Êxodo 3.12-14:" Deus lhe respondeu: Eu serei contigo; e este será o sinal de que eu te enviei; depois de haveres tirado o povo do Egito, serviremos a Deus neste monte.
Disse Moisés a Deus: Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros."A história de Moisés é muito conhecida, nem que as pessoas saibam apenas o nome desse herói da fé.
O pequeno bebê que foi posto num cesto e lançado ao rio, numa ação de fé e desespero de sua mãe para poupar-lhe a vida das perseguições causadas pelos egípcios. Tal criança posteriormente iria libertar seu povo da opressão dos egípcios. Moisés foi um instrumento valioso nas mãos de Deus, mas quero vê liderando aquele enorme povo em meio ao deserto nem imagina o que se passou para que ele chegasse ali.
Certo dia, após ter fugido do Egito por ter matado um egípcio que maltratava um hebreu, Moisés foi parar na terra de Midiã, onde casou-se e passou a cuidar das ovelhas de seu sogro (uma mudança e tanto, já que de príncipe instruído do palácio de faraó, se tornou um pastor de ovelhas. E os egípcios não gostaram deste ofício).
Então, enquanto exercia seu novo trabalho, Moisés percebeu uma sarça que queimava , porém o fogo não a consumia.
Admirado, aproximou-se para tentar entender aquele feito e recebeu o chamado do Senhor para libertar Israel do Egito. Uma missão muito importante, sem dúvidas! E talvez por isso, Moisés tenha ficado receoso quanto a aceitar rapidamente.
Moisés sentia-se incapaz. Os capítulos 3 e 4 do livro de Êxodo narram a conversa entre Deus e seu escolhido. A cada momento, Moisés identificava mais um empecilho para que tal trabalho fosse por ele realizado; desde dia dificuldade de falar até sua falta de interesse: Moisés não queria ir, mas gastaria o tempo que fosse tentando convencer a Deus de que eleger alguém tão falho quanto ele era um erro.
Sabe de algo que eu acho interessante quando Deus reage às desculpas de Moisés? Deus não ficou massageando o ego de seu servo; Ele bem sabia das limitações de sua criatura. Vejamos um exemplo: Quando Moisés alegou ser incapaz de falar ao povo, o Senhor não tentou promover uma falsa sensação de capacidade para Moisés com comentários como: "não fale assim... Você é incrível, Moisés, você vai conseguir!", pelo contrário! Deus sabe que somos limitados. Somos imitadores de Moisés, que arranjam inúmeras desculpas para não cumprir as ordenanças do Senhor. Somos falhos, e sabemos disso, e acabamos agindo como o instrumento de Deus que libertou Israel do Egito.
Sabe o porquê de Moisés ter dito tantas coisas para evitar realizar o querer de Deus? Porque Ele estava confiando em suas próprias forças e, ao se deparar com sua fraqueza, não vê aonde correr senão para o fracasso ou, simplesmente, a parar tentar.
Somos seres humanos, limitados, do mesmo jeito que Moisés foi, em nós não há forças para vencer as dificuldades. Não somos grandiosos, contudo, apesar de todos os empecilhos que nós mesmos enxergamos, Deus nos escolheu.
Por quê? Se há certeza de erro por sermos humanos, por qual motivo somos escolhidos para obras importantes como a de Moisés obras para libertar cativos, sendo que não há em nós poder sequer para salvar-nos, quanto mais a outros?
Porém, guarde isto: não é sobre quem você é, é sobre quem está contigo! Do mesmo modo que Moisés não estava sozinho em sua missão, nós também não estamos. Temos um Deus grande e poderoso que providencia tudo e que quer nos usar como seus instrumentos; este é o mesmo Deus que proveu resposta a todas as intervenções de Moisés, o Deus que deu sinais para que o povo cresse nas palavras de seu enviado, o mesmo que enviou o Arão para ajudar Moisés; este é o Deus que servimos!
Ele está no controle e quer que nos coloquemos sob a sua poderosa mão, a fim de sermos usados por ele para levar a salvação de Cristo ao mundo!
Não somou eu ou você, seres humanos falhos e fracos, os que estão coordenando a missão que te foi entregue pelo Senhor; porém o próprio Deus, poderoso para salvar, fonte de força, que quer te usar mesmo que você não entenda ou que se acha pequeno!
Deixe Deus guiar tua vida e mostrar milagres através de você!
Ele está contigo e isso é suficiente para as desculpas caírem por terra, porque ainda que sejamos fracos, Ele é nossa força!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Não seja como eu.
NonfiksiEstamos juntos neste mundo hostil, sendo constantemente atingidos por críticas e, muitas vezes, vãs filosofias. Quero por meio deste te mostrar que Deus tem planos grandes e incríveis para você, apesar de tantas dificuldades que surgem; confie! Junt...