A PARÁBOLA DA REDE.
- O Reino dos céus é ainda como uma rede que é lançada ao mar e apanha toda sorte de peixes. Quando está cheia, os pescadores a puxam para a praia. Então se assentam e juntam os peixes bons em cestos, mas jogam fora os ruins. Assim acontecerá no fim desta era. Os anjos virão, separarão os perversos dos justos e lançarão aqueles na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes.
Então perguntou Jesus:
- Vocês entenderam todas essas coisas?
- Sim, responderam eles.
Ele lhes disse:
- Por isso, todo mestre da lei instruído quanto ao Reino dos céus é como o dono de uma casa que tira do seu tesouro coisas novas e coisas velhas.
( Mt 13. 47 - 52 NVI )Eis mais uma das magníficas parábolas de Jesus, essa, assemelha-se a do joio e do trigo, nesta parábola o mestre faz alusão ao juízo final, e para que seus ouvintes compreendessem a mensagem, se utilizou de uma linguagem comparativa, conhecida daqueles homens. Jesus se utilizou da linguagem da pesca. Naquela época já existia várias maneiras diferentes de se pescar, porém, sem dúvida, uma das mais eficientes e utilizadas é o uso do arrastão. O tipo de rede utilizada tinha cerca de dois metros de largura e até cem metros de comprimento. Também era colocada cortiça na parte superior para mantê-la no nível e pesos eram acrescentados na parte inferior para que ela alcançasse o fundo. Às vezes os pescadores utilizavam dois barcos paralelos com a rede entre eles para fazerem a pesca. Quando havia apenas um barco, os pescadores prendiam uma ponta da rede na praia, enquanto a outra ponta ficava presa ao barco que fazia um movimento circular retornando a praia. Esse era um trabalho pesado que exigia pelo menos seis homens para realizar a tarefa que se dividiam entre remar, lançar e puxar a rede e até mesmo bater na água para influenciar na direção dos cardumes. Geralmente os pescadores mais experientes procuram as condições perfeitas, inclusive com a identificação de bons cardumes, antes de começar a pescaria. Porém, uma vez lançada a rede, várias espécies e tipos de peixes eram pescados, e, obviamente, vinham todos misturados, onde eram levados para a praia para que houvesse uma seleção. Esse tipo de comparação, com todas essas informações, explica perfeitamente a respeito do juízo final. Pois da mesma forma acontecerá, no derradeiro momento. Os justos, herdarão o céu, os ímpios, o fogo do inferno, mais simples que isso… impossível.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A VIDA DE JESUS.
SpiritualA vida de Jesus é contada através dos quatro evangelhos, Mateus, Marcos, Lucas e João. Cada evangelista trás uma visão da vida do mestre, contando tudo quanto ele fez, no entanto, há pequenas diferenças entre os textos contidos nestes evangelhos. ...