# 53 #

21 2 0
                                    

JESUS ENSINA SOBRE O DIVÓRCIO.

     - Foi dito: ‘Aquele que se divorciar de sua mulher deverá dar-lhe certidão de divórcio’. Mas eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério".
( Mt 5. 31 - 32 NVI )

Esta é a continuação dos ensinamentos de Jesus, nestes dois versículos, ele toca em um assunto muito delicado, " O DIVÓRCIO" , tanto para aquela época, quanto nessa, o assunto era difícil de ser tratado. Hoje entretanto, a coisa ficou pior. Conforme Estatísticas do Registro Civil (2013), para cada 10 casamentos registrados no Brasil, 3 divórcios foram concedidos. Atualmente, mais de 300.000 casais por ano decidem se divorciar no Brasil. Percebam que esses dados são ( 2013 ), certamente que alguém dirá: " Mais esse dado está desatualizado", sim claro, e foi intencional, fiz isso para que você perceba a gravidade do assunto.
Há duas situações em que o Senhor permite um segundo casamento, ou seja, não o considera adúltero. A primeira é no caso da morte de um dos cônjuges. O apóstolo Paulo explicou: “Ora, a mulher casada está ligada pela lei ao marido, enquanto ele vive; mas, se o mesmo morrer, desobrigada ficará da lei conjugal. De sorte que será considerada adúltera se, vivendo ainda o marido, unir-se com outro homem; porém, se morrer o marido, estará livre da lei e não será adúltera se contrair novas núpcias” (Romanos 7:2-3). Ele disse em outra epístola: “A mulher está ligada enquanto vive o marido; contudo, se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, mas somente no Senhor” (1 Coríntios 7:39). A segunda situação surge quando uma pessoa se divorcia do seu cônjuge por causa de relações sexuais ilícitas. Jesus disse: “Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério [e o que casar com a repudiada comete adultério]” (Mateus 19:9). Se o motivo do divórcio for qualquer outro, estaria adulterando no segundo casamento. E a pessoa repudiada que casa de novo comete adultério. Tanto na época de Jesus quanto em nossa época, casais se divorciam por besteiras, o casamento perdeu a valor, muitos casam sem entenderem o significado por trás do ato. Jesus nos compara a uma noiva pronta para o casamento, sua vinda, nosso encontro com ele nos ares, é a cerimônia simbólica de um casamento. Por isso é tão importante sermos fiéis, não só com quem casamos, mas primeiramente ao nosso Deus.

A VIDA DE JESUS.Onde histórias criam vida. Descubra agora