Um dia nada comum.

66 2 4
                                    

Nota:
Uma excelente leitura.😘.
Não se esqueça de ouvir a música. Ok?

_______________________
  Sexta-feira, 03 de março, pela manhã.
  Na Escola Mundial, Daniel e Davi, percebem o abatimento do Cirilo.
  Daniel, muito preocupado com seu amigo aproxima-se e pergunta:
  _ Cirilo, por que você está assim? Aconteceu alguma coisa?
  Cirilo responde quase chorando:
  _ Aconteceu. Meus tios sofreram um acidente. Meu tio morreu, e meu pai foi visitar minha tia ontem no hospital, aí eles conversaram e fizeram às pazes. Aconteceu que de madrugada, o pessoal que trabalha no hospital ligou lá para casa dizendo que minha tia faleceu. Eu sei que eu não os conheci pois minha tia estava brigada com meu pai e os dois não se falavam. Mesmo assim, eu queria ter conhecido eles. Eu penso agora na minha prima, Daniel. O que vai ser dela agora? Como ela vai ficar triste quando souber que seus pais morreram.
  Davi muito comovido diz:
  _ Que coisa horrível, Cirilo, eu sinto muito.
  Cirilo diz:
  _ Quando meu pai, no hospital fez às pazes com minha tia,  ele prometeu para minha tia que vai cuidar da minha prima. Papai nos disse que até parece que ela estava pressentido que iria morrer. Agora, meu pai vai buscar a minha prima, quando ela tiver alta no hospital. Ela vai morar com a gente lá em casa, e vai estudar  aquí na nossa escola.
  Daniel diz:
  _ Cirilo, agora sua prima vai precisar de todo apoio de vocês, de todo carinho, para ela superar este momento difícil da vida dela. Eu sei que nunca se supera a dor da perda de alguém que a gente ama, mas é necessário seguir em frente. Você terá que ter muita paciência, porém eu acredito que você conseguirá Cirilo, afinal, paciência é seu segundo nome, Maria Joaquina está aí de exemplo disso.
  Cirilo diz:
  _ Obrigado Daniel e Davi, vocês dois são bons amigos.
  Davi diz:
  _ E se precisar de qualquer coisa, qualquer mesmo. Estamos aí.
  Cirilo responde:
  _ Valeu!
 
  Na sala de aula...
  A professora Helena entra sorrindo e diz:
  _ Bom dia, crianças!
  As crianças em coro respondem:
  _ Bom dia, professora Helena!
  A professora Helena observa o Kokimoto que estava muito quieto na sala, sentado e de cabeça baixa, e não aprontando e pulando como nos outros dias.
  Então, a professora aproxima-se e perguta-lhe:
  _ Está tudo bem com você Kokimoto?
  Kokimoto responde:
  _ Não professora. Acontece que meus avós e tios moram em uma cidade do Japão, próximo ao Monte Fuji. O Monte Fuji está prestes a entrar em erupção à qualquer momento, teve até um terremoto lá. As pessoas da cidade vão ser retiradas de lá. Eu acho que eles vão vir para cá.
  A professora Helena diz preocupada:
  _ É mesmo, eu vi sobre isso no noticiário ontem à noite. Que lamentável! Mas, Kokimoto, seus avós e tios vão ser retirados da área de perigo. Você não tem motivos para ficar tão preocupado assim. Os repórteres disseram que o governo japonês está tomando todas as providências.
  Kokimoto se explica:
  _ Eu sei professora, acontece que os gases e a fuligem que sai do vulcão fazem muito mal à saúde. Não quero que meus avós adoeçam, principalmente a minha avó, que tem problemas respiratórios. E tem mais uma coisa...
  A professora Helena pergunta curiosa:
  _ Tem mais o que, Kokimoto?
  Kokimoto disfarça sorrindo:
  _ Nada professora, a senhora tem razão, eles vão ficar bem.
  Daniel diz:
  _ Professora Helena.
  A professora olha para o Daniel e este continua a dizer:
  _ Professora, a tia do Cirilo morreu hoje de madrugada.
  A professora Helena diz muito triste:
  _ Oh, Cirilo, eu sinto muito. Mas por que você veio a aula hoje? Por que não ficou em casa?
  Cirilo responde:
  _ Os meus pais saíram para agir o enterro da minha tia. E eles me mandaram para escola para eu não ficar sozinho em casa. Eles disseram que quando acabar a aula eles vêm me buscar. Eu acho que o enterro vai ser hoje mesmo. Só estão esperando os meus tios que moram na roça chegarem para o enterro.
  A professora Helena diz:
_ Já que é assim, você pode ficar. Mas se não estiver se sentindo bem, você pode ficar no pátio, se quiser.
  Cirilo responde:
  _ Agradeço professora, mas quero ficar na sala.
  A professora Helena diz:
  _ Eu sinto muito por sua tia. Qualquer coisa que precisar, você sabe onde moro. E me avise a hora do enterro, eu gostaria muito de apoiar sua família neste momento tão difícil embora eu não a tenha conhecido.
  Depois disso a professora Helena vai até  o quadro é começa a escrever.

