O polêmico Albus Severus Potter

65 18 12
                                    

Já era mais de meia-noite, mas as estudantes Mary e Hannah ainda não tinham ido para a cama. Elas eram do segundo ano, nem tinham autorização para ficar no salão comunal da Sonserina até tão tarde, mas estavam entretidas com um livro secreto que revelava as fofocas de membros das famílias Potter e Weasley e não saíam do lugar.

Nesse momento, elas estavam lendo o capítulo que narrava a história de Albus Potter.

"Já contei nesse livro que o segundo filho de Harry e Ginny Potter se chamava Albus por causa de Dumbledore. Mas o nome do meio dele causa controvérsias até hoje, por ter sido uma homenagem a outro diretor de Hogwarts que não deixou boas memórias. Estamos falando de Severus Snape, que matou Dumbledore para assumir o controle da escola, com apoio de Voldemort.

Só isso já seria motivo suficiente para que ninguém quisesse nomear seu filho em homenagem a Snape, mas Harry Potter não só fez isso como também tem usado seu poder e sua influência para reescrever a história ao seu modo e colocar Snape como herói. Mas porque Harry Potter tem agido dessa forma?

Se você ainda não pagou a disciplina História da Magia Moderna e não está por dentro de todos os detalhes que cercam a vitória de Potter e da Ordem da Fênix na Segunda Guerra Bruxa, então não sabe que Snape era, na verdade, um agente duplo. Para o Lorde das Trevas e os Comensais da Morte, ele espionava Dumbledore e a Ordem da Fênix. Já para Dumbledore, Snape é que era o espião de Voldemort e dos seus seguidores. E segundo consta nos livros de história, a real lealdade de Snape estava com Dumbledore, tudo por conta da mãe de Harry Potter, Lily.

Segundo a biografia oficial de Severus Snape, ele e Lily cresceram na mesma vizinhança. Os dois viviam entre os trouxas, pois Snape era mestiço (filho de uma bruxa sangue-puro Eileen Prince com o trouxa Tobias Snape) e Lily era de uma família de trouxas chamada Evans. Eles estavam sempre juntos, conversavam bastante sobre magia, mas ao ir para Hogwarts, eles foram selecionados para casas diferentes (Sonserina para ele e Grifinória para ela) e acabaram se afastando. Então, Lily se tornou cada vez mais próxima de James Potter, o pai de Harry, que era um grande rival de Snape, e após este a chamar de sangue-ruim publicamente, Lily se afastou dele em definitivo, assumindo relacionamento com o Potter praticamente em sequência. Mas Snape permaneceu obcecado por Lily, e desejava fortemente que Voldemort matasse James I para que ela pudesse ficar com ele de vez, chegando a pedir para que o Lorde das Trevas a poupasse da morte, mesmo após ela tê-lo desafiado três vezes. No entanto, Voldemort matou o casal, enfurecendo Severus Snape, que decidiu engolir o orgulho e embarcar na missão de proteger o filho dela, Harry Potter, até o fim. E ele só matou Dumbledore por duas razões: a primeira foi para proteger Draco Malfoy, o encarregado original desta tarefa, e a segunda foi porque o diretor contraiu uma maldição agressiva, que teria tirado sua vida de qualquer maneira, e ser assassinado por Snape diminuiria seu sofrimento.

Tanto Harry Potter quanto a biografia oficial de Snape negligenciam o comportamento abusivo do "herói" como professor de Poções em Hogwarts. Ele destratava alunos, os discriminava de acordo com a casa a qual pertenciam, privilegiando apenas os sonserinos de origens mais abastadas, como Draco Malfoy e Pansy Parkinson, e endossava seus queridinhos quando eles praticavam bullying contra os colegas. O próprio Potter teria sido vítima desse tratamento em diversas oportunidades, mas bastou Snape deixar escapar que poderia ter sido pai dele se seu desejo de matar James Potter I tivesse se concretizado que tudo ficou resolvido entre os dois.

E assim chegamos aos dias atuais. E como o James, o Sirius e o Severus do passado, James Sirius e Albus Severus se detestam.

A rixa entre os dois já foi noticiada publicamente por Rita Skeeter, que relatou ter visto James empurrar Albus do camarote em que eles estavam durante a final da copa do mundo de quadribol de 2014. E claro, o fato de os dois terem ido para casas rivais (Grifinória e Sonserina) em Hogwarts só contribuiu para que a rivalidade se acentuasse. Mas diferentemente do irmão, Albus não recebeu tantas regalias e privilégios dos professores. Albus também nunca foi muito popular, seus próprios colegas de casa o consideravam um estranho, por ele ser um Potter/Weasley, e seus irmãos e primos o isolavam, por ele ser sonserino. Claro que o comportamento de Albus não ajudava em nada, ele sempre foi o mais antipático dentre seus irmãos, é conhecido até hoje por ser arrogante, não gostar de atender os fãs e ser grosseiro com a imprensa, escolhendo os jornalistas com os quais vai falar. A única pessoa com quem Albus conseguia dialogar de igual para igual era justamente o filho de um antigo inimigo de seus pais: Scorpius Malfoy.

Harry Potter: Next Generation ExposedOnde histórias criam vida. Descubra agora