# 58 #

20 3 0
                                    

JESUS ENSINA A ORAR.

     - E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.  E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem. Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’. Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas".
( Mt. 6. 5 - 15 NVI ).

Qual é o segredo da oração? Existe um segredo para uma oração eficaz? As respostas para essas perguntas você encontra no próprio texto, Jesus aqui, trás algo importantíssimo para as nossas vidas. Naquela época, assim como em nossa época,  existem pessoas que querem apenas aparecer, assim como, existem pessoas que direcionam suas orações de modo errado. A oração ensinada aqui, " o pai nosso", é um modelo a ser seguido, não um modelo a ser repetido sem atentar-se aos seus rico ensinamento. Vejamos cada ponto da oração.
“Pai nosso, que estás nos céus”
Essa oração é conhecida como Pai Nosso por causa das primeiras duas palavras. Deus não é alguém distante e assustador. Ele é nosso Pai carinhoso, que quer nos abençoar porque nos ama. Deus não é uma criatura da terra, Ele mora no céu, na eternidade. Essa introdução indica a quem devemos orar e nos ajuda a entender quem Deus é.
“Santificado seja o teu nome”
Deus é Santo e é importante reconhecer sua santidade. Santificar o nome de Deus significa ter respeito por Deus. Devemos mostrar respeito pela santidade de Deus e procurar viver uma vida santa. Precisamos orar com respeito.
“Venha o teu reino”
Nossa grande esperança é que Jesus voltará e todo o mal será destruído. Nesse dia teremos vida eterna. Devemos sempre lembrar dessa esperança e orar para que venha logo.
“Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”
Nossa oração não deve ser para que Deus faça nossa vontade, mas que nós façamos a vontade de Deus. Quando nós decidimos servir a Deus, a vontade dele se torna nossa vontade e vamos orar pelas coisas certas.
“Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia”
Nosso sustento depende de Deus. Ele nos dá tudo o que precisamos para viver: comida, dinheiro, emprego... Quando precisamos de ajuda, podemos pedir a Deus e confiar que Ele vai suprir nossas necessidades, porque Ele nos ama.
“Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores”
Perdoar é muito importante. Quem não perdoa outras pessoas ainda não entendeu o perdão de Deus, que traz salvação. É bom tirar um tempo em oração para perdoar quem nos ofendeu e pedir perdão a Deus por nossos pecados.
“E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal”
Todos sofremos tentação para pecar mas Deus nos ajuda a resistir (1 Coríntios 10:13). É importante pedir força a Deus para lutar contra a tentação. O Maligno não poderá vencer quem confia em Deus.
“Porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém”
Tudo pertence a Deus. Quando oramos podemos deixar tudo nas mãos de Deus, confiando que Ele vai agir para nosso bem. Não precisamos ter medo nem ficar ansiosos. Deus tem todo o poder e só Ele merece nosso louvor.

A VIDA DE JESUS.Onde histórias criam vida. Descubra agora