Primeira segunda-feira de maio. Estava contente, esperando a loja encher de clientes, já que a maioria das pessoas recebe até o dia cinco. Tinha certeza de que Deus atenderia a minha oração. Mas o dia passou, fechei a loja e verifiquei o estado do caixa. Ainda está praticamente zerado. Isto é inaceitável! Depois de tudo que investi em propaganda, visual, estoque, onde está o retorno? Em qual parte estou errando? Desse jeito só estou perdendo dinheiro.
Meu Deus, por favor, me mostre o que estou fazendo de errado, ou o que ainda não estou fazendo. Mostre-me o que falta para a loja arrebentar.
*
Quando estou me preparando para ir à igreja, recebo uma ligação. O número é desconhecido, mas reconheço a voz esganiçada no primeiro alô: é um daqueles meus colegas de escola, que estavam na entrevista para a Reemid, e um dos que mais bagunçavam em sala.
— Pode falar, Rafael — respondo ao smartphone. Rafael fala de negócios, de sua lojinha e como está subindo na vida com seu negócio virtual de produtos de beleza.
— A proposta é esta: nós colocamos seus produtos em nosso sistema de vendas, e a cada unidade vendida através do sistema, não importa em qual nível, você ganha uma comissão de quinze por cento do valor. É menos que seu lucro por peça vendido na sua loja, mas você deve considerar a quantidade de clientes que nosso sistema possui. Por enquanto despachamos para todo o estado, mas temos planos para expandir para o país e até atravessar o oceano.
Enquanto penso na proposta, Rafael quebra o momento de silêncio para saber se ainda estou na linha.
— Rafael, eu posso responder amanhã. Preciso atender duas clientes que acabam de chegar.
— Daqui a pouco eu retorno.
— Ligue amanhã.
Ele não aceita, mas eu forço o fim da ligação. Ainda que a possibilidade de vender para todo o país pareça vantajosa, algo me diz que preciso focar na loja local. Sim, uma oportunidade deve ser aproveitada. Uma grande oportunidade. Entretanto, tudo que já investi na Ary's não pode ser desperdiçado. E creio que terei retorno. É só questão de tempo.
E nenhum negócio virtual é tão agradável quanto o bom atendimento que só se tem no olho a olho.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Quantas voltas
قصص عامةO preconceito começa dentro de casa, quando nem a mãe acredita que Ariana possa ser grande. Após se mudar para uma cidade maior em busca de novas oportunidades, conhece a fé no mesmo grupo de Arnaldo, o jovem mais bonito de sua igreja, mas também o...