MATEUS 9.18-26: "Enquanto Jesus estava falando ao povo, um chefe religioso chegou perto dele, ajoelhou-se e disse: — A minha filha morreu agora mesmo! Venha e ponha as mãos sobre ela para que viva de novo.
Então Jesus foi com ele, e os seus discípulos também foram.
Certa mulher, que fazia doze anos que estava com uma hemorragia, veio por trás de Jesus e tocou na barra da capa dele.
Pois ela pensava assim: “Se eu apenas tocar na capa dele, ficarei curada.”
Jesus virou, viu a mulher e disse: — Coragem, minha filha! Você sarou porque teve fé. E naquele momento a mulher ficou curada.
Depois Jesus foi para a casa do chefe religioso. Quando viu os que tocavam música fúnebre e viu a multidão numa confusão geral,
disse: — Saiam todos daqui! A menina não morreu; ela está dormindo! Então começaram a caçoar dele.
Logo que a multidão saiu, Jesus entrou no quarto em que a menina estava, pegou-a pela mão, e ela se levantou.
E a notícia a respeito disso se espalhou por toda aquela região."MARCOS 5.21-43: "Jesus voltou para o lado oeste do lago, e muitas pessoas foram se encontrar com ele na praia.
Um homem chamado Jairo, chefe da sinagoga, foi e se jogou aos pés de Jesus,
pedindo com muita insistência: — A minha filha está morrendo! Venha comigo e ponha as mãos sobre ela para que sare e viva!
E Jesus foi com ele. Uma grande multidão foi junto e o apertava de todos os lados.
Chegou ali uma mulher que fazia doze anos que estava com uma hemorragia.
Havia gastado tudo o que tinha, tratando-se com muitos médicos. Estes a fizeram sofrer muito; mas, em vez de melhorar, ela havia piorado cada vez mais.
Ela havia escutado falar de Jesus; então entrou no meio da multidão e, chegando por trás dele, tocou na sua capa,
pois pensava assim: “Se eu apenas tocar na capa dele, ficarei curada.”
Logo o sangue parou de escorrer, e ela teve certeza de que estava curada. No mesmo instante Jesus sentiu que dele havia saído poder. Então virou-se no meio da multidão e perguntou: — Quem foi que tocou na minha capa?
Os discípulos responderam: — O senhor está vendo como esta gente o está apertando de todos os lados e ainda pergunta isso?
Mas Jesus ficou olhando em volta para ver quem tinha feito aquilo.
Então a mulher, sabendo o que lhe havia acontecido, atirou-se aos pés dele, tremendo de medo, e contou tudo.
E Jesus disse: — Minha filha, você sarou porque teve fé. Vá em paz; você está livre do seu sofrimento.
Jesus ainda estava falando, quando chegaram alguns empregados da casa de Jairo e disseram: — Seu Jairo, a menina já morreu. Não aborreça mais o Mestre.
Mas Jesus não se importou com a notícia e disse a Jairo: — Não tenha medo; tenha fé!
Jesus deixou que fossem com ele Pedro e os irmãos Tiago e João, e ninguém mais.
Quando entraram na casa de Jairo, Jesus encontrou ali uma confusão geral, com todos chorando alto e gritando.
Então ele disse: — Por que tanto choro e tanta confusão? A menina não morreu; ela está dormindo.
Então eles começaram a caçoar dele. Mas Jesus mandou que todos saíssem e, junto com os três discípulos e os pais da menina, entrou no quarto onde ela estava.
Pegou-a pela mão e disse: — “Talitá cumi!” (Isto quer dizer: “Menina, eu digo a você: Levante-se!”)
No mesmo instante, a menina, que tinha doze anos, levantou-se e começou a andar. E todos ficaram muito admirados.
Então Jesus ordenou que de jeito nenhum espalhassem a notícia dessa cura. E mandou que dessem comida à menina."Jesus é o nosso protetor fiel, nosso real ajudador. Ele é quem derrama seu bálsamo de conforto em nossas vidas quando estamos cansados, revigora nossas forças quando estamos aflitos, ainda quando nós mesmos e o mundo achamos que isso é impossível. Se nós que não o vimos enquanto estava na terra já sabemos disso, imagine quão forte era esse pensamento na mente dos que contemplaram presencialmente os atos do Messias!
