A SOLUÇÃO

4 0 0
                                    

ESTER 4.11-16: "Todos os servos do rei e o povo das províncias do rei bem sabem que para todo homem ou mulher que entrar ao rei no pátio interior, sem ser chamado, não há senão uma sentença, a de morte, salvo se o rei estender para ele o cetro de ouro para que viva; e eu, nestes trinta dias, não sou chamada para entrar ao rei.
E fizeram saber a Mardoqueu as palavras de Ester.
Então, disse Mardoqueu que tornassem a dizer a Ester: Não imagines, em teu ânimo, que escaparás na casa do rei, mais do que todos os outros judeus.
Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento doutra parte virá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?
Então, disse Ester que tornassem a dizer a Mardoqueu:
Vai, e ajunta todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas moças também assim jejuaremos, e assim irei ter com o rei, ainda que não é segundo a lei; e, perecendo, pereço."

O povo de Israel, após a queda da Babilônia, foi levado cativo pelos persas que, naquele momento, era liderado pelo Rei Assuero. Tal rei estabeleceu um concurso de beleza para eleger a nova rainha no lugar da antiga que lhe havia desobedecido diante dos grandes do seu reino. Nesse concurso, quem venceu foi Ester (ou Hadassa), uma judia. Ela foi levada ao palácio e se tornou a rainha.

Havia um homem de nome Hamã, adversário dos judeus, foi a Assuero com a intenção de adquirir permissão para matar o povo dominado (os israelitas), e a conseguiu. Hamã ganhou esse ódio depois de Mardoqueu, tio de Ester, não se curvar em reverência a ele.

Quando saiu o decreto autorizando o extermínio dos judeus, todos ficaram sabendo, e foram pedir auxílio da rainha nova, que compreendia a sua situação, queriam banir aquela ação.

Hadassa quis ajudar, mas tinha um problema que lhe "impedia": ninguém poderia entrar na presença do rei sem ser convocado, e ela não o era a 30 dias. Mesmo assim, Mardoqueu lhe estimulou a falar com ele.

Então, Ester percebeu a solução. Apesar de ter ganhado a atenção do rei dentre tantas outra mulheres por sua beleza, aquilo não era o que lhe faria livrar-se ou controlar as circunstâncias que estava submetida. Não seriam suas próprias forças capazes de protegê-la, portanto, ela confiou em Deus, o Todo-Poderoso. Hadassa se colocou à disposição divina, entregando-se realmente como um instrumento de Deus para libertação do seu povo. Ela confiou,buscou, achou graça aos olhos do Senhor para realizar aquilo que lhe agradava, percebendo ser o melhor a ser feito, do mesmo modo que nós devemos fazer.

Não podemos deixar os limites e barreiras nos apagarem da lembrança o amor de Deus por nós e de sua misericórdia e bondade que nos protege e nos dá vida, mesmo que morramos, pois quem nele crê tem a vida eterna através de Jesus.

Temos de ser convictos de que, por Jesus, vale a pena mesmo nas dificuldades e temos de aproveitar e obedecer onde quer que ele nos colocou. Ester era rainha e foi instrumento daquele que sabe de todas as coisas na posição em que estava.

No final desta maravilhosa história, Ester é sabiamente usada por Deus, mantendo o povo de Israel vivo.

Deus é fiel. Entregue teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará! Busque-O, pois Ele cuida dos seus e é capaz de agir ainda que nossa visão limitada consiga ver apenas muralhas intransponíveis.

Não seja como eu.Onde histórias criam vida. Descubra agora