# 12 #

44 2 0
                                    

A FUGA PARA O EGITO.

     Depois que partiram, um anjo do Senhor apareceu a José em sonho e disse-lhe:
     -  Levante-se, tome o menino e sua mãe, e fuja para o Egito. Fique lá até que eu lhe diga, pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo.
     Então ele se levantou, tomou o menino e sua mãe durante a noite, e partiu para o Egito, onde ficou até a morte de Herodes. E assim se cumpriu o que o Senhor tinha dito pelo profeta: "Do Egito chamei o meu filho".
     Quando Herodes percebeu que havia sido enganado pelos magos, ficou furioso e ordenou que matassem todos os meninos de dois anos para baixo, em Belém e nas proximidades, de acordo com a informação que havia obtido dos magos. Então se cumpriu o que fora dito pelo profeta Jeremias: "Ouviu-se uma voz em Ramá, choro e grande lamentação; é Raquel que chora por seus filhos e recusa ser consolada, porque já não existem".
( Mt 2. 13 - 18 NVI )

Herodes era inescrupuloso, um déspota que nunca se importou com o povo. A sua arrogância e o seu desejo pelo poder era tal, que, ao perceber ter sido enganado pelos magos, tomado de raiva, deu ordem para matar todas as crianças, em uma determinada idade para baixo, e assim foi feitos, mas tudo isso, era para cumprir o que foi dito pelos profetas.
     A face demoníaca de Herodes se revela perante todos, o seu suposto desejo em ir adorar a Jesus, mostrou-se mentirosa, Herodes desejava matá-lo, e aqui vemos o seu intento concretizado na ordem dada, mas o que ele não esperava, é que o menino Jesus já estivesse longe. Herodes imaginou que assim resolveria o seu problema, no entanto, Deus novamente antecipou-se a Herodes, avisando José a tempo em sonho, instruindo José a fugir para o Egito. José ficou nas terras Egípcias a mando de Deus, e lá permaneceu até a morte de Herodes. O texto nos mostra o quando Deus é superior, o quanto ele é grande, e nenhum dos seus planos podem ser impedidos. O salvador, o messias, estava a salvo das garras de Herodes, o plano da salvação está em pleno curso de execução.

A VIDA DE JESUS.Onde histórias criam vida. Descubra agora