# 26 #

38 2 0
                                    

JESUS E A MULHER SAMARITANA.

     Os fariseus ouviram falar que Jesus estava fazendo e batizando mais discípulos do que João,
embora não fosse Jesus quem batizasse, mas os seus discípulos. Quando o Senhor ficou sabendo disso, saiu da Judéia e voltou uma vez mais à Galiléia. Era-lhe necessário passar por Samaria. Assim, chegou a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. Havia ali o poço de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Isto se deu por volta do meio-dia. Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus:
     -  Dê-me um pouco de água.
     ( Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. )
     A mulher samaritana lhe perguntou:
     -  Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber?
     ( Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos. )
     Jesus lhe respondeu:
     -  Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva.
     Disse a mulher:
     -  O senhor não tem com que tirar a água, e o poço é fundo. Onde pode conseguir essa água viva?Acaso o senhor é maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, bem como seus filhos e seu gado?
     Jesus respondeu:
     -  Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna.
     A mulher lhe disse:
     -  Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água.
     Ele lhe disse:
     -  Vá, chame o seu marido e volte.
     -  Não tenho marido, respondeu ela.
     Disse-lhe Jesus:
     -  Você falou corretamente, dizendo que não tem marido. O fato é que você já teve cinco; e o homem com quem agora vive não é seu marido. O que você acabou de dizer é verdade.
     Disse a mulher:
     -  Senhor, vejo que é profeta. Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.
     Jesus declarou:
     -  Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém. Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus. No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
     Disse a mulher:
     -  Eu sei que o Messias ( chamado Cristo ) está para vir. Quando ele vier, explicará tudo para nós.
     Então Jesus declarou:
     -  Eu sou o Messias! Eu, que estou falando com você.

( Jo 4. 1 - 26 NVI )

O diálogo de Jesus com a mulher Samaritana, é sem dúvidas um dos mais belos do novo testamento.Acontece que, havia naquele tempo, uma separação cultural ideológica entre Judeus e Samaritanos, eles não se falavam em hipótese alguma, mas nesse texto, Jesus quebrou o protocolo, e nos deu uma grande lição.
Jesus surpreendeu a mulher Samaritana quando deu início à um diálogo, a mulher por sua vez, corresponde a fala de Jesus, inicia-se então, uma conversa entre os dois. Era o que o mestre precisava, uma oportunidade para mostrar para aquela mulher, que o amor, está acima de qualquer diferença ideológica ou cultutal.
Jesus à surpreendeu, pois conhecia sua vida intimamente, isso trouxe admiração da parte da mulher, pois o mestre não humilhou-a, antes, ofereceu-lhe a água da vida, que somente ele pode dar, ofereceu amor e perdão.
Ao final, ele revela quem ele realmente é, o Messias, o salvador, o redentor. Nesse texto Jesus evidência o caráter da sua missão, " salvar o que está perdido",  aquela mulher teve sua vida marcada, pois encontrou-se com o rei do universo, com o próprio Deus. Glórias sejam dadas a ele.

A VIDA DE JESUS.Onde histórias criam vida. Descubra agora