Vanessa ministrava as aulas em sua sala. A turma era muito pequena, e além disso nenhuma outra sala oferecia o mesmo conforto, ou privacidade. Ela defendia a teoria de que os estudantes aprendiam mais numa atmosfera aprazível, menos acadêmica. Suas instalações luxuosas, cheias de flores até o rigor do inverno, como uma estufa, eram uma espécie de microcosmo platônico de sua idéia para sala de aula.
- Trabalho? -, ela disse certa vez, quando usei o termo para me referir às nossas atividades em classe. - Acredita mesmo que estamos aqui para trabalhar?
- Como devo chamar nossa atividade, então?
- Eu chamaria de um jogo da espécie mais gloriosa.
Quando seguia para lá, no dia da minha primeira aula, vi Robin Abernathy no gramado, à espreita, como um pássaro preto, o casaco escuro esvoaçando, alado, no vento. Demonstrava preocupação, fumando um cigarro, mas a possibilidade de ser vista por ela me encheu de uma inexplicável ansiedade. Escondi-me num pórtico e esperei até que ela passasse.
Quando subi a escadaria de acesso ao Lyceum, levei um susto ao vê-la sentada no parapeito da janela. Depois de olhá-la rapidamente, desviei a vista e estava a ponto de seguir pelo corredor quando ela disse:
- Espere! -, sua voz era segura, com um sotaque de Boston, quase britânico.
Dei meia-volta.
- Você é a nova neanias? -, perguntou zombeteira.
A garota nova. Confirmei.
Ela transferiu o cigarro para a mão esquerda e estendeu a direita para mim. Ossuda, a pele fina como a de uma adolescente.
Não se preocupou em declarar seu nome. Após um silêncio breve, constrangedor, falei o meu nome.
Dando a última tragada no cigarro, ela o atirou pela janela aberta.
- Sei quem é você. -, falou.
Encontramos Lauren e Dakota esperando na sala; Lauren lia um livro, e Dakota, debruçada sobre a mesa, falava a ela entusiasmada, em voz alta.
- ...falta de gosto, é isso aí, minha cara. Você me desapontou. Achei que tinha um pouco mais de savoir-faire, sem querer ofendê-la...
- Bom dia -, Robin disse, entrando atrás de mim e fechando a porta.
Lauren ergueu a cabeça, cumprimentou-a de leve e parou os olhos em mim, tão intensos...
- Oi -, Dakota disse, seguindo-se um - Oi, tudo bem? - para mim. - Imagine -, dirigiu-se novamente a Robin, - Lauren comprou uma caneta Montblanc.
- É mesmo? -, disse Robin.
Dakota apontou para a coleção de canetas pretas brilhantes que enchia o porta-canetas na escrivaninha da Vanessa.
- Se ela não tomar cuidado, Vanessa vai pensar que ela a roubou.
- Ela estava comigo quando a comprei. -, Lauren disse enfim tirando os olhos de mim.
- Quanto custa esse negócio, afinal? -, Dakota perguntou.
Ninguém respondeu.
- Pode falar. Quanto? Trezentos paus cada uma? -, Ela descansou seu peso considerável sobre a mesa, afinal, qual é a dela de ficar se debruçando sobre as mesas? - Bem que me lembro, você vivia dizendo que elas eram horrorosas. Jurava que nunca escreveria uma linha na vida, a não ser com pena e tinteiro. E agora?
Silêncio.
- Posso ver a caneta de novo? - Dakota disse.
Lauren tirou a caneta do bolso da calça e a colocou sobre a mesa.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A História Secreta - Camren
Fanfiction...Os fantasmas existem mesmo. As pessoas, em todos os lugares, sempre souberam disso. E acreditamos neles, assim como Homero. Só que hoje em dia usamos nomes diferentes. Lembranças. O inconsciente. E Camila sabia bem disso, pois os fantasmas do pa...