JESUS NA CASA DE LEVI.
Depois disso, Jesus saiu e viu um publicano chamado Levi, sentado na coletoria, e disse-lhe:
- Siga-me.
Levi levantou-se, deixou tudo e o seguiu. Então Levi ofereceu um grande banquete a Jesus em sua casa. Havia muita gente comendo com eles: publicanos e outras pessoas. Mas os fariseus e aqueles mestres da lei que eram da mesma facção queixaram-se aos discípulos de Jesus:
- Por que vocês comem e bebem com publicanos e ‘pecadores’?
Jesus lhes respondeu:
- Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento.
( Lc. 5. 27 - 32 NVI )Eis o encontro de Jesus com mais um discípulo, no caso, Levi, também chamado de Mateus. Este discípulo tinha um emprego que não era bem visto na época, muitos dos seus irmãos o desprezava por tal ofício, mas Jesus, chegando-se a ele, lançou-lhe o convite. Não era apenas as palavras ditas de Jesus, " siga-me", certamente que, o olhar compenetrante sobre Levi moveu no mais profundo da sua alma, que de pronto, atendeu ao chamado do mestre.
A alegria de Levi por ser chamado porJesus foi tal, que deu um grande jantar em sua casa, havia muitas pessoas no jantar, a maioria, pessoas consideradas "pecadoras" e " publicanas", pela elite religiosa da época, mas essas pessoas rejeitadas pela sociedade, tinham a atenção e o carinho de Jesus. Naquele mesmo jantar, havia também, mestres da lei, sempre à bisbilhotar as atividades do mestre, contudo, foram logo confrontados por Jesus, que lhes disse a essência do seu reino, que é formado de pequenos, pobres, pecadores, moribundos, que depois de restaurados por Jesus, acham lugar no reino eterno. É o plano da salvação em andamento.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A VIDA DE JESUS.
SpiritualA vida de Jesus é contada através dos quatro evangelhos, Mateus, Marcos, Lucas e João. Cada evangelista trás uma visão da vida do mestre, contando tudo quanto ele fez, no entanto, há pequenas diferenças entre os textos contidos nestes evangelhos. ...