OS PRIMEIROS DISCÍPULOS.
No dia seguinte João estava ali novamente com dois dos seus discípulos. Quando viu Jesus passando, disse:
- Vejam! É o Cordeiro de Deus!
Ouvindo-o dizer isso, os dois discípulos seguiram a Jesus. Voltando-se e vendo Jesus que os dois o seguiam, perguntou-lhes:
- O que vocês querem?
Eles disseram:
- Rabi", ( que significa Mestre ), "onde estás hospedado?
Respondeu ele:
- Venham e verão.
Então foram, por volta das quatro horas da tarde, viram onde ele estava hospedado e passaram com ele aquele dia. André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o que João dissera e que haviam seguido a Jesus. O primeiro que ele encontrou foi Simão, seu irmão, e lhe disse:
- Achamos o Messias" ( isto é, o Cristo ).
E o levou a Jesus. Jesus olhou para ele e disse:
- Você é Simão, filho de João. Será chamado Cefas" ( que significa Pedro ).
No dia seguinte Jesus decidiu partir para a Galiléia. Quando encontrou Filipe, disse-lhe:
- Siga-me.
Filipe, como André e Pedro, era da cidade de Betsaida. Filipe encontrou Natanael e lhe disse:
- Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José.
Perguntou Natanael:
- Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá?
Disse Filipe:
- Venha e veja.
Ao ver Natanael se aproximando, disse Jesus:
- Aí está um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade.
Perguntou Natanael:
- De onde me conheces?
Jesus respondeu:
- Eu o vi quando você ainda estava debaixo da figueira, antes de Filipe o chamar.
Então Natanael declarou:
- Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!
Jesus disse:
- Você crê porque eu disse que o vi debaixo da figueira. Você verá coisas maiores do que essa! E então acrescentou: Digo-lhes a verdade: Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.
( Jo 1. 35 - 51 NVI )Este é o início do ministério público de Jesus, a primeira coisa que acontece, é o chamado dos primeiros discípulos. Jesus não realizou seu ministério sozinho, mas teve junto a si, homens dispostos a ajudar na proclamação do evangelho.
Dois dos discípulos de João, de pronto, seguem a Jesus, um dos dois era irmão de Simão Pedro, mais a frente ele apresenta Jesus ao seu irmão, o pescador " Pedro " .
No dia seguinte encontraram Felipe. O texto revela que aqueles homens conheciam as escrituras e o que ela falava a respeito de Jesus, percebemos isso no encontro deles com Natanael, que, a princípio questiona, mas quando Jesus fala algo particular da vida de Natanael, ele logo crê.
É os primeiros passosde Jesus e seus discípulos, os primeiros seguidores, que experimentaram coisas grandiosas no decurso desta jornada. O evangelho da salvação está em pleno curso, e aqueles simples homens, sequer imaginam a grandiosidade do acontecimento. Jesus de Nazaré, o filho de Deus, o próprio Deus encarnado, segue em sua missão de resgatar a humanidade perdida.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A VIDA DE JESUS.
SpiritualA vida de Jesus é contada através dos quatro evangelhos, Mateus, Marcos, Lucas e João. Cada evangelista trás uma visão da vida do mestre, contando tudo quanto ele fez, no entanto, há pequenas diferenças entre os textos contidos nestes evangelhos. ...