Como eu estava um pouco envergonhada, decidi cantar só o refrão, a minha voz estava um pouco diferente, acho que foi por conta do que aconteceu, porém ela ainda soava levemente, eu sempre cantava de olhos abertos e, de vez enquanto, sorria. Ao final, fiz uma breve reverência e todos me aplaudiram, inclusive Pat, o que me surpreendeu.
-Isso é ótimo! -Andrômaca se levantou animada e ainda aplaudindo.- Se você está cantando tão bem assim, pode ser que o livro não faça tanto "efeito" -todos se animaram e prestavam muita atenção nela.
-Isso seria ótimo, não quero sentir aquilo de novo… -vi que Pat abaixou a cabeça e o pequeno sorriso de seu rosto havia sumido, fiquei preocupada.- O que foi Pátroclo? Não me diga que também está sentindo essa dor -o olhei atentamente.
-Não, não estou, é que eu só não gosto que… -ele me olhou com outro olhar, algo novo, e pareceu afastar algum pensamento, um segredo que queria esconder.- que vocês parem de me fazer tantas perguntas… ora! -Ele se irritou e saiu da sala de jantar.
O que aconteceu, eu realmente não sabia e nem saberia tão cedo, então achei melhor não questionar, não fazer nenhuma pergunta.
Todos estavam conversando entre si, só eu que estava com cara de tacho olhando para a cadeira vazia de Pátroclo, ao perceber isso, disfarcei.
-Gente, -Ulisses chamou nossa atenção.- sabe o que eu fazia lá em Ítaca? Uma fogueira… todas as noites, Penélope, meu filho e eu. E se nós fizéssemos isso aqui em Tróia também? -Sugeriu ele, com um sorriso nostálgico.
-Boa! Só faço fogueira quando venho aqui, e já faz dez anos -brinquei.- vamos então? -Fiquei mais animada.
-Vamos! -Todos respondem em coro e nós saímos para o pátio.
A noite estava muito agradável, a lua estava alta, a brisa, vinda do mar, refrescava àqueles dias de calor, haviam muitas estrelas no céu e a companhia estava melhor ainda. Aquiles e Ulisses conversavam entre si e, de vez enquanto, participavam da conversa das meninas.
Do pátio, era possível ver alguns quartos: o de Asti, o de Pat, o de Helena com Páris e o de Heitor com Andrômaca, todos apagados menos o de Pat.
Depois que nos acomodamos em algumas almofadas espalhadas, sentei-me entre Lena e Briseis. Alguns dos guardas trouxeram lenha, arrumaram-nas no centro do pátio e ascenderam. O fogo era algo bonito de se ver de noite, não causava-me medo nem aflição ou um terrível calor, só uma sensação de acolhimento.
-E agora? -Lena quebrou o silêncio.- O que a gente faz?
-Ah, qualquer coisa… -Ulisses falou um pouco mais alto.- algo que nós todos gostamos, histórias de terror, uma aventura, alguma tristeza, compartilhar alguma coisa, um jogo, não sei, vocês que sabem.
-Vocês querem jogar verdade ou mentira? Eu explico… -Sugeri.
-Ahh, eu lembro! -Briseis se animou.- Vamos?
Os demais concordaram com a cabeça e nós decidimos a ordem, cada pessoa ia direcionar uma pergunta a quem ela quisesse, simples assim, então Lena começou:
-Briseis, verdade ou mentira, -ela deu um risinho malicioso.- que você se apaixonou por Aquiles assim que o viu? -Olhamos para Briseis, ela estava vermelha e rindo.
-Ummm, na verdade, eu achei ele um gato, mas não foi um NOSSA -ela fez um "escândalo" com as mãos.- daí, depois, eu vi que o amava mesmo -eles trocaram um olhar muito amoroso e um beijo.- Agora eu vou perguntar pra… Safira!
-Conte, conte, diga, diga -brinquei, todos riram.
-Meu pai falava isso -Aquiles se lembrou com saudade, Ulisses deu alguns tapinhas no ombro dele e ele pareceu voltar a realidade.
-Mas, continuando… Safira, qual é o seu ator preferido? -Todos olham para mim.
-É Garrett Hedlund -fiquei meio envergonhada, vocês já vão saber porquê.
-Que filmes ele fez? -Ulisses perguntou-me
-Eragon, Quatro irmãos, Peter Pan, Tróia e outros mais -todos se entreolharam quando eu falei que ele fez Tróia.
-Quem de nós ele é? -Aquiles falou meio confuso e depois corrigiu:- Ou quem de nós é ele?
-Ele é o Pátroclo… -dei de ombros, todos trocam olhares e Lena apontou para trás de mim, me virei e quem está lá? Pat. Meu rosto corou e arregalei os olhos surpresa por ele estar ali- O...oi, você está aí há muito tempo? -Perguntei sem jeito, ele estava a uma distância considerável entre nós.
-Eu ouvi pouca coisa… -ele riu, todos se mantiveram sérios, alguns seguravam a risada.- então, seu ator preferido é um galã, não é? -Ele deu mais um risinho e se sentou entre Aquiles e Ulisses.
-Ô, é sim, o mais bonito, não é convencido nenhum pouco… -entrei na brincadeira, todos soltaram a risada que estavam prendendo fazendo uma grande barulheira.
-Olha só, minha priminha tem muito bom gosto, parabéns! -Ele me olhava.
-Priminha? -Andrômaca soltou.- Que fofos… vocês estão se entendendo, isso é bom e até ajuda no reverso dos efeitos do livro -de repente as risadas somem e a felicidade foi dando lugar a um ar um tanto triste.
-Eu gostaria de falar uma coisa -Pat começou.- Eu pedi desculpas para Heitor, Páris, Aquiles e Ulisses mas não pedi para vocês meninas, então acho justo fazer isso -ele não olhou para ninguém, somente para o fogo.- Briseis, me desculpe por não agradecer você pelas coisas que você faz por mim; Lena, desculpe se alguma vez eu te dei alguma cantada ou te ofendi (rimos); Andrômaca, perdão por ser uma das principais causas da morte de seu marido e de seu filho, que é um garoto tão bom, ter crescido sem o pai; e Safira, me desculpe por ter sido rude e ignorante com você, eu só estava querendo esconder de que gosto de você e que te admiro… -Me peguei de boquiaberta.
UAU! Como assim ele me admira? Como assim gosta de mim? Ele nunca demonstrou nada, só raiva e ranço. Eu nunca tive uma opinião muito formada sobre ele, por mais chato que este fosse comigo, eu nunca iria ficar zangada ao olhar para ele porque, vocês lembram que eu falei que meu ator preferido era o Garrett? Então… naturalmente, eu tenho uma quedinha por ele, mas eu sabia que era é meu primo e outra, estava amando o Asti.
-Obrigada Pátroclo -agradeci de bochechas rosas e com um sorriso sincero.
-Pat, pode me chamar de Pat… -ele era gentil e sua voz soava calma, lhe sorri.
O resto da noite foi só risada, brincadeiras, imitações engraçadas de alguma pessoa ou animal, histórias de terror e comédia… nossa, foi uma ótima noite e tenho certeza que dormi com um sorriso no rosto.
VOCÊ ESTÁ LENDO
𝔼𝕞 𝕞𝕖𝕦 𝕞𝕦𝕟𝕕𝕠...
Historical FictionSafira é uma garota de dezesseis anos e que tem uma rotina bastante normal. Nas suas férias de julho, em uma noite, ela resolve assistir seu filme preferido: Tróia (2004), quando algo diferente acontece e ela entra para dentro do filme. Tudo no fi...