Um orgulho de filha

1.5K 114 10
                                    

Maio/2020

Genilda Fernandes

"Amor de mãe vence preconceitos, supera os limites, enfrenta todos os desafios e te ajuda a vencer. Amor de mãe, só Deus para entender."

É cada vez mais difícil disfarçar que não vejo uma mudança na minha filha desde que ela saiu daquele programa. É claro que eu sabia que isso iria acontecer. Como fã desse reality, nós sempre soubemos que ele é capaz de operar muito na vida de alguém, mas tem uns 9 dias que ela está conosco, e apesar de ser a mesma Rafaella com a gente aqui em casa, ela anda estranha. Uma mãe sabe notar os detalhes. É como se estivesse com algum segredo da gente, e isso jamais aconteceu antes. Nós sempre compartilhamos e nos apoiamos, em tudo.

No hotel lá no Rio, tudo parecia normal, ela estava eufórica com a gente ali, quis ver um monte de vídeos sobre o que tinha acontecido de mais destaque no programa, fez chamada de vídeo com vários amigos, falou com os fãs e, apesar da pandemia, ela lidou bem com o que contamos da realidade do mundo aqui fora. O que eu não esperava é que repentinamente o comportamento dela iria mudar.

Rafa começou a cochichar pelos cantos com a Marcela. E a insônia nos primeiros dias foi outro fator que começou a chamar minha atenção. Minha filha nunca me deu trabalho, sempre batalhou pelas coisas dela e pelo seu sucesso, sei como ela andou sofrendo nos últimos anos por conta de relacionamentos que não deram certo, por isso me preocupo demais com essa possibilidade. Meu primeiro pensamento era que ela poderia ter entrado no programa de rolo com alguém e essa pessoa podia estar de volta na vida dela.

Depois de uma relação de 6 anos com o meu ex-genro, ela começou a aproveitar mais, dizendo que não queria se apegar muito a ninguém e beijando um ou outro nas baladas e de nenhuma forma vejo isso como negativo.

Rafa passou boa parte da fase de início da vida adulta comprometida, ela precisa se divertir e vivenciar outras coisas também. Mas eu não sei o que aconteceria na carreira dela se eu tivesse certa sobre a conversa que ouvi há uns dias.

Flashback

- já disse para você que nem eu tô entendendo isso... - a voz da Rafa parecia num misto de irritação com nervoso. Fui me aproximando da varanda externa e percebi que ela estava com a cabeça deitada no colo de Marcela.

- eu sei, mas ou você dá um tempo e se afasta ou fica e descobre o que é, você precisa se resolver.

 Não era minha vontade ficar ouvindo, mas eu estava preocupada e parei para ver se pescava alguma coisa.

- cê acha que eu num sei? eu tô morrendo de saudade e cagada de medo. Sangue do Cordeiro, Marcela! Eu tô perdida!

- não vejo motivo para tudo isso, Rafa! Você nem sabe se realmente é isso ou qualquer outra coisa. Pode ser abstinência do confinamento, sei lá!

Vi o olhar de Rafaella para a prima e um sorriso sapeca nascer no rosto de Marcela. Minha filha revirou os olhos e soltou uma risadinha, enquanto Marcela ria mais.

- olha só prima, vamos ser pé no chão: a única coisa que cê tem certeza é que não consegue dormir sem ouvir a voz dela. Por enquanto você continua ligando pra ela a noite, porque você precisa trabalhar e recuperar esses dias de sono perdido com o chá de sumiço que ela deu em todo mundo, e depois a gente vê o que a gente faz.

Vi Rafaella afirmar com a cabeça e fechar os olhos, suspirando pesado.

- Tenho medo no que isso vai dar, às vezes eu acho que é recíproco igual no dia que eu quase acabei falando pra ela, às vezes acho que não. - Marcela abriu um sorriso fofo.

- isso é tudo que te preocupa? - ela fez um cafuné na Rafa.

- sei que não deveria ser, mas é o principal!

Fim do Flashback

Ter ouvido essa conversa só me preocupou mais. Conheço minha filha e sei que ela não é de ficar dependente de ninguém. Não sou besta. Na hora eu já entendi de quem elas falavam. 

Cheguei a perceber que depois de Manu ter ido para São Paulo, Rafa ficou mais pensativa e às vezes se isolava e parecia dar uma desligada do que acontecia a sua volta. Percebi também que ela fazia questão de ver vídeos delas todo santo dia de noite e parecia irritada quando alguém falava da Manu nesses dias em que ela ficou sumida das redes sociais. Porém, mais do que isso, não pude deixar de ver como ela ficou feliz no dia da viagem pra cá, ela até comemorou que Manu tinha finalmente entrado em contato e o sorriso que apareceu no seu rosto não saiu mais de lá o dia todo.

Eu sei que elas andam falando todo santo dia por telefone, até colocou "ligar pra Manu" na agenda diária dela. O estranho de tudo isso? É que eu não tinha associado a insônia ao fato de não falar com a Manu, e não tinha me tocado que embora elas estivessem conversando todo dia, Rafa falava nas entrevistas como se tivesse contato quase zero com Manuzinha.  Agora está mais do que explicado.

Somos uma família religiosa, mas sempre criamos nossos filhos para entender as diferenças e abraçar o próximo. Nunca imaginei, pelo histórico da Rafa, que eu passaria por algo assim, mas se for os planos de Deus para ela e para nós, vamos aprender a lidar com isso da melhor forma. Vamos dar um jeito de passar por isso juntos.

Fica martelando na minha cabeça apenas que Manu tem namorado, que inclusive até onde todos sabemos, é um bom menino para ela. Não quero ver minha filha magoada. Sinceramente, ela está vivendo o melhor momento profissional dela e isso poderia ser uma grande bomba em cima dos seus planos.

Tenho medo. Rafa precisa ser madura e administrar isso muito bem para todo o trabalho dela não ir para o ralo. As pessoas dizem que o mundo mudou, mas a gente sabe muito bem que não é assim. Muito menos esse mundo onde o público dela vive.

- Mãe! Dona Genilda! - escutou Rafa gritar enquanto corre com os cachorros com o Soso no colo.

- Affe Maria, mas que bagunça é essa? - brinco que estou brava e vejo minha neta olhar para Rafa e apontar como se dissesse não ter nada a ver com aquilo. Rimos juntas da pequena.

- grava aqui eu brincando com a Soso? - ela disse me dando o celular e voltando a pular com Soso no colo e os cachorros atrás.

- Esse vídeo vai ficar divertido no seu Storie! - falei rindo do resultado, entregando o celular de volta.

- vou mandar pra Manu, ela reclamou ontem que não envio conteúdo de qualidade com a Soso. - ela revirou os olhos divertida e abriu um sorriso de rasgar o rosto.

- entendi, bem, aaahhmm...- ela estava distraída fazendo carinho nos cachorros e segurando a mão de Soso - a Manu não posta nada com o namorado né? Ela ainda tá namorando? - sondei.

O sorriso dela se desfez. Ela tentou disfarçar, mas eu percebi seu rosto tremer um pouco. Me deu uma dor no coração de ter feito a pergunta, mas já tinha feito.

- éh...tá sim...ela não fala muito disso comigo, não. - falou rápido, quase se atropelando nas palavras. Eu sorri ou ao menos tentei.

- Amanhã tem live dela! Você não gravou nada...não vai participar? - SIM, estava mega curiosa porque essa live estava sendo falada por todo mundo, mas não tinha nada na agenda da Rafa.

- Não, mas a Gi vai! Vamos rir muito! - ela soltou uma risadinha, mas notei que ela ainda estava balançada e com o olhar triste, tentando a todo custo disfarçar. Ai, minha filha!

- Cê precisa fazer uma chamada de vídeo com ela pra gente agradecer por ter cuidado de você! - e o sorriso voltou, ela riu da minha fala e afirmou com a cabeça.

Ironia do Destino [Ranu]Onde histórias criam vida. Descubra agora