Mais uma vez o dia passou mais rápido do a minha capacidade de reagir. Porém, ao chegar na escola do dia seguinte, percebi que esse iria ser um dia diferente. Conforme entrava na escola, notava uma agitação diferente. Haviam muitas pessoas ao redor do quadro de informações, notei uma multidão de meninos se aglomerando ao redor. A curiosidade me fez acelerar os passos.
- Por que toda essa agitação? O que está acontecendo? - perguntei a Gabriel, que estava no meio da multidão.
- Tu não te informa de nada, gata? Estamos esperando o professor colocar o resultado da seleção do time da escola. A lista de quem passou e quem não passou - respondeu Gabriel com um tom de superioridade.
O professor de Educação Física, que também era o treinador, chegou visivelmente agitado e começou a fixar duas folhas no quadro. Uma era a lista dos aprovados e a outra dos não aprovados. Meu coração acelerou ao ver o nome de Eric na lista dos aprovados. Eu estava prestes a considerar o impacto disso em minha rotina - se Gabriel e Eric foram aprovados, isso significava que eu teria que vê-los jogando e treinando na quadra.
Mas, de repente, Gabriel me puxou pelo pescoço e me deu um beijo repentino e inesperado. Fiquei totalmente sem reação, confusa e atônita. Quando ele se afastou, estava radiante.
- Passei, gata! Agora tu tá namorando um cara que joga no time da escola. Tá vendo? - disse Gabriel, animado.
Eu fiquei perplexa, com a mente em turbilhão, sem entender muito bem o que estava acontecendo. Gabriel parecia mais animado do que a ocasião realmente pedia.
Enquanto a euforia de Gabriel começava a se dispersar, eu ouvi um burburinho vindo do quadro de avisos. Alguns alunos estavam reclamando, dizendo:
- Que é isso, professor?
- Que é isso?
- Calma, calma. Leiam antes de perguntar. Quem passou tem que vir ajustar o uniforme hoje à noite. E para quem não passou, não se preocupem. Pode ser que a gente precise de um time reserva, então ainda há uma chance - explicou o professor.
Os alunos começaram a se dispersar, mas a informação de que Gabriel e Eric estavam entre os aprovados, o que só aumentava minha ansiedade.
Depois de algum tempo, o sinal soou e todos foram para suas respectivas salas para o primeiro horário. Era aula de Ciências, e eu estava completamente alheia ao que estava acontecendo ao meu redor. A cena na sala de aula começou a se desenrolar como um filme que eu não sabia que estava prestes a assistir.
Na aula, Gabi foi chamada pelo professor para uma demonstração com um pó colorido. Enquanto ela estava manipulando o pó, um acidente ocorreu: ela esbarrou na mesa enquanto segurava o fraco, fazendo todo o pó azul voar em direção a sua blusa e no rosto. O azul começou a se espalhar rapidamente.
- Desculpa, Gabi. Eu deveria ter colocado um jaleco em você antes. Isso não era para acontecer. Vamos tentar limpar isso - disse o professor, visivelmente constrangido.
Gabi tentava limpar o pó do rosto e da blusa, mas estava difícil. Alguns alunos riam discretamente, e Gabriel aproveitou para fazer uma piada:
- Olha lá, a Gabi virou um Smurf!
A situação estava começando a incomodar, mas, ao invés de entrar na onda das piadas, Erick abriu sua mochila, retirou uma farda extra e se dirigiu a Gabi.
- Ei, Gabi, se for por causa da farda, calma. Eu trouxe outra. Pode usar até você conseguir limpar a sua - ofereceu Erick.
- Obrigada, Erick! - respondeu Gabi, recebendo a blusa.
O professor permitiu que Gabi fosse ao banheiro se trocar e terminar de tirar o azul que ainda estava nela.
A diferença entre o comportamento de Erick e Gabriel era evidente. Enquanto Gabriel estava rindo da situação, Erick estava sendo genuinamente prestativo e solidário.
Enquanto eu observava a cena, percebi a transformação em Erick. Ele estava longe do garoto que costumava fazer piadas e se envolver em situações desconfortáveis. Sua atitude demonstrava uma maturidade que eu não esperava dele, e isso me fez refletir.
Eu começava a considerar que talvez fosse uma boa ideia recomeçar, começar do zero. Erick tinha muitos pontos positivos. Ele era o único fã de Morat que eu conhecia além de mim, ele amava filmes antigos, ele gosta de ler e, mais importante, ele era um irmão mais velho responsável. Talvez voltar a ter Erick na minha vida, dessa vez como amigo, fosse uma boa ideia. Uma relação saudável e sem os complicados sentimentos do passado poderia ser exatamente o que eu precisava.
No entanto, enquanto observava a cena de Erick ajudando Gabi, não pude deixar de comparar o comportamento de Gabriel com o de Erick no passado. Gabriel estava demonstrando todos os defeitos que Erick tinha: a tendência para fazer piadas de mau gosto, e o fato de se associar com pessoas como Maurício. Era como se Gabriel tivesse se tornado uma versão piorada do que Erick era antes. Enquanto Erick tinha abandonado essas atitudes e se distanciado de pessoas como Maurício, Gabriel parecia ter absorvido todos esses comportamentos negativos. Eu me lembrei de como o Gabriel parecia estar feliz apenas por estar perto do Erick quando fizemos aquele trabalho de sociologia juntos. Acho que ele era fã de Erick, mas assim que pode, se tornou igual a ele. Agora, Gabriel estava fazendo exatamente a mesma coisa que Erick fez comigo, dar um apelido ruim, chamando Gabi de "Smurf". Isso me fez perceber o quanto Erick tinha mudado para melhor e como eu ainda tinha esperanças de reconectar com a versão mais madura dele.
Enquanto eu assistia Erick ajudando Gabi e mostrando um lado mais maduro e compreensivo, eu sentia que estava finalmente pronta para tentar uma nova abordagem. O que eu via era um Erick diferente, alguém com quem talvez eu pudesse estabelecer uma amizade verdadeira.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Entre Ódio e Desejo
RomanceRaquel se muda do interior para a cidade e começa a estudar com Milena, uma garota popular e carismática. No entanto, Raquel se vê atraída por Erick, o namorado dela. Enquanto Erick usa Milena para satisfazer seus próprios desejos e alimentar seu eg...