Desta vez, eu não pude esconder das duas o acontecido. Obviamente, ocultei a parte do interrogatório onde descobri ter vindo do ducado de Icarus e também a minha suspeita de quem tenha me levado para aquela sala horrível. Cherly surtava dentro do nosso quarto, xingando a nobreza por nomes que, particularmente, nem fazia ideia que existia nessa época. Por outro lado, Martha passava uma pomada caseira nos machucados em meu rosto com imenso cuidado, como se eu fosse uma boneca de porcelana.
— Maldita realeza! Só porque estão no poder, acham que podem sair batendo em quem desejam.
— É assim que as coisas funcionam, Cherly. Nós não temos o direito de voz, só nos resta aceitar tudo calada.
— Mas isso é injusto, Martha!
— Pois bem, o mundo é assim.
Eu permaneci em silêncio, vez ou outra gemendo baixo de dor quando sentia a pomada sobre o machucado. Enquanto as duas discutiam sobre justiça, imaginei como era difícil viver nessa época onde não possuíamos a chance de reivindicar os nossos direitos. E por um momento, questionei se os motivos de Lorcan em derrubar a monarquia não seriam esses.
Mas sinto que há questões pessoais no meio. Além do mais, o duque não pensa em ninguém que não seja em si mesmo.
Ao pensar no vilão, lembrei de uma parte em específico do interrogatório e, sendo levada pela curiosidade, perguntei:
— Que tratado é esse?
— Tratado?
— Sim, o Corvus.
Martha fez uma expressão compreensiva, colocando o último curativo no canto do meu lábio, antes de dizer:
— É um tratado feito há doze anos atrás, quando o senhor De'Ath foi nomeado o duque de Icarus após a morte do seu pai.
— Do que se trata?
— Ora, pensei que soubesse. — comenta Cherly, franzindo o cenho confusa. — Todos em Velorum conhecem o tratado de Corvus.
Forço um sorriso e desvio o olhar.
— Eu ando meio esquecida ultimamente...
— Geralmente é uma história contada pelos nossos pais, nem todos tiveram essa sorte. — Martha repreende para a jovem ao meu lado que apenas revira os olhos. — O tratado de Corvus criou uma premissa simples no reino. Se um membro do ducado de Icarus for ferido por alguém daqui...
— ... O ducado tem o direito de ceifar uma vida de Velorum. — completa Cherly e o brilho em seu olhar some, deixando-me assustada. Pelo visto, o assunto envolve sangue já derramado. — No começo, o tratado foi banalizado mas as coisas mudaram quando o duque realmente o levou à sério, matando quem ousasse tocar um dedo no seu povo. Por isso, para evitar conflitos, o rei permitiu que as pessoas do ducado de Icarus vivessem isolados de todos, desde que continuassem a pagar seus impostos regularmente.
— Muitas pessoas foram mortas antes de considerarem com seriedade o tratado de Corvus.
— Quem o instaurou? — pergunto, curiosa. — O duque?
— Sim. Ele fez isso para afastar mais ainda qualquer conexão do seu ducado com o restante do reino. Há dez anos que não temos qualquer contato com as pessoas daquela região e, consequentemente, mortes foram evitadas.
— E se a vítima estiver sendo mantida aqui?
Cherly apoia a mão no queixo, pensativa.
— Hum... Creio que o senhor De'Ath viria reivindicá-la para o seu ducado e quebrar alguns ossos no caminho.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Velorum
RomanceUm pedido. Duas almas conectadas. Uma nova realidade. Natasha Martin é uma escritora que perdeu o seu ânimo após seu livro, Velorum, ser alvo de críticas negativas. Depois de retornar para o apartamento, decepcionada com uma descoberta do seu namora...