# 6 #

77 3 3
                                    

6.  O NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA.

     Ao se completar o tempo de Isabel dar à luz, ela teve um filho. Seus vizinhos e parentes ouviram falar da grande misericórdia que o Senhor lhe havia demonstrado e se alegraram com ela.
     No oitavo dia foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome do pai, Zacarias; mas sua mãe tomou a palavra e disse:
     -  Não! Ele será chamado João.
     Disseram-lhe:
     -  Você não há nenhum parente com esse nome.
     Então fizeram sinais ao pai do menino, para saber como queria que a criança se chamasse. Ele pediu uma tabuinha e, para admiração de todos, escreveu: 
     -  O nome dele é João.
     Imediatamente sua boca se abriu, sua língua se soltou e ele começou a falar, louvando a Deus. Todos os vizinhos ficaram cheios de temor, e por toda a região montanhosa da Judéia se falava sobre essas coisas. Todos os que ouviam falar disso se perguntavam:
     -  O que vai ser este menino?
     Pois a mão do Senhor estava com ele.
     Seu pai, Zacarias, foi cheio do Espírito Santo e profetizou:
     -  Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo. Ele promoveu poderosa salvação para nós, na linhagem do seu servo Davi, ( como falara pelos seus santos profetas, na antigüidade ), salvando-nos dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam, para mostrar sua misericórdia aos nossos antepassados e lembrar sua santa aliança, o juramento que fez ao nosso pai Abraão: resgatar-nos da mão dos nossos inimigos para servi-lo sem medo, em santidade e justiça, diante dele todos os nossos dias. E você, menino, será chamado profeta do Altíssimo, pois irá adiante do Senhor, para lhe preparar o caminho, para dar ao seu povo o conhecimento da salvação, mediante o perdão dos seus pecados, por causa das ternas misericórdias de nosso Deus, pelas quais do alto nos visitará o sol nascente para brilhar sobre aqueles que estão vivendo nas trevas e na sombra da morte, e guiar nossos pés no caminho da paz.
     E o menino crescia e se fortalecia no espírito; e viveu no deserto, até aparecer publicamente a Israel.

( Lc 1. 57 - 80 NVI )

Chegou o momento do nascimento de João Batista, todos estavam na expectativa da chegada da criança. A idosa Isabel dava a luz ao seu primogênito, aquela criança representava o milagre e a misericórdia na vida do casal.
Depois de nascer, seguindo a tradição, no oitavo dia, quando era feita a circuncisão, dava-se o nome a criança. Todos pensavam em um possível nome, e, que este poderia ser chamado pelo nome do pai. Mas o menino se chamaria João Batista, conforme disse o anjo quando apareceu para Zacarias. O ancião estava mudo, e na indecisão de que nome seria, deram-lhe uma tábua, e ele escreveu o nome do menino nela. Cumprindo o que havia a respeito.
Zacarias, que havia ficado mudo, voltou a falar, glorificando a Deus, e profetizando a respeito da missão do seu, que prepararia o caminho de Jesus.

A VIDA DE JESUS.Onde histórias criam vida. Descubra agora