# 40 #

26 2 0
                                    

ACERCA DO JEJUM.

     E eles lhe disseram:
     - Os discípulos de João jejuam e oram freqüentemente, bem como os discípulos dos fariseus; mas os teus vivem comendo e bebendo.
     Jesus respondeu:
     - Podem vocês fazer os convidados do noivo jejuar enquanto o noivo está com eles? Mas virão dias quando o noivo lhes será tirado; naqueles dias jejuarão - Então lhes contou esta parábola: "Ninguém tira remendo de roupa nova e o costura em roupa velha; se o fizer, estragará a roupa nova, além do que o remendo da nova não se ajustará à velha. E ninguém põe vinho novo em vasilhas de couro velhas; se o fizer, o vinho novo rebentará as vasilhas, se derramará, e as vasilhas se estragarão.
Pelo contrário, vinho novo deve ser posto em vasilhas de couro novas. E ninguém, depois de beber o vinho velho, prefere o novo, pois diz: ‘O vinho velho é melhor! ’ "
( Lc. 5. 33 - 39 NVI )

Estamos diante de um questionamento, do motivo que os discípulos de Jesus não Jejuavam, comparando-os com os de João, e os religiosos da época, que Jejuavam. Jesus respondeu em forma de parábola, mas o entendimento das suas palavras, na essência, eram simples, embora aqueles homens não houvessem compreendido.
Jesus é o noivo, estando ele presente, não haveria necessidade de tristeza, mas alegria e festa. Bem como, o casaco velho citado no texto, representa o judaísmo, e o pano novo, a fé messianica. Assim como o vinho novo, também representa a fé messiânica, e os odres velhos, o judaísmo em seus moldes antigos e endurecidos. A obra que Jesus realizava, a fé simples no filho de Deus como salvador, não se encaixava, como não se encaixa nos moldes judaicos antigos. O significado dessa figura, é que o vinho novo da vida messianica não pode ser derramado em formatos religiosos antigos, sendo os mesmos rígidos. Como traduzido aqui, a questão é que o único odre que pode receber o vinho novo da vida messiânica num ambiente judeu é um judaísmo adequadamente renovado, restaurado, recondicionado e feito fresco, como o judaismo messiânico do século 1 e deseja ser agora.

A VIDA DE JESUS.Onde histórias criam vida. Descubra agora