FILIPENSES 4.10-20: "Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade.
Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.
Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez;
tudo posso naquele que me fortalece.
Todavia, fizestes bem, associando-vos na minha tribulação.
E sabeis também vós, ó filipenses, que, no início do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja se associou comigo no tocante a dar e receber, senão unicamente vós outros;
porque até para Tessalônica mandastes não somente uma vez, mas duas, o bastante para as minhas necessidades.
Não que eu procure o donativo, mas o que realmente me interessa é o fruto que aumente o vosso crédito.
Recebi tudo e tenho abundância; estou suprido, desde que Epafrodito me passou às mãos o que me veio de vossa parte como aroma suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus.
E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.
Ora, a nosso Deus e Pai seja a glória pelos séculos dos séculos. Amém!"A carta aos filipenses foi escrita pelo apóstolo Paulo quando este estava preso e é conhecida como "carta da alegria" (isso mesmo! Ele estava preso e escreveu a carta da alegria). Já falamos sobre ela outras vezes, mas hoje, em especial, quero ressaltar três pontos principais: um versículo mal compreendido, a dedicação de Paulo em seu ministério e o cuidado com o próximo.
É bem provável que você já tenha escutado ou visto o versículo que serve de título para este texto sendo utilizado para insinuar qu, com Cristo, aquele de onde vem todas as nossas forças, podemos conseguir as nossas bençãos, nossas conquistas. Não que isso não seja verdade. Sem Cristo, de fato, não temos capacidade de fazer nada. Entretanto, analisando o contexto de filipenses e, em especial, deste versículo, podemos perceber que o apóstolo Paulo não está se referindo a essa força para ganhar um emprego ou, pelo nome de Jesus, comprar um carro! "Ah! Porque Cristo me fortalece, eu posso ficar rico!" Definitivamente, este não é o sentido.
Paulo confiava que suas forças vinham de Deus, por isso, ele poderia enfrentar qualquer tribulação. Analisando o contexto, nós percebemos que Paulo estava apto a atravessar qualquer dificuldade, ele aprendeu a depositar a sua confiança em Deus, não nas situações, sabendo que não importa quão complicado pareça, Deus vai suprir todas as suas necessidades.
A abnegação de Paulo nos leva a refletir: buscamos a Deus para que ele sacie as nossas vontades ou nos entregamos para viver a dele? Às vezes realmente tratamos Deus como nossa marionete, um ser Todo-Poderoso que tem como objetivo de vida realizar os nossos desejos, mascarando isso sob uma falsa devoção, onde achamos que temos fé nele, contudo essa fé só existe quando tudo vai muito bem.
Meu querer é que sejamos como Paulo: dedicados a Cristo e à sua obra, confiando que, com ele, podemos enfrentar cada desafio em nossa vida para honrá-lo; seja fome ou aflição, saiba que em Cristo és muito mais que campeão.
Algo muito admirável também percebido na carta aos filipenses é o cuidado que os irmãos tinham com Paulo. Não só quando ele estava na prisão, mas mesmo quando todos o esqueciam e abandonavam.
Este é um ensinamento bíblico que devemos aplicar em nossas vidas, afinal, cuidar do próximo é uma demonstração do amor que Cristo tem por nós e o qual refletimos às pessoas. A Bíblia ensina que devemos lembrar dos nosso irmãos que estão presos como se estivéssemos com eles, que devemos orar e buscar ajudar aqueles que largaram tudo para viver o Evangelho e anunciá-lo ao mundo.
Então, você me pergunta: "Como eu vou ajudar os missionários?". Ora, há diversas possibilidades: doação para organizações missionárias (vários itens podem ser doados par ajudar a obra do senhor. Uma pesquisa mais profunda ajuda a destinar melhor o que você pode fazer para auxiliar), sua participação no campo missionário e ainda a oração!
Nós menosprezando muito o poder da oração, mas a própria Bíblia diz que ela é poderosa quando feita por um justo, portanto, em suas orações, não esqueça dos irmãos que, assim como Paulo, estão passando por aflições por seguir a Jesus, o Senhor.
Em Mateus 25, Jesus fala sobre o grande julgamento (leia com mais calma depois), alertando acerca da importância de ajudar ao próximo com as seguintes palavras: "Em verdade lhes digo que, sempre que o fizeram a um destes meus pequeninos irmãos, foi a mim que fizeram." Ajudar ao próximo é uma ação nobre pois é assim que demonstramos amor ao nosso grande Pai, e era isso o que os filipenses estavam fazendo.
Portanto, devemos, assim como Paulo, reconhecer que nossas forças estão em Deus, não só em momentos bons, mas também nos ruins. Devemos estar dispostos a nos negar por Cristo, sabendo que maior é o que Ele tem pra nós do que qualquer tesouro do mundo. Também precisamos ajudar ao próximo amando uns aos outros como os filipenses fizeram e entendendo que é assim que se espalha o amor que o nosso Criador nos oferece.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Não seja como eu.
Não FicçãoEstamos juntos neste mundo hostil, sendo constantemente atingidos por críticas e, muitas vezes, vãs filosofias. Quero por meio deste te mostrar que Deus tem planos grandes e incríveis para você, apesar de tantas dificuldades que surgem; confie! Junt...