JESUS FALA DE SUA MORTE.
Então ele começou a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do homem sofresse muitas coisas e fosse rejeitado pelos líderes religiosos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da lei, fosse morto e três dias depois ressuscitasse. Ele falou claramente a esse respeito. Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo. Jesus, porém, voltou-se, olhou para os seus discípulos e repreendeu Pedro, dizendo:
- Para trás de mim, Satanás! Você não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens.
Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse:
- Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará. Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderia dar em troca de sua alma? Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos. E lhes disse: Garanto-lhes que alguns dos que aqui estão de modo nenhum experimentarão a morte, antes de verem o Reino de Deus vindo com poder.
( Mc. 8. 31--9.1 NVI )Essa é a primeira vez em que Jesus fala a respeito da própria morte para com os discípulos. Nota-se que, os discípulos não compreenderam o que ele queria dizer. No caso de Pedro, não é o intelecto do apóstolo que compreendendo, responde a Jesus, antes, satanás oculto na voz de Pedro, começou a repreendê-lo para que não fizesse aquilo. Jesus reconhecendo o inimigo - oculto em Pedro - repreende não ao apóstolo em primeiro plano, mas o próprio satanás em segundo plano. Jesus conclui dizendo sobre quem se propõe a segui-lo, exorta sobre a necessidade de negar-se a si mesmo, perder a vida, que implica em deixar os prazeres da vida e da carne e dedicar-se exclusivamente a Deus e sua obra.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A VIDA DE JESUS.
SpiritualA vida de Jesus é contada através dos quatro evangelhos, Mateus, Marcos, Lucas e João. Cada evangelista trás uma visão da vida do mestre, contando tudo quanto ele fez, no entanto, há pequenas diferenças entre os textos contidos nestes evangelhos. ...