SOMOS VASOS DE BARRO

1 0 0
                                    

II CORÍNTIOS 4.5-7: "Pois nós não anunciamos a nós mesmos; nós anunciamos Jesus Cristo como o Senhor e a nós como servos de vocês, por causa de Jesus.
O Deus que disse: "Que da escuridão brilhe a luz" é o mesmo que fez a luz brilhar do nosso coração. E isso para nós trazer a luz do conhecimento da glória de Deus, que brilha no rosto de Jesus Cristo.
Porém nós que temos esse tesouro especial somos como potes de barro para que fique claro que o poder supremo pertence a Deus e não a nós."

Hoje tentarei justificar o porquê de eu não concordar com frases de autoajuda.

Há alguns dias comecei a refletir sobre o poder humano e, ao olhar ao redor, ficou-me evidente que somos como vasos de barro.

Ora, sejamos sinceros, nós erramos constantemente (em especial quando tentamos fazer o certo), somos fracos, fazemos mal uns aos outros e qualquer minúscula coisa pode nos exterminar! O escritor de Eclesiastes manifesta o valor humano como o dos animais; somos efêmeros. E, falando nisso, porque humanidade é valiosa? Só porque somos animais que falam? Quem determinou isso? Há um ponto que não se pode evitar refletir: somos apenas nós.

Por isso acho que sermos "vasos de barro" se enquadra perfeitamente para uma metáfora: fomos primeiramente criados da terra, um material que pode ser considerado sem muito valor em si; somos falhos e pecadores em essência, não há para onde fugir: os que nasceram humanos, com este corpo de pecado, este material sem valor, vão pecar (exceto Jesus); somos frágeis, como o barro que sutilmente se molda com o toque do oleiro ou como vaso que num lance de menos atenção cai das mãos e quebra-se por inteiro. Não se parece conosco?

Ao pensar nisso eu percebi que, decididamente, não há nós valor algum.

Não temos como negar isso. Portanto, comecei a rejeitar (talvez até odiar) as frases motivacionais do tipo: "você é incrível!", "você consegue!", "acredite em você!". Somos nós; humanos! Os mesmos que podem tentar, tentar e tentar, mas nunca serão capazes de não errar, muito menos de dominar e reger o mundo a seu redor. Como ter certeza de que, com labor, seremos capazes de realizar todos os nossos objetivos?

Se o final fosse este, a vida humana seria certamente vazia e sem sentido, resumida nós e a nós mesmos e já vimos que não somos tão interessantes assim.

Porém, graças a Deus pelo seu amor, que olhou para nós, miseráveis e perdidos, e nos amou. Jesus escolheu habitar em nós e resplandecer sua magnífica Glória dentro da gente, míseros, frágeis e horríveis vasos de barro!

Na época em que Paulo escreveu isto, vasos simples guardavam itens preciosos para protegê-los de ladrões em caso de assalto, já que um jarro simples não chamaria atenção dos assaltantes, preservando assim dentro deles os valiosos tesouros dos seus donos.

Outra coisa, é que os vasos de barro tem seu valor baseado no que há dentro de si ou em quem o fez. Somos ocos, feitos para ter algo dentro de nós para suprir nosso vazio. Tentamos com drogas, sexo, séries, mas não dá! Nosso coração carece de Deus, do Deus vivo! Ele é o maior tesouro que alguém pode ter e por sua causa, exclusivamente, os vasos simples ganham valor, porque dentro de nós está o criador do universo, que, aliás também é nosso Senhor!

Deus habita em nós e nos ama. Por causa do amor do Todo-Poderoso Criador e de sua misericórdia é que temos valor, não como uma tentativa de saciar nossos anseios de um jeito sem fundamento mas porque a pessoa que rege o universo diz isso a nosso respeito; e ninguém pode negar a palavra de Deus.

E sabe o que ele também diz? Que seremos libertos deste corpo pecador! Seremos revestidos de glória e imortalidade, o pecado será eliminado e seu amor resplandecerá em nós para sempre!

Nosso valor não está em nós, mas no Deus que nós habita. Que a luz dele brilhe em tua vida! Ele nos ama apesar de nossas falhas e quer, em nossa vida, transmitir o seu brilho!

Você é capaz por causa do Deus quem ti habita, e ainda que teus planos não se concretizem, certamente Deus realizará o que prometeu: moraremos com ele e viveremos livres do pecado e próximos por toda a eternidade!

Não seja como eu.Onde histórias criam vida. Descubra agora