||EPÍGRAFE||
"Os filhos começam amando seus pais. Quando adultos eles os julgam, e, às vezes, eles os perdoam."
(Oscar Wilde)
🌹
HAMPSHIRE, INGLATERRA
SÉCULO XVIII
Uma tragédia havia ocorrido na vida de Hope Lionheart. Mais uma. Não bastava ter perdido recentemente o marido, vítima de uma febre, agora um duro golpe atingira a vida daquela senhorinha de aparência tão simpática. As lágrimas de Hope caíam sobre o papel. A notícia lhe surpreendera como se um rochedo tivesse caído em sua cabeça, esmagando a sua fé. Seu filho, um bravo domador de leões, e a nora, uma graciosa equilibrista, haviam falecido, deixando alheias no mundo suas duas filhas.
Hope não sentia o chão sob os pés, e teve que sentar-se urgentemente, pois sentia que desmoronaria. De todas as causas que confabulara acerca da morte de seu filho e nora (Hope achou que o filho tivesse sido devorado por leões famintos, ou que a sua graciosa nora, equilibrando-se em uma corda bamba com uma sombrinha em mãos, tivesse despencado surpreendente altura e quebrado o pescoço, mas eram apenas divagações daquela senhora), ela descobriu a terrível forma que morreram. Carbonizados no incêndio de uma igreja.
Mesmo estando em cacos, precisava juntar o que restara, pois suas netas precisavam dela. Enxugou as lágrimas, colocou o xale sobre os ombros e saiu de sua casa, enfrentando o vento daquela cinzenta e melancólica manhã.
♦
Compareceu ao local indicado, um lugar chamado apenas de Casa, uma aconchegante residência repleta de crianças peraltas que corriam por todos os lados, até encontrar uma tal Sra. Bishop. Era uma mulher com quase a mesma idade que a sua, tinha o semblante rígido, por pouco contornado a mesquinhez. Porém, ao abrir os lábios, sua voz era branda, acolhedora.
— Deve ser a avó paterna de Miriam e Vennia Lionheart.
— Oh, sim. Sou eu.
— Já soube do infortúnio que ocorreu ao teu filho e a vossa nora?
— Sim, infelizmente, soube tardiamente. Custei a acreditar em tais palavras cruentas gravadas naquele pedaço de papel.
— Eu sinto muito. E lamento informar, mas seu filho está falecido há três meses.
— O quê? — Hope espantou-se de tal forma que nem mesmo percebera que havia levantado a voz.
— Achei que soubesse. Ora, já se passaram três meses desde o grande incêndio que ocorrera na igreja de Santa Cristina. Incêndio este que destruiu três vidas.
Subitamente, a tristeza deu lugar a raiva. Como ela, sendo avó e mãe, não fora informada da morte de seu filho e nora? Quando informariam à ela aquela tragédia? Todavia, Hope soube que não era certo culpar ninguém por aquilo. A culpa era somente sua por afastar-se de seu único filho, por permitir que ele fugisse com o circo depois que seu furioso pai lhe expulsou de casa ao saber que o filho não desejava tornar-se um médico ou juiz, mas sim, um domador de leões.
VOCÊ ESTÁ LENDO
VENNIA
Historical Fiction❣ Livro vencedor do Wattys2020 na categoria Ficção Histórica. "Nunca confie em um Valentine", esta era a sentença que Vennia Lionheart ouvira durante toda a sua infância. Sua vida aparentava estar ligada por laços inquebráveis com a famigerada fam...