JESUS É REJEITADO EM NAZARÉ.
Ele foi a Nazaré, onde havia sido criado, e no dia de sábado entrou na sinagoga, como era seu costume. E levantou-se para ler. Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías. Abriu-o e encontrou o lugar onde está escrito: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor". Então ele fechou o livro, devolveu-o ao assistente e assentou-se. Na sinagoga todos tinham os olhos fitos nele; e ele começou a dizer-lhes:
- Hoje se cumpriu a Escritura que vocês acabaram de ouvir.
Todos falavam bem dele, e estavam admirados com as palavras de graça que saíam de seus lábios. Mas perguntavam:
- Não é este o filho de José?
Jesus lhes disse:
- É claro que vocês me citarão este provérbio: ‘Médico, cura-te a ti mesmo! ’ Faze aqui em tua terra o que ouvimos que fizeste em Cafarnaum. Continuou ele: Digo-lhes a verdade: Nenhum profeta é aceito em sua terra. Asseguro-lhes que havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu foi fechado por três anos e meio, e houve uma grande fome em toda a terra. Contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, senão a uma viúva de Sarepta, na região de Sidom.Também havia muitos leprosos em Israel no tempo de Eliseu, o profeta; todavia, nenhum deles foi purificado: somente Naamã, o sírio.
Todos os que estavam na sinagoga ficaram furiosos quando ouviram isso. Levantaram-se, expulsaram-no da cidade e o levaram até ao topo da colina sobre a qual fora construída a cidade, a fim de atirá-lo precipício abaixo. Mas Jesus passou por entre eles e retirou-se.
( Lc 4. 16 - 30 NVI )Jesus retornou à Nazaré, a terra onde foi criado, e como de costume, foi a sinagoga. Ao levantar-se para ler o texto sagrado, leu-o em Isaías, o profeta Messiânico, e o texto que deram-lhe para ler, era justamente o que a respeito dele falava.
O que estava escrito no livro de Isaías, era o cumprimento da profecia a seu respeito, aliás, boa parte do livro que ele leu, faz referência a ele, porém, os homens presentes naquela reunião estavam cegos, bem como os da sua cidade.
Quiseram fazer-lhe o mal, desejaram joga-lo do alto do precipício, tamanha a revolta daqueles homens cegos para a verdade. Jesus saiu do meio deles, para continuar a sua missão de propagar o evangelho da salvação.
A descrença das pessoas que conviviam e conheciam Jesus, refletem a realidade de muitos, que mesmo conhecendo-o, rejeitam ao mestre, trocando-o por filosofias e prazeres momentâneo e vazios.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A VIDA DE JESUS.
SpiritualA vida de Jesus é contada através dos quatro evangelhos, Mateus, Marcos, Lucas e João. Cada evangelista trás uma visão da vida do mestre, contando tudo quanto ele fez, no entanto, há pequenas diferenças entre os textos contidos nestes evangelhos. ...