GÊNESIS 39.21-23: "O SENHOR, porém, estava com José, foi bondoso com ele e fez com que encontrasse favor aos olhos do carceireiro.
Este confiou às mãos de José todos os presos que estavam no cárcere. E José fazia tudo o que devia fazer ali.
O carceireiro não se preocupava com nada do que tinha sido entregue às mãos de José, porque o SENHOR estava com ele, e tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava."
Eis aqui outra história famosa da Bíblia, em que um jovem pastor de ovelhas, filho preferido de seu pai, sofre dos ciúmes de seus irmãos e, a partir daí, vivencia diversas experiências sobre o poder de Deus e sua soberania.
José é o seu nome. Sua história se inicia quando sua mãe, Raquel, o amor de seu pai, o tem. José era o filho mais novo (até então) e também o mais querido por seu pai Jacó, que lhe dê de presente uma colorida túnica provocadora da inveja de seus irmãos.
Assim como muitos de nós, José era sonhador (em ambos os sentidos da palavra). Seus sonhos o exaltavam sobre seus irmãos e, com as demonstrações de amor do seu pai sendo muito direcionadas a José, fez com que todos os outros filhos de Jacó se irassem contra o caçula.
Na oportunidade que encontraram, os irmãos para o José dentro de uma cisterna vazia, tiraram-lhe a túnica e, posteriormente, venderam um filho amado como escravo.
Contudo, Deus estava com José.
Já no Egito (terra aonde foi comercializado), José virou escravo na casa de um homem importante, chamado Potifar. Lá ele foi seu melhor empregado, eleito a mordomo e tudo lhe foi entregue na casa de Potifar. Fazendo isso, o dono da casa não tinha mais nenhuma preocupação, porque José exercia muito bem o seu trabalho, apesar de circunstâncias. Longe de sua família, amigos e de sua antiga rotina, José prosseguiu honrando o nome do senhor com seus atos ao fazer o melhor para seu senhor na Terra como se fosse ao próprio Deus.
Porém, mesmo com todo o zelo que o José possuía algo lhe aconteceu. Sua formosura atraiu o olhar da mulher de Potifar, a única que o dono de José tinha proibido. A mulher perseguiu o rapaz, desejando deitar-se com ele, mas o moço fugia sempre, querendo honrar a Deus e ao seu dono. Infelizmente, certo dia apenas ela e José se encontravam na casa e a mulher o agarrou, tirando-lhe a parte de cima da roupa. José correu, entretanto, logo uma mentira se espalhou: foi dito que o escravo hebreu tentou violentar sua senhora. José foi preso injustamente.
Contudo, Deus estava com José.
Na prisão, José manteve o caráter íntegro, chamando a atenção do carcereiro. Este o elegeu para cuidar do cárcere e José foi zeloso em sua função. José também revelou corretamente o significado dos sonhos de dois presos e foi grandemente usado pelo Senhor.
Perceba que Deus estava com José e isso não o privou de passar por aflições, contudo, nos momentos em que José poderia muito bem se irar e blasfemar contra o Senhor, ele preferiu ser fiel a Deus e agir como alguém que teme ao Senhor. Isto é um exemplo para nós, para que mesmo em meio a situações adversas que não iríamos querer passar nossa missão é a de brilhar a luz de Cristo e amá-lo. Fazendo isso nossas atitudes levam surpresa até os que mais poderiam nos odiar. Ora, agir com gratidão, fé, alegria e perseverança em tempos de crise, por exemplo, é chocante para os que nos assistem. Muitos esperam lágrimas e aflição, mas poucos esperam louvor a Deus e confiança de que ele está provendo tudo o que necessitamos.
José louvava a Deus com seus atos e isso nós também devemos fazer, e Deus, que está conosco, fará prosperar as obras de nossas mãos pela sua grande misericórdia e seu infinito amor.
E tem outra coisa! Você sabe como termina a história de José? Isso mesmo? Ele vira governador do Egito após interpretar o sonho de faraó com a recomendação de um dos presos, do qual ele revelou o significado do sonho José ver um homem sábio. E cada uma dessas experiências pelas quais passou acrescentaram muito a sua vida: ser mordomo na casa de Potifar e administrar o cárcere, interpretar os sonhos na prisão; todos esses eventos lhe capacitaram para sua missão de livrar de fome o povo egípcio e o seu.
O que venho dizer é: tudo está sobre o maravilhoso controle de Deus. O que você está passando é para se preparar para o que ele deseja para ti, e são coisas muito boas. No lugar de reclamar e se rebelar contra Deus, aja como José, louve, exalte e seja fiel ao SENHOR, pois isso vale a pena, irmão.
E não se esqueça: Deus está com você!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Não seja como eu.
Non-FictionEstamos juntos neste mundo hostil, sendo constantemente atingidos por críticas e, muitas vezes, vãs filosofias. Quero por meio deste te mostrar que Deus tem planos grandes e incríveis para você, apesar de tantas dificuldades que surgem; confie! Junt...