JEREMIAS 42.1-6: "Então chegaram todos os príncipes dos exércitos, e Joanã, filho de Careá, e Jezanias, filho de Hosaías, e todo o povo, desde o menor até ao maior;
E disseram a Jeremias, o profeta: Caia, agora, a nossa súplica diante de ti, e roga por nós ao Senhor, teu Deus, por todo este resto; porque de muitos restamos uns poucos, como veem os teus olhos;
Para que o Senhor, teu Deus, nos ensine o caminho por onde havemos de andar e aquilo que havemos de fazer.
E Disse-lhe Jeremias, o profeta: Eu vos ouvi; eis que o orarei ao Senhor, vosso Deus, conforme as vossas palavras; e seja o que for que o Senhor vos responder, eu vo-lo declararei; não vos ocultarei nada.
Então, eles disseram a Jeremias: Seja o Senhor entre nós testemunha da verdade e fidelidade, se não fizermos conforme toda a palavra com que te enviar a nós o Senhor, teu Deus.
Seja ela boa ou seja má, à voz do Senhor, nosso Deus, a quem te enviamos, obedeceremos, para que nos suceda bem, obedecendo à voz do Senhor, nosso Deus.O povo de Israel tinha sido dizimado, invadido e saqueado pela Babilônia em consequência de seu pecado e por não ter dado ouvidos aos profetas do Senhor que lhes alertavam sobre isso.
Diante daquele cenário caótico, eles finalmente perceberam seus erros e compreenderam que estavam distantes da vontade de Deus e dEle mesmo, portanto, como Jesus ainda não tinha vindo ao mundo para perdoar nossos pecados pagando por eles na cruz sem nenhuma intervenção nossa e nos dando livre acesso ao Pai, o povo israelita foi falar com Jeremias, o profeta.
Profetas eram pessoas santas, cheias do Espírito de Deus, escolhidas e guiadas pelo Senhor para anunciar a vontade dEle ao povo. Jeremias era um destes.
Algo que chama a atenção é a fidelidade do povo de Deus depois de receberem as consequências de seus pecados; é como se seus olhos fossem abertos para entender que agiram errado diante do Deus Altíssimo, a quem prometeram louvar, engrandecer e buscar, além de unicamente adorar. O povo parecia compreender que precisava de Deus, buscando a reaproximação com Ele através do profeta.
Jeremias foi fiel a Deus e a seu povo, dizendo as palavras de Senhor sem esconder nenhuma. A resposta chegou depois de alguns dias de espera e foi anunciada, porém o povo não estava mais como antes. Eles estavam chateados, indispostos a cumprir a promessa feita pouco tempo atrás. Quando Jeremias contou que o povo não deveria ir ao Egito, algo que não lhes agradou, trataram de acusá-lo de mentiroso e disseram que suas palavras não vieram de Deus.
Isso nos revela um fato curioso: os israelitas viram a necessidade que tinham de Deus e no mesmo instante quiseram buscá-lo intensamente, só que, na verdade, eles se apoiaram em Deus baseando-se no que Ele poderia fazer que lhes agradasse. Eles não entenderam que eram humanos e pecadores limitados como qualquer um de nós, mas preferiram confiar em si mesmos (apesar de verem que tal ato não traziam bons frutos) no lugar de depositar sua confiança no bondoso, sublime e Todo-Poderoso Senhor, capaz de lhes salvar.
E sabe o que aconteceu depois? Eles não se deram bem ao decidir que deveriam desobedecer às ordens do Senhor faladas através de Jeremias, fizeram o que achavam que tinha de ser feito, não o que Deus quis, pois a nossa limitação nos faz criar a vida sobre um terreno alicerçado de ilusões.
Portanto, aprendemos com Israel: Confiar em Deus e obedecer às suas ordens é sempre o melhor, porque Ele nos ama e sua vontade é boa, perfeita e agradável.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Não seja como eu.
Non-FictionEstamos juntos neste mundo hostil, sendo constantemente atingidos por críticas e, muitas vezes, vãs filosofias. Quero por meio deste te mostrar que Deus tem planos grandes e incríveis para você, apesar de tantas dificuldades que surgem; confie! Junt...