A EXPLICAÇÃO DA PARÁBOLA.
Quando ele ficou sozinho, os Doze e os outros que estavam ao seu redor lhe fizeram perguntas acerca das parábolas. Ele lhes disse:
- A vocês foi dado o mistério do Reino de Deus, mas aos que estão fora tudo é dito por parábolas, a fim de que, ‘ainda que vejam, não percebam, ainda que ouçam, não entendam; de outro modo, poderiam converter-se e ser perdoados!
Então Jesus lhes perguntou:
- Vocês não entendem esta parábola? Como, então, compreenderão todas as outras parábolas? O semeador semeia a palavra. Algumas pessoas são como a semente à beira do caminho, onde a palavra é semeada. Logo que a ouvem, Satanás vem e retira a palavra nelas semeada. Outras, como a semente lançada em terreno pedregoso, ouvem a palavra e logo a recebem com alegria. Todavia, visto que não têm raiz em si mesmas, permanecem por pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandonam. Outras ainda, como a semente lançada entre espinhos, ouvem a palavra; mas quando chegam as preocupações desta vida, o engano das riquezas e os anseios por outras coisas, sufocam a palavra, tornando-a infrutífera. Outras pessoas são como a semente lançada em boa terra: ouvem a palavra, aceitam-na e dão uma colheita de trinta, sessenta e até cem por um.
Ele lhes disse:
- Quem traz uma candeia para ser colocada debaixo de uma vasilha ou de uma cama? Acaso não a coloca num lugar apropriado? Porque não há nada oculto, senão para ser revelado, e nada escondido senão para ser trazido à luz. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça! "Considerem atentamente o que vocês estão ouvindo", continuou ele. "Com a medida com que medirem, vocês serão medidos; e ainda mais lhes acrescentarão. A quem tiver, mais lhe será dado; de quem não tiver, até o que tem lhe será tirado.
( Mc 4. 10 - 25 NVI )As palavras de Jesus dispensam qualquer comentário adicional sobre o texto, cabe a cada um, analisar por si mesmo que tipo de terreno somos ao recebermos a sua palavra. Eu quero apenas chamar a atenção dos leitores para o método utilizado por Jesus, e, o motivo do seu uso. Jesus disse: " A vocês foi dado o mistério do Reino de Deus, mas aos que estão fora tudo é dito por parábolas, a fim de que, ‘ainda que vejam, não percebam, ainda que ouçam, não entendam; de outro modo, poderiam converter-se e ser perdoados!", naquele momento, o povo de Israel, para qual Jesus veio primeiramente, povo escolhido, deveriam de compreenderem as parábolas e o sentido de cada uma delas, os de fora, os duros de coração, não compreendiam. Entretanto, no decurso do ministério, Jesus percebeu que nem os próprios discípulos estavam entendendo as parábolas. Mais a frente, o povo de Israel, os escolhidos, para quem Jesus veio primeiramente, o rejeitou; então, o evangelho foi estendido a nós, a todos nós gentios. Isso deu sentido a muitas outras parábolas do mestre que ilustra o que estou dizendo. Em um sentido mais profundo, nós, os gentios, nos tornamos o terreno bom na explicação dessa parábola.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A VIDA DE JESUS.
SpiritualA vida de Jesus é contada através dos quatro evangelhos, Mateus, Marcos, Lucas e João. Cada evangelista trás uma visão da vida do mestre, contando tudo quanto ele fez, no entanto, há pequenas diferenças entre os textos contidos nestes evangelhos. ...