Vida nova

11 2 0
                                    


_ De novo?

Leonora retira a fralda de Wood, um jovem de 25 anos com paralisia cerebral.

Ele dá uma risada de canto de boca.

_ Você fez de proposito? é a terceira seguida!

Ela pega a outra fralda, os lenços umedecidos, e começa a limpá-lo.

Sua vida mudou desde que deu o fora no seu "boyband".

Trabalhava como voluntária da clinica, foram precisos quinze dias de treinamento duro, depois, as terapeutas deixavam as piores tarefas para ela.

Mas Leonora não ia desistir, não mesmo.

Acabou de limpar o Wood, colocou uma fralda nova embaixo dele e ele solta mais um pouco de cocô.

Leonora jura que viu outro  sorriso no rosto dele.

Ela também ri.

_ Wood, isso não é legal.

Lucas entra. Não o via fazia uma semana, mesmo assim, tinham se visto de relance.

Leonora sabia que estava ali por causa dele, adorava estar ajudando alguém, a sensação de ser realmente útil, mas tinha certeza que estava ali por causa do Lucas.

Enxergava algo nele que não sabia por em palavras.

_ Lucas, é a quarta vez.

Lucas olha bem para Wood, que continua com a mesma expressão. Depois de um tempo fala.

_ Essa é a Leonora, ela é muito legal. Vamos combinar uma coisa? Ela vai ler para você um capitulo de um daqueles livros.

Lucas aponta para uma estante.

_ Mas isso só se você se comportar.

Ele olha para Leonora e dá um sorriso.

_ Agora eu tenho que ir. Prometi levar a Lulu para dar uma volta na pracinha.

Leonora não sabe o que falar. Perdeu mais uma oportunidade de conversar com ele.

Ela troca a fralda de Wood, pega um livro, fala o titulo e Wood faz uma careta. Ela coloca o livro de volta e pega outro lê o titulo, dessa vez ele dá um sorriso e ela começa a ler.

Lê uns três capítulos, depois se despede dele.

Vai para o corredor, e topa com a chefe dos voluntários.

_ Demorou pra trocar uma fralda!

_ Estava lendo um livro pra ele.

Ela pareceu sorrir. Pelo menos Leonora acha que era um sorriso.

A mulher tinha um rosto meio carrancudo, o "sorriso" estava mais para um "deixei de fazer careta".

Leonora dá uma gargalhada interna com esse pensamento.

_ Porque você estava lendo pro Wood?

_ Ideia do Lucas.

_ Isso explica. O Wood quer atenção. Se você só troca ele e vai embora, ele suja as fraldas pra você começar de novo. Se você prometer ficar com ele, ele se comporta.

"Custava falar isso comigo antes sua vaca?"

_ Agora eu aprendi.

_ Por hoje está dispensada. Daqui a pouco chega o próximo turno.

Leonora abana a cabeça e vai em direção do chuveiro. Está morta de cansado.

_ Leonora, você me surpreendeu filha. Obrigado pela sua ajuda.

Ade ObaOnde histórias criam vida. Descubra agora