  Pronomes.
  Leia as frases abaixo:
  Meu nome é Daniela.
  Eu sou muito alegre.
 
  Este menino é André.
  Ele é um menino estudioso.

  Vera e André gostam de estudar.
  Eles são bons amigos.

  As palavras eu, ele é eles estão substituindo o nome ou o substantivo.

  Pronome é a palavra que substitui o nome ou o substantivo.

  A professora Helena diz:
  _ Vocês entenderam? Ou ainda têm alguma dúvida?
  Valéria diz:
  _ Professora, se eu quiser substituir o nome do Jaime, posso substituir por elefante?
  As crianças da turma começam a rir da piada da Valéria, contudo Jaime reage irritado dizendo:
  _ E eu vou substituir o seu por barata descascada! Se bem que isso é uma ofensa pra coitada da Jurema.
  A professora Helena diz um pouco chateada:
  _ Crianças, parem com isso![logo após, dirige -se a Valéria e diz]_ Valéria, mais uma gracinha e leva advertência.[dirige -se ao Jaime e diz]_ Jaime, por farvor, copie em silêncio.
  Jaime reclama:
  _ Ela quem começou professora!
  A professora Helena levanta-se da cadeira e diz olhando para o Jaime:
  _ Não importa quem começou. Copiem em silêncio. Isso, é matéria para prova. Vocês querem brincar o ano todo, e depois no final de ano ficam desesperados para conseguir nota. Não adianta chorar depois, ou vocês levam o estudo à sério, ou vão perder de ano.
  A professora Helena respira fundo, tenta acalmar-se e diz:
  _ Tem um trabalho que eu quero que vocês façam em casa. Uma redação sobre o dia Internacional da mulher.  Pesquisem tudo sobre o dia Internacional da mulher, origem, e outras coisas que já vou colocar no quadro e no final do trabalho, a opinião de vocês com suas palavras. Se vocês acham que as mulheres de hoje em dia já conquistaram reconhecimento na sociedade, se falta ainda alguma coisa para conquistarem.  Também quero que vocês escrevam sobre alguma mulher que vocês admiram ou consideram uma guerreira. Pode ser a mãe de vocês,  uma escritora, atriz ou cantora. Se conseguirem entrevistar esta pessoa, será melhor ainda. Colocarei as perguntas no quadro. Podem entregar o trabalho até sexta-feira,  vai valer vinte pontos. Só não esqueçam de fazer o trabalho.
  Cirilo pergunta:
  _  Professora Helena, minha prima vai estudar aquí, se ela estiver na minha série ela vai poder fazer o trabalho e entregar?
  A professora Helena responde:
  _ Claro Cirilo, os alunos novos que entrarem terão um tempo maior para entregar.
  Maria Joaquina responde:
  _ Professora, até quando vão ficar entrando alunos novos na escola?
  A professora Helena responde:
  _ Maria Joaquina, não sei te responder, acredito que só a diretora Olívia e o senhor Morales tenham a resposta.

Nota:

Espero que tenham gostado.🙋‍♀️🥰.

 
 
 

CARROSSEL TWO.Onde histórias criam vida. Descubra agora