# 82 #

12 2 0
                                    

A EXPLICAÇÃO DA PARÁBOLA DO JOIO.

     Então ele deixou a multidão e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram:
     -  Explica-nos a parábola do joio no campo.
     Ele respondeu:
     - Aquele que semeou a boa semente é o Filho do homem. O campo é o mundo, e a boa semente são os filhos do Reino. O joio são os filhos do Maligno, e o inimigo que o semeia é o diabo. A colheita é o fim desta era, e os encarregados da colheita são anjos.
Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim também acontecerá no fim desta era. O Filho do homem enviará os seus anjos, e eles tirarão do seu Reino tudo o que faz tropeçar e todos os que praticam o mal. Eles os lançarão na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes. Então os justos brilharão como o sol no Reino do seu Pai. Aquele que tem ouvidos, ouça".
( Mt. 13. 36 - 43 NVI ).

Não há o que acrescentar ou tirar da explicação proferida por Cristo referente a parábola do joio. O que podemos fazer, é apenas colaborar na afirmativa de Cristo, de que, essa parábola reflete não apenas a verdade daqueles dias em seus acontecimentos, mas também, é perfeitamente alusivas aos tempos hodiernos, onde tantas vezes vemos em meios religiosos e não religiosos, tão efusiva verdade. O joio, tão semelhante ao trigo, cresce lado a lado do mesmo, de modo que fica impossível arranca-lo sem causar danos a ambos. Jesus bem disse, que no fim desta era, dar-se-a na colheita derradeira distinção destes, onde fará visível, o trigo do Joio, sendo que, um será queimado, e o outro guardado. Cabe-nos a reflexão, cabe-nos atentarmos para onde está o trigo e o joio, pois faz notório dizer uma vez mais, que uma das poucas diferenças entre o joio e o trigo, é que o trigo dobra-se, já o joio não. Sendo assim, a humildade precede ao trigo, e a altivez e prepotência o Joio.

A VIDA DE JESUS.Onde histórias criam vida. Descubra agora