Provavelmente, Jairo também sabia da capacidade de Cristo de curar pessoas e restaurar vidas. Talvez por isso tenha recorrido a ele quando sua pequena filha veio a adoecer. Foi uma atitude extrema, afinal, o que um chefe da sinagoga iria querer com Jesus? Naquela época os judeus não gostavam do que Cristo fazia. Seus atos milagrosos tiravam os holofotes dos mestres da Lei e fariseus, tal qual o domínio sobre o povo, e dava tudo isso para Jesus, o filho de Deus. Apenas alguns poucos mestres da Lei e fariseus seguiam explicitamente a Jesus, enquanto outros eram sigilosos por medo da perseguição e retaliação que esse ato traria.
E mesmo com tudo isso Jairo foi até Jesus, confiando que talvez fosse ele a última esperança para sua filha.
Agora imagine o desespero desse pai que, estando com pressa para socorrer sua filha, viu Jesus parar cercado por uma multidão e perguntar que lhe tocou. "Ora, Jesus, a minha filha está morrendo! Esqueça isso e vamos!" Pode ter pensado, porém Jesus, enquanto estava a caminho do milagre dele, foi salvar e resgatar outras vidas. É possível que Jairo tenha cogitado: "Senhor, eu tô aqui há mais tempo; eu trabalho na sinagoga; eu isso; eu aquilo! Me atenda também!" Mas havia outros sendo curados na frente da sua filha.
Às vezes vemos tanta gente recebendo dádivas de Deus e nós não questionamos se Deus se importa conosco ou se ele nos ouve. Mas hoje eu quero te lembrar que, sim, Deus te escuta e tudo que te ele te permite passar é para o teu bem, para tua edificação. Duvidamos que eles nos escuta e que ele é capaz de intervir diante de uma situação difícil, porém se lembre que o nosso Deus é o mesmo que tapou a boca do leão, que salvou seu povo da escuridão e que conhece os pesares do nosso coração.
O Jesus poderoso salvou a mulher do fluxo de sangue e seu poder permanece (enfatizo porque muitas vezes limitamos o agir de Deus apenas a coisas que entendemos). Agora eles vão acudir a filha de Jairo. Então, alguns da casa do chefe da sinagoga chegaram e desmotivaram. A menina já havia morrido. Para que incomodar o Mestre?
Aquela seria a hora para agir como Marta diante da morte do irmão em João 11: "ah Jesus! Se vocês tivesse chegado antes ela não morreria! Se tivesse sido mais rápido, eu veria minha filha viva? Jesus, você tem que seguir o roteiro da minha cabeça! Um roteiro que diz que há circunstâncias muito difíceis até para o Senhor!" Não admitimos, mas muitas vezes pensamos assim. Vemos nossa esperança, nossa alegria, nossos sonhos mortos e não acreditamos que Deus pode intervir e transformar.
Porém, nesse cenário caótico Jesus anima aquelas pessoas dizendo: "não temas, crê somente".
As circunstâncias promovem medo, mas o amor do Senhor o dissipa. Jesus tem a solução até para o que não conseguimos entender. Ele é a cura para o doente, é o consolo para o aflito e a força para o fraco. Jesus Cristo é aquele que pode fazer muito mais do que tudo que pedimos ou pensamos, apesar do que nos rodeia nos querer dizer que isso não é verdade.
Crê somente.
Jairo creu. Levou Jesus para sua casa e ao chegarem lá todos estavam de luto. Contrariando o clima que estava na casa, Jesus afirmou que a menina não havia morrido, apenas dormia. R as pessoas riram dele. Mesmo assim, ele foi até a criança, a chamou, ela se levantou e pôs-se a andar, mostrando um milagre para todos os que ali estavam!
Jesus é poderoso o suficiente para transformar uma situação em que ninguém mais colocava esperança. Jesus tem o poder de ressuscitar sonhos, transformar histórias, mudar vidas. Aquilo que você pensa que morreu, para Cristo apenas dorme. A tua alegria, os teus sonhos Ele pode transformar em algo vivo de novo e evidenciar esse milagre para todos os que estão ao seu redor. A bondade dele resplandece em nossas vidas e, segundo o seu querer, isso irá ressuscitar.
Crê somente. Creia que Jesus pode operar esse milagre em tua vida.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Não seja como eu.
Non-FictionEstamos juntos neste mundo hostil, sendo constantemente atingidos por críticas e, muitas vezes, vãs filosofias. Quero por meio deste te mostrar que Deus tem planos grandes e incríveis para você, apesar de tantas dificuldades que surgem; confie! Junt...