Recebo e-mails todos os dias, todos os dias há palavras de desespero, de agradecimento, de busca, palavras soltas, conjuntas, todas com o mesmo intuito: buscar ajuda. Gritamos por ajuda, corremos por locais que nos disseram curar; mas hei de ser mais uma a dizer: teu hospital é você, sim, és tu.
Não importa qual seja seu problema, sua situação, sua indagação, toda resposta e consequentemente cura vem de nós mesmos.
Vou exprimir melhor, veja você: há um problema "y" com pessoa "x", podendo ser eu, você, qualquer um, suponhamos que pessoa x sofra por alguém que não corresponde seu amor ou que corresponda mas ainda assim as coisas não se encaixem por n motivos, os caminhos a seguir pra resolver sempre são múltiplos, relativos, mas colocarei uma resposta: REMEDIAR. Remediar esse problema, procurar meios que tem leve a fins desse ou quaisquer outros sofrimentos, mas lhe adianto: não há cura perpétua, somos como peças que ao tempo se lapidam mas lembrem-se que embora possamos ser como peças ainda somos seres humanos e precisamos um pouco mais que algumas ferramentas de força bruta para consertar-se, tendo em vista que é sempre um trabalho conjuntamente teórico e físico; resolver-se é mais complexo que resolver problemas alheios ou pedir resolução e é aí que quero chegar.
Recebo e-mails e não deixo de estar enviando um ao escrever, inclusive ao escrever isto aqui. É aquela velha e batida história: é fácil, não é comigo. Mas e quando é? Quando é, a gente corre! Corre pra alguém lidar. Nós não sabemos pôr na mesa a nossa complexidade independente de ou por causa de. Não pense como fulano ou ciclano pensaria, pense como você pensa, sua carga de vida conta muito mais em seu favor pra uma resposta do que o que a Hila possa responder. Se alguém que você ama fugiu, traiu, te causou danos, é ela ou você, a Hila não esteve, não está; mas não se preocupe tanto com o não saber resolver, a Hila também não sabe, Maria também não, a Cristina menos ainda, e o João? Pobre coitado, metido em cilada! Mas sabe o que a Hila faz? Escreve. A Maria? Reza. A Cristina? Chora. O João? Posta no Facebook. No fim todos nós temos antídotos contra nossas próprias dores, por isso somos nossos próprios doutores.*Os psicólogos existem porquê precisamos ter pra quem correr para lidar conosco, segurar nossa bolsa que pesa, cansa, dói, demanda, a gente tem mais coisa pra fazer, a gente tem família, trabalho, amigos, não temos tempo pr'a tanto! Entretanto, repare você o que fazem os psicólogos: escutam você, fazem o trabalho que você deveria fazer para si mas acha muito e delega. Eles lhe dão caminhos mas sem que você faça nada será feito, cada vida é individual, desabamos por nós e temos que nos reerguer pelo mesmo motivo. Lhe recomendo três pessoas que podem te curar e te destruir: você, você mesmo, só você.
Escrevi ouvindo: Frevo por acaso - Cícero
VOCÊ ESTÁ LENDO
Quimeras Abortadas
DiversosDevaneios, ilusões, pseudo-conclusões, questionamentos. Sou o que escrevo.