Capitulo 182 = Consulta e conselhos

234 17 0
                                    


Quarta-feira , Miranda e Andrea tinham tirado a manhã para receberem Arizona. Ela veio a casa para ver a família, mas em especial para ver Maya e fazer a consulta mensal.

Depois de uma boa meia hora de consulta.

- Ela está ótima. Qual é a quantidade de leite que vocês estão a dar neste momento?

Miranda é a primeira a falar.

- Ela está com 180 ml, não deixa nada no biberão. É uma gulosa!

- Muito bem. Não se esqueçam que crianças que são alimentadas com fórmulas infantis precisam tomar água. Os leites industrializados não são suficientes para manter a hidratação adequada do organismo da criança.

- Sim, ele bebe bastante água. Não se preocupe, Arizona.

- Muito bem. Agora vamos introduzir uma alimentação complementar a Maya, algumas frutas e legumes.

Andrea olha para Arizona e intervém.

- Sério!!

- Sim. Vocês podem começar a dar puré de legumes ao almoço. Durante uma semana fazem puré de batata, na semana seguinte puré de batata e cenoura, na semana seguinte, puré de batata, cenoura e brócolos ou couve-flor...

Miranda olha para Arizona e intervém.

- Se bem percebo, a cada semana um legume diferente ou alternado.

- Sim, assim podemos descobrir se ela tem alergia a algum desses legumes e qual.

- Certo.

- Para o lanche podem dar frutas amassadas, serão as primeiras papas doces usem frutas como banana, mamão, abacate, manga, maçã e pera. Também podem dar 180 ml de sucos naturais sem açúcar por dia. Suco de melancia e pêra, suco de uva com pêra, suco de cenoura e mel, suco de laranja e mamão, suco de beterraba e laranja lima ou compotas.

- Podemos começar hoje?

- Sim, fazem um puré de batata, para o almoço e uma papa de fruta, para o lanche. Ao princípio pode ser difícil, pois ela não está habituada. Não forcem, façam tudo naturalmente, assim ela não vomita.

Andrea anotava tudo que Arizona falava.

- Ari, nós fomos ontem, com Maya á clínica, como você pediu e fizemos tudo que você mandou. Maya está com 5 quilos e mede 62 centímetros.

- Ótimo, o peso e a medida são os ideais. Ela tem que engordar em média 800gr por mês. A partir dos quatro meses, vocês já podem começar a senta-la, com todo o cuidado e sempre com apoio.

Pausa

- A partir dos quatro meses podem começar com as sopas e aos cinco meses começam a introduzir outros alimentos, como o arroz, o macarrão, a batata e as carnes desfiadas.

Miranda olha para Arizona.

- Certo. Ela tem começado a ficar um pouco irrequieta e irritada!

Arizona olha para a Maya.

- É normal, é a crise dos três meses. Não demonstrem irritabilidade, o vosso estado de humor pode afetá-la. Utilizem brinquedos coloridos e com sons para atrair a atenção dela. Estabeleçam uma rotina para ela e certifiquem- se de que ela esteja dormindo o suficiente.

Miranda olha para Arizona e depois para Maya.

- Ela dorme bem, normalmente ela faz quatro sonecas de duas horas por dia e de noite acorda uma a duas vezes para mamar, é uma dorminhoca como a mamã!

Depois de Paris 1Onde histórias criam vida. Descubra agora