Os pais de Kaio, assim como os tios e os primos assistem toda a cena: o garoto tido como exemplar, líder do time de futebol, sendo conduzido algemado até o prédio do campus. Há um alvoroço, ninguém sabe o que está havendo: se o motivo da confusão é a derrota do time, a briga no meio do campo ou a polícia conduzindo um aluno.
Derick torna a reunir-se com Tati, e Diogo demonstra visível preocupação, pedindo licença aos dois, para tentar entender porque a polícia conduziu o primo para o prédio do colégio.
Vindo apressada, Lizi para junto aos dois e seus olhos estão cheios de lágrimas. Bastante triste e frustrada, ela diz que Michael está irritado com ela, pois acredita que sua "surpresa vexatória" foi a culpa dele ter perdido o lance que empataria o jogo. Lizi, porém, explica que não era para ter sido assim, que o plano era Ian introduzi-las na quadra somente quando o jogo tivesse terminado, mas Ian deu sinal verde para entrar bem antes da hora.
Derick fica confuso com tudo, ele procura Ian com o olhar, e fechando a cara, pede licença para as amigas a fim de ir falar com ele.
Ian está sem a cabeça da fantasia, afastado em um canto a observar a confusão, então Derick para sério frente a ele, questionando o porquê de ele ter feito isso com a garota. Ian explica que ficou nervoso ao ver a polícia, que achou estarem vindo prender o irmão, e então viu que criar uma "confusão" era a melhor forma de dar-lhe um tempo para fugir. Lucas porém está bem ali, parado junto a Murilo, e completamente suado pelo jogo recém-terminado, parece bem tranquilo e sorridente com toda a situação. Então a ficha cai e Derick entende que eles armaram para o Kaio.
Em outro núcleo aparece Kaio em companhia dos policiais, estão no vestiário, e um deles pede que Kaio abra a porta de seu armário. Kaio não entende o que está havendo, ele está bastante nervoso e confuso, mas, como nada deve, abre a porta tranquilamente e permite que os oficiais revistem seus vários objetos.
O garoto até faz graça por causa das meias sujas que eles pegaram, mas percebendo que estão bastante sérios, procura se comportar.
Não demora os pais e os tios também estão ali, eles querem saber o que está acontecendo, e na frente de todos o oficial abre a mochila de Kaio e encontra drogas ao fundo dela, enroladas em um uniforme.
Todos ficam surpresos, Kaio fica atônito, e os policias avisam que receberam informações de que o garoto estava traficando drogas no colégio.
Os pais de Kaio não concordam com a atitude evasiva no ambiente escolar, os tios também não, mas não adianta reclamações, as drogas foram encontradas na mochila do garoto, e a mochila estava trancada em seu armário, um sinal claro que somente o portador da chave tinha acesso ao local.
Não há mais diálogos, a lei é clara sobre tráfico de entorpecentes, e evitando criar uma confusão ainda maior os policiais conduzem o garoto para a delegacia.
Na quadra Derick discute com Ian sobre Kaio ter sido preso injustamente. Eles estão discutindo de forma acalorada, e Ian não sabe o que fazer. Derick diz que Ian precisa ir até a delegacia e contar o que sabe sobre Lucas, mas o garoto se sente perdido, e nervoso começa a ter uma de suas crises de pânico.
Derick fica preocupado, e arrependido tenta acalmá-lo, ajudando-o a deixar a quadra e ir para uma parte mais ventilada. Ele diz para Ian respirar fundo, para perdoá-lo pela pressão, mas que busque compreender. Ele não foi rude por maldade, apenas não aceita injustiças.
Enquanto isto, ainda na quadra, Lizi e Tati discutem sobre a possibilidade de Kaio estar ou não realmente envolvido com essa história das drogas, é quando Derick chega e coloca ordem na confusão. Ele diz que o garoto nunca deu motivos para desconfiarem dele, e que sim, que foi uma armação e precisam fazer algo para ajudar.
Tati, porém, não quer se envolver com isso, ela diz que por mais que ache que o garoto é inocente, não quer falar o que viu no acampamento, porque tem medo de ter problemas com Lucas.
Lizi também não pode ajudar, porque não testemunhou nada, e uma vez que quem viu não quer falar, o que ela poderia fazer?
Derick traz à conversa a estranheza de Caroline e Beth ao deixarem o estacionamento, e então de Kaio indo buscar a mochila no carro segundos após. Tudo indica que houve realmente uma trama para prejudicar Kaio, só que agora é tarde, e eles nada podem fazer até pensar melhor.
Na manhã seguinte o colégio amanhece num completo burburinho sobre os acontecimentos. Alguns grupos comentam sobre a derrota vergonhosa do time, outros sobre a homenagem maluca de Lizi que acabou por prejudicar o jogo, e vários dialogam sobre a prisão de Kaio. São poucos os que o defendem, a maioria o julga como culpado sem sequer se importar se fora armação ou não.
Quando Diogo chega em companhia de Murilo, Derick e as amigas imediatamente o procuram a fim de ter notícia. Desconfiados de Murilo, eles o ignoram, ficando a sós com Diogo.
O garoto explica que a situação do primo é complicada, porque além das drogas terem sido encontradas em sua mochila, dois rapazes foram flagrados horas antes com entorpecentes e atribuem a Kaio a responsabilidade pela venda.
Derick está preocupado, ele sabe que uma grande injustiça está acontecendo, mas não sabe o que fazer.
Diogo conta que a família está devastada, e Derick sente a língua coçar para contar a Diogo tudo o que está omitindo sobre Lucas, afinal, Murilo, seu irmão mais velho, deve ter alguma relação com isso também. Talvez sabendo de tudo o que vem rolando nos bastidores, o garoto possa ajudar o primo de alguma forma, porém isso exporia o irmão diretamente, e tudo ficaria ainda mais complicado.
Quando Derick pensa que as coisas já estão confusas, mais burburinhos se intensificam pelo corredor, pois agora, entrando no colégio como se fosse Moisés abrindo o mar vermelho, Kaio surge acompanhado dos pais, em direção à diretoria, porém no caminho acaba por ficar imóvel no exato momento em que outra figura surge na curva contrária: Lucas.
A coisa pega fogo quando Kaio, ignorando completamente a presença dos pais, caminha em sua direção com o dedo enriste, acusando-o de ter armado tudo aquilo, e todo mundo observa a confusão sem entender nada, é quando Kaio parte para cima de Lucas, jogando-o contra os armários.
Lucas tenta afastá-lo, o pai de Kaio tenta controlá-lo, mas Kaio é mais forte e golpeia o garoto, que irritado, revida, e uma confusão começa. Lucas o golpeia com fúria, Kaio retribui, e eles rolam pelo chão. Então coordenadores chegam e entram na briga para tentar afastá-los. A exemplo do tio, Murilo também tenta fazer algo, só que leva um golpe na boca, desferido por Kaio.
Diogo observar tudo atônito, Derick está em choque.
Kaio então acusa Murilo de estar envolvido com tudo aquilo, por isso protege Lucas, mas o garoto se faz de inocente e diz que Kaio está descontrolado e não sabe o que diz. Por fim Kaio vai parar na coordenação.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Confusões no Colegial
RomanceImagine um Brasil do futuro, onde estudantes de ensino médio podem dirigir e as escolas públicas tornaram-se aconchegantes a nível internacional. Imaginou? Agora utilize este cenário como palco para as aventuras de um garoto gay não assumido (Derick...