# 42 #

20 2 0
                                    

JESUS DECLARA-SE FILHO DE DEUS.

     Então os judeus passaram a perseguir Jesus, porque ele estava fazendo essas coisas no sábado.
     Disse-lhes Jesus:
     - Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando.
     Por essa razão, os judeus mais ainda queriam matá-lo, pois não somente estava violando o sábado, mas também estava até mesmo dizendo que Deus era seu próprio Pai, igualando-se a Deus. Jesus lhes deu esta resposta:
     - Eu lhes digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz. Pois o Pai ama ao Filho e lhe mostra tudo o que faz. Sim, para admiração de vocês, ele lhe mostrará obras ainda maiores do que estas. Pois, da mesma forma que o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, o Filho também dá vida a quem ele quer dá-la. Além disso, o Pai a ninguém julga, mas confiou todo julgamento ao Filho, para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou. Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida. Eu lhes afirmo que está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem, viverão. Pois, da mesma forma como o Pai tem vida em si mesmo, ele concedeu ao Filho ter vida em si mesmo. E deu-lhe autoridade para julgar, porque é o Filho do homem. Não fiquem admirados com isto, pois está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão; os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem condenados. Por mim mesmo, nada posso fazer; eu julgo apenas conforme ouço, e o meu julgamento é justo, pois não procuro agradar a mim mesmo, mas àquele que me enviou.
( Jo 5. 16 - 30 NVI )

O que é dito aqui, para os nossos tempos, falar que, " Deus é o meu pai", é algo simples e até costumeiro, no entanto, dizer a mesma coisa nos tempos de Jesus era perigoso, quem assim o fizesse, seria acusado de blasfêmia pelos religiosos da época, com pena de sofrer retaliações graves. E foi exatamente isso que aconteceu com Jesus.
Os religiosos acusava-o de blasfêmia, mas esses acusadores bem que sabiam a verdade a respeito de Jesus, contudo, eles fingiam não saber, que Jesus falava a verdade do seu pai, ele é o filho unigênito de Deus, para isso vale lembrar do seu batismo por João Batista, onde o próprio Deus, de uma nuvem revela que "Jesus é o seu filho amado". No presente diálogo acima, Jesus, além de reafirmar ser o filho de Deus, ele revela ainda coisas grandiosas a qual faria, coisas que só competem a ele fazer. Jesus revela outras coisas maravilhosas concernentes a sua obra redentora, os religiosos o odiaram por isso, odiaram exatamente por saberem que Jesus falava a verdade, enquanto eles, estavam mergulhados em preceitos humanistas, egocêntricos e mentirosos, tomados de pura inveja.

A VIDA DE JESUS.Onde histórias criam vida. Descubra agora