A COLHEITA ESPIRITUAL.
Naquele momento os seus discípulos voltaram e ficaram surpresos ao encontrá-lo conversando com uma mulher. Mas ninguém perguntou: "Que queres saber? " ou: "Por que estás conversando com ela? "
Então, deixando o seu cântaro, a mulher voltou à cidade e disse ao povo:
- Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo?
Então saíram da cidade e foram para onde ele estava. Enquanto isso, os discípulos insistiam com ele:
- Mestre, come alguma coisa.
Mas ele lhes disse:
- Tenho algo para comer que vocês não conhecem.
Então os seus discípulos disseram uns aos outros:
- Será que alguém lhe trouxe comida?
Disse Jesus:
- A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra. Vocês não dizem: ‘Daqui a quatro meses haverá a colheita’? Eu lhes digo: Abram os olhos e vejam os campos! Eles estão maduros para a colheita. Aquele que colhe já recebe o seu salário e colhe fruto para a vida eterna, de forma que se alegram juntos o que semeia e o que colhe. Assim é verdadeiro o ditado: ‘Um semeia, e outro colhe’. Eu os enviei para colherem o que vocês não cultivaram. Outros realizaram o trabalho árduo, e vocês vieram a usufruir do trabalho deles.
( Jo 4. 27 - 38 NVI )O episódio da mulher Samaritana foi muito marcante, certamente que aquela mulher transformou-se em um instrumento evangelizador em sua cidade, entre o seu povo.
Os discípulos nada disseram, apenas observavam, eles sabiam da barreira cultural que existia entre Judeus e Samaritanos, mas o exemplo de Jesus foi bem claro.
Para elucidar aquele momento, e para que os discípulos compreendesse o que ele queria, Jesus falou a respeito da colheita espiritual, e da sua extrema vontade em fazer a vontade do seu pai.
Os discípulos mostraram dificuldades em entender as palavras de Jesus, mas aos poucos eles compreenderam os ensinamentos do mestre.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A VIDA DE JESUS.
SpiritualA vida de Jesus é contada através dos quatro evangelhos, Mateus, Marcos, Lucas e João. Cada evangelista trás uma visão da vida do mestre, contando tudo quanto ele fez, no entanto, há pequenas diferenças entre os textos contidos nestes evangelhos. ...