Por trás de todos nós existem erros e acertos imprescindíveis para nos tornar quem somos, para nos encontrarmos em determinada fase da vida e mentalmente dizer: ok, é hora de lidar onde eu vacilo, onde as pernas se tropeçam, onde eu não tenho domínio sobre mim. E isso é tão importante!
Eu vivia achando que eu era a coitada das histórias, que eu era a indefesa, e assim eu fui acreditando nessa história que eu mesma me contava pra abafar o que na verdade não é verdade e que prejudica a mim mesma. não é bom se sentir a pobre coitada que foi enxotada de uma vida ou de outra por aí, não é bom pra mim achar que tudo que acontece a culpa é do outro, porque dessa forma eu tiro de mim a capacidade de ter participação, se ela foi positiva ou negativa é necessário me entender comigo depois mas teve participação sim, eu estava lá, eu fiz também, eu ergui mas eu também derrubei, eu não sou a vítima.A gente tem mania de construir na nossa cabeça vilões e mocinhos e nós não somos assim na vida real, na vida real a gente é vilão e mocinho, a gente é bom pra caralho mas a gente também é difícil, complexo, chato e perder a percepção de que podemos ser tudo isso, nos deixa aprisionados em gaiolas muito enferrujadas por uma visão míope do mundo real.
Claro que há momentos onde percebemos que se o pé caminhar um pouco além, vai doer e mesmo assim a gente caminha, porque somos movidos por milhares de sentimentos conhecidos e desconhecidos dentro da gente mas o importante é não se culpar, na analogia do pé que cansa e dói, o que faríamos depois de um grande festival de música onde andamos demais e por mais que tenha sido incrível, doeu? chegamos em casa, tiramos aquele sapato apertado, tomamos um banho e descansamos. não é? pois descanse. descanse para que na próxima você já saiba onde e qual sapato vai te doer, descanse porque ainda que tenha doído, a memória vai ser do festival incrível, das músicas legais, do momento especial.
Saber lembrar das coisas boas sem culpa, sem nostalgia dolorosa é importante.
Pagamos muito caro quando não cuidamos das nossas cicatrizes e entenda, cuidar das cicatrizes não quer dizer caminhar sozinho e isolar-se, claro que você talvez precise disso por um tempo mas não o tempo todo, porque existe um universo inteiro cheio de pessoas muito boas que amariam te conhecer, então permita. permitir é ato de coragem porque remexe os erros e acertos, cutuca feridas e as vezes até abre outras, mas o que seríamos nós se não várias quedas e levantes? pouco, acredito eu.Ninguém sabe o tempo certo das coisas, ninguém tem a poção da perfeição (que bom!)
E por último, nós somos muito mais do que alguém que passou por nossas vidas, obviamente que cada um que passa deixa seu resquício e é assim mesmo, é normal, não existe um esquecimento, não existe um belo apagão onde qualquer pessoa que você queira vá sumir por completo mas existe um sentimento que acho que não tem nome mas ele é basicamente uma tranquilidade de se perdoar, porque como eu mesma descrevi, seremos sempre um pouco lá e um pouco cá, mas no fim do dia, quem define, soma e subtrai o que você quer que fique e o que você quer que vá é você mesmo. Ninguém vai de fato saber quanto você luta, chora, sorri ou lida com seus medos e defeitos mas você precisa saber, você precisa se olhar e se olhar de novo com mais calma agora para entender que há dores mas há delícias em ser exatamente quem você é.você perdeu? azar, joga de novo.
você ganhou? que bom, complemente isso na sua jornada.
não ganharemos sempre e não perderemos sempre.cuide de você mesmo quando suas tentativas falharem. e principalmente quando elas falharem.
a verdade é que a gente sempre continua porque continuar é o que faz com que sejamos humanos.
quando me aceitei humana, errante e com capacidade de transformar esses erros em "o que eu posso melhorar nessa parte?" foi quando eu tive a maior responsabilidade da minha vida. a responsabilidade de lidar com quem eu sou mas que esse quem eu sou não é intransferível, não seremos pra sempre quem fomos ontem, nem quem somos hoje, mudamos tanto quanto metamorfoses soltas, ambulantes. aceitar isso não endurece, flexiona, dá pra nós possibilidades de ser e perceber o que é bom aqui e agora.
Se não for bom amanhã, temos ferramentas suficiente (quando queremos) para transformar. e transformar é incrível.se perdoe sempre, você nunca saberá de tudo, somos eternos aprendizados de nós e com os outros, mas te acalma o peito, há milhões de estrelas e um cosmos enorme acontecendo, a sua vida só vai ser importante pra caralho pra você mesmo, os outros estão muito ocupados com suas próprias vidas e seus universos particulares, portanto, te cuida. te cuida demais.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Quimeras Abortadas
De TodoDevaneios, ilusões, pseudo-conclusões, questionamentos. Sou o que escrevo.