamente dez ou onze anos.
  Firmino aproxima-se destes e pergunta  educadamente, sorrindo:
  _ Bom día, senhora. Com quem deseja falar?
  A mulher, um pouco nervosa e tímida um e um tanto ansiosa diz:
  _ Bom día... .Eu preciso falar com a diretora. Meu filho ganhou uma bolsa de estudo para estudar nesta escola, eu vim aqui, fazer a matrícula dele. É esse aquí.,Miguel.
  Miguel estava distraído  observando as crianças brincando no pátio.
  Firmino diz:
  _ Ah! Sim! A senhora trouxe todos os documentos necessários?
  A mulher diz um pouco mais entusiasmada:
  _ Claro, trouxe tudo direitinho!
  Firmino pergunta:
  _ Como a senhora se chama?
  A mulher responde:
  _ Meu nome é  Valentina.
  Graça aproxima-se deles a elogiar a bebê dizendo:
  _ Que gracinha! Que menina linda! Não é  Firmino?
  Firmino concorda e diz:
  _ Claro, Graça. É muito linda mesmo.
  Graça preocupada comenta:
  _ Dona, a senhora deveria estar de resguardo em casa agora.
  Dona Valentina responde:
  _ Eu vim aqui pra fazer a matrícula do meu filho.
  Graça, curiosa, pergunta:
  _ E o pai? Por que não pode vir? Está trabalhando?
  Dona Valentina fica meio sem graça, mas responde:
  _ Eu não  tenho marido, sou mãe solteira.
  Graça fica meio sem graça e tenta corrigir a gafe dizendo:
  _ Isso não tem importância, dona, isso é  tão comum hoje em dia, o que mais se vê por aí  é  mãe solteira...também,  esses home safados que não  assumem os filhos que põe no mundo!
  Firmino interrompe Graça dizendo:
  _ Dona Valentina, venha comigo que a diretora vai te receber agora.
  Enquanto isso, às crianças conversavam no pátio  da escola.
  Davi diz ao Daniel:
  _ Já está quase na hora de bater o sinal.
  Diz Daniel olhando seu relógio de pulso:
  _ Faltam exatamente cinco minutos.
  Margarida observava o Daniel, de longe, sonhando acordada e leva um susto quando Valéria chega de repente e lhe diz:
  _ Pára de babar Margarida! Se não, vai precisar de um babador. Você  está  dando muito na pinta, disfarça melhor.
  Margarida irritada, defende-se dizendo:
  _ Que isso, Valéria? Dando na pinta do quê?
  Valéria responde de forma irônica:
  _ Só cego não  vê que você  está caidinha pelo Daniel.
  Margarida, irritada olha para Valéria, contudo o sinal toca.
  Na sala da diretora, logo que dona Valentina entra com seus filhos a diretora olha-os dos pés a cabeça com desprezo, e diz, fazendo-se de desentendida:
  _ O que a senhora deseja? Posso ajudá-la em alguma coisa?
  Dona Valentina, não se sentindo nada a vontade pelo jeito que a diretora a olhava, diz:
  _ Meu filho ganhou uma bolsa de estudo e...
  Antes que dona Valentina pudesse terminar de dizer, a diretora Olívia a interrompe dizendo:
_ Não é  bem assim, senhora, ele foi escolhido para concorrer a uma bolsa integral [olhou-a novamente dos pés à cabeça]_ O que não  é  o caso de vocês pelo que vejo, no caso de vocês,se ele deseja mesmo a tal bolsa, terá de fazer   uma prova de admissão onde a nota mínima para ser aprovado terá de ser sete, talvez  fosse mais viável se o menino continuasse a frequentar a escola pública onde está matriculado. Esta escola pública onde ele está é uma ótima escola, conheço a diretora de lá, ela é  minha amiga, inclusive, já deu aula aqui na escola Mundial, e é uma excelente diretora.
  Dona Valentina, indignada diz:
  _ Filho, vamos embora daqui. Eu sei quando não me querem em algum lugar, sou pobre, mas não tenho necessidade de ficar me humilhando aquí Perante uma diretora que esnoba as pessoas e pensa que tem o rei na barriga.
  Miguel olha para dona Valentina com os olhos marejados e diz:
  _ Por favor, mãe,  eu faço a prova. Por mim, me ajuda, por favor!
  
Na sala de aula, a professora Helena falava com as crianças:
  _ Crianças, abram o livro de vocês na página cinco. Por favor Laura, leia o texto em alta voz:
  Laura lê:
  _ Espinhas. Por mais estranho que pareça, as espinhas são causadas por algo que faz bem à sua pele.
  Por volta dos treze ou quatorze anos, os seus hormônios estão trabalhando ativamente nas glândulas sebáceas.
Essas glândulas fazem parte da pele. Sua função é  produzir uma espécie de óleo grosso, que mantém a pele elástica e saudável, evitando que resseque.
  Justamente nessa época da sua vida, às glândulas sebáceas ficam muito entusiasmadas e produzem muito mais óleo do que a sua pele necessita.
  Esse óleo extra fica entalado nos minúsculos orifícios de sua pele, chamados "poros".[...].E a consequência é que lá  vem uma nova espinha para chatear você.
Peter Mayler.

  Logo que Laura termina de ler a professora Helena diz:
  _ Muito obrigada Laura. Pode sentar-se por favor [dirigi-se  a turma e diz]_ Agora, eu quero que vocês respondam o questionário do texto, em silêncio e vai valer nota.

  Na sala da diretora esta dizia ao Miguel e a dona Valentina:
  _ Bom, agora que vocês entenderam que a vaga dele não está garantida. A prova será neste dia aquí marcado. Aquí está todo o conteúdo,  não pode se atrasar, nem usar calculadora. Você ganha um kit com livros e uniforme completo, menos os sapatos, que ficará por conta de vocês. Isso, é cortesia do senhor Morales, porém, só este ano. À partir do ano que vêm o custeio com material didático e uniforme ficará por conta dos responsáveis. Estamos tendo um problema com os novos uniformes da escola Mundial, e assim que chegarem, os responsáveis serão avisados, portanto, se seu filho for admitido, poderá vir sem uniforme até os novos uniformes chegarem. Aconselho não cancelarem a matrícula na outra escola. Acho que é só isso, entenderam?
  Dona Valentina franse o cenho e diz:
  _ Sim, senhora.
  Após saírem, entra a professora Matilde na sala da diretoria dizendo:
  _ Com sua licença, senhora diretora. Posso lhe falar?
  A diretora Olívia ajusta-se em sua confortável cadeira giratória e diz sorrindo:
  _ Mas é claro, Matilde. Mas, antes, deixe-me te perguntar uma coisa[aproxima-se o corpo de sua mesa como se fosse cochichar  um segredo]_ Você viu esta gente que saiu daquí? Não têm onde caírem mortos. Eu não acredito que este menino vá tirar nota boa na prova. E mais,mesmo que por algum milagre ele passe na prova duvido que esta mulher no ano que vem consiga comprar o material escolar do filho.
  Matilde então responde:
  _ Não sei, senhora diretora, contudo acho que ele não vai conseguir. Coitadinho! Ele é só uma criança. Tão jovem, é sem esperança de um bom futuro. Se na escola particular aquí  do Brasil não  está lá essas coisas, imagine o caus que está a educação pública. Pobrezinho!
  A diretora diz:
  _ Pobrezinho! Se a gente tentar ajudar a todos os pobrezinhos que querem estudar aquí, a escola vai falir e nos levar com ela para o fundo do poço. Eu só estou zelando pelo meu emprego, Matilde, e até  onde eu saiba, isso não é crime.
  Matilde diz:
  _ É,  olhando por este lado, a senhora até que tem razão.
A diretora Olívia ajusta-se na cadeira e diz:
_ Claro que eu tenho Matilde, claro que eu tenho.  Eu sempre tenho razão.  Estas mulheres ficam arrumando filhos nas baladas sem o menor planejamento, às vezes nem sabem quem é o pai. Depois, quem têm a obrigação  de pagar a educação destas crianças bastardas somos nós, cidadãos que trabalhamos a metade do ano só para pagar impostos. Agora, ela acha que somos obrigados a dar uma bolsa integral ao filho dela?
  Matilde diz:
_ Realmente, o senhor Morales têm um bom coração.
A diretora Olívia  diz:
_ Ah! Bom coração.  E é  esse bom coração que vai levá-lo à ruína. Mas no que depender de mim, não deixarei o senhor Morales afundar a escola  Mundial. Não pretendo jogar os anos que trabalhei aquí no brejo. Essa escola é  um pouco minha também. E Matilde, o que queria falar comigo?

Nota:
Espero que tenham gostado.
Quem será que está com a razão? O senhor Morales ou a diretora?
Este é realmente um tema bastante polêmico.
Aos poucos estou incluindo os alunos novos. Logo terá mais cenas com as crianças.
Muito obrigada por ler. E se puder comentar ficarei muito feliz.🥰

   
 

 

CARROSSEL TWO.Onde histórias criam vida. Descubra